A psicologia é uma ciência que foca em estudar o ser humano. Para ela compreender a complexidade da mente e dos comportamentos das pessoas, existem diversas linhas psicológicas, chamadas de abordagens.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma dessas abordagens psicoterapêuticas. Ela foi criada em 1960 pelo psiquiatra Aaron Beck o qual seguia a Psicanálise. Para que esta fosse aceita pela comunidade médica, Beck, fez vários experimentos, porém isso fez com que ele descobrisse uma explicação diferente daqueles conceitos psicanalíticos que ele estava tentando provar. Isso, o levou a criar uma forma de psicoterapia chamada de Terapia Cognitiva, hoje, conhecida como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
A ideia principal da TCC é que a maneira como você pensa influencia diretamente nas suas emoções e no seu comportamento. Ou seja, a forma de interpretar uma situação é mais importante que a situação em si. As pessoas têm diferentes formas de enxergar uma mesma situação.
Os pensamentos que os indivíduos possuem diante de um fato podem ser realistas ou disfuncionais. A TCC se dedica a identificar e corrigir os pensamentos distorcidos, pois, eles são comuns a todos os transtornos psicológicos.
    A TCC compreende que o ser humano possui pensamentos automáticos, crenças intermediárias e crenças centrais. Os quais se referem a:

•    Pensamentos automáticos: mais fáceis de serem identificados, são espontâneos, repetitivos e não deliberados.
•    Crenças intermediárias: são pressupostos ou regras que regem a vida da pessoa.
•    Crenças centrais ou nucleares: mais difíceis de serem acessadas, por serem muito profundas. São absolutistas, rígidas e negativas.
Essa abordagem busca também verificar a tríade cognitiva, ou seja, a visão que a pessoa tem se si, do mundo e do futuro, quando for negativa, visa-se uma reestruturação cognitiva dessa visão.

Quais as principais características dessa abordagem?

1.    Ela caracteriza-se por ser uma linha mais breve, objetiva e focada em metas. O foco principal é no presente, o aqui-agora, nas questões que geram sofrimento hoje na vida do cliente.

2.    É educativa, a psicoeducação é feita a todo momento em relação a queixa do cliente, ao modelo cognitivo e a aplicação deste no caso dele.

3.    Estabelece planos de ações mais conhecidos como tarefas de casa para que o sujeito aplique o conteúdo da terapia para além dela, desenvolvendo ou praticando alguma habilidade trabalhada na sessão.

4.    As sessões são estruturadas, normalmente, iniciam com a verificação do humor, agenda, relato sobre a semana ou o tópico que o paciente trouxer, estabelecimento do plano de ação e feedback.

5.    Formula uma conceitualização do caso: um instrumento rico, o qual sintetiza as principais informações do paciente e permite visualizar a forma com que suas crenças foram criadas, como são mantidas no presente, as metas terapêuticas, os pontos fortes dele e o plano de tratamento.

6.    Terapeuta e paciente possuem um papel ativo no processo, os quais firmam uma aliança terapêutica para o alcance dos objetivos de terapia.

7.    Possui uma gama de técnicas cognitivas e comportamentais que ajudam o cliente a modificar pensamentos e comportamentos prejudiciais. Além, de auxiliá-lo na resolução de problemas e no alcance de objetivos de vida traçados em terapia.

Quais são seus principais benefícios?

•    O tratamento e os resultados com a TCC são mais rápidos comparada às terapias tradicionais.
•    O cliente pode aplicar aquilo que ele aprendeu sobre o modelo cognitivo em qualquer queixa psicológica, podendo ser seu autoterapeuta.
•    Ela é profunda e auxilia a pessoa a enxergar a si, aos outros e ao mundo de forma mais realista.
•    A TCC é considerada padrão ouro para o tratamento de diferentes transtornos mentais.
•    É a abordagem mais testada nas pesquisas científicas as quais comprovam a sua eficácia.

•    É a favorita para indicação de profissionais da saúde que se baseiam em evidências científicas.
•    As técnicas da TCC podem ser aplicadas nas diferentes demandas do terapeuta e paciente.

Há muito a ser dito sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental, mas por enquanto, o essencial é lembrar que ela se baseia na premissa de que nossos pensamentos podem estar distorcidos, portanto, quando você notar que seu humor se alterou, por exemplo, sentindo raiva, tristeza ou desânimo questione-se: o que está passando pela minha cabeça e, além disso, pergunte-se, será que isso é 100% verdadeiro? Assim, você estará mais próximo de aprender a modificar seus pensamentos, bom, mas sobre isso, fica para uma próxima conversa!

Gostou deste texto? Deixe seu comentário aqui embaixo, se você é psicólogo e quer conhecer mais sobre os nossos cursos de TCC clique aqui (ou envie um e-mail para contato@cetcc.com.br, ou ligue para  (11) 2609-8222 | (11) 2609-4697)