NEUROPSICOLOGIA Reposição de Aula
- Carga Horária 4 horas
- Módulos1
- Duração 1 mês
Descrição
Para quem precisa repor aula dos Cursos Presencial e Online ao Vivo
Tabela de Investimento:
Valores até: | Transferência PIX | Cartão de Crédito |
---|---|---|
31/12/2024 | 1 x 100,00 | 1 x 100,00 |
Valores até: | Transferência PIX | Cartão de Crédito |
Coordenador(a):
Turma(s):
Descrição Turma
Professores
Módulos
Introdução às Neurociências – Neurogênese e Neuroplasticidade
Ciência
e Sociedade
Um
pouco de história
Novas
tecnologias
O
cérebro e as habilidades
As
diferenças sob uma ótica evolutiva
Atividades
especializadas
Neuroplasticidade
Neurogênese
Mecanismos
externos que regulam a Neurogênese
Bases genéticas das Neurociências
Neurodesenvolvimento
Professores
Módulos
História, fundamentos e atualidades em Neuropsicologia
O
cérebro
Entendendo
a Neurociência
Passeio
pela história
Neuropsicologia
Relação
mente e cérebro
Neuropsicologia
e 2ª Guerra Mundial
Perspectiva
sistêmica-sociocultural
Teoria
do Sistema Funcional
Três
principais abordagens em Neuropsicologia
Especialidade
da Psicologia
Áreas
de Atuação da Neuropsicologia
Atuação
junto aos Transtornos Mentais
Neuropsicologia
e Inovações tecnológicas
Neuropsicologia
e aprendizagem
Neuropsicologia Forense
Neuropsicologia e envelhecimento
Professores
Módulos
Neuroanatomia Funcional Básica para o Neuropsicólogo
Sistema
Nervoso
Critérios
de Classificação
Visão
Geral SNC
Aspectos
Funcionais
Ventrículos
do Cérebro
Meninges
Nervos
Cranianos
Reflexos
Integrados do Tronco
Nervos
Espinhais
Sistema
Reticular ascendente
Hipotálamo
Tálamo
Núcleo
da Base
Fibras de Associação Intra-Hemisféricas
Sistema Límbico
Professores
Módulos
Neurofisiologia para Neuropsicólogos
Citologia e Histologia – Arquitetura do SN
Neurônios
Sinapse
Classificação Morfológica dos Neurônios
Células da Glia
Neurofisiologia
Potencial de Ação
Canais Iônicos
Canais dependentes da Voltagem
Propagação do Potencial de Ação
Dois tipos de condução
Sinapse Elétrica
Sinapse Química
Neurotransmissores
Fibras de associação Inter-hemisféricas
Vias de Associação Inter-hemisféricas
Receptores e Fibras de Associação específicas
Sistemas monoaminérgicos
Receptores e Fibras de Associação específicas
Módulos
Neurodesenvolvimento
Biologia do Neurodesenvolvimento
Córtex Cerebral
Camadas Corticais – Isocórtex
“Circuitaria” cerebral
Neurodesenvolvimento atípico
Transtornos Mentais e Neurodesenvolvimento (ND)
Desenvolvimento e Etiologia dos Transtornos Mentais
Esquizofrenia
Sinais e Sintomas
Curso natural da Esquizofrenia
Evidências de Alterações no Neurodesenvolvimento
Outras implicações para psiquiatria
Conclusões e Perspectivas
Professores
Módulos
Desenvolvimento Cognitivo
Sistema
Nervoso
Lobos
do Telencéfalo e Sulcos Principais
Organização
dos inputs e outputs neuronais
Fibras
de Associação Intra-hemisféricas
Neurodesenvolvimento
e Desenvolvimento Cognitivo
Cognição
Áreas
do cérebro destinadas a processamentos específicos
Como
funciona o cérebro?
Diferença
entre os gêneros
Memória
Categorias
de memória
Como
fazemos as memórias?
Consolidação
de memória
Esquecimento
Plasticidade
Professores
Módulos
Introdução à Neurogenética
A
célula eucariótica
O
que é genética?
Gene
Genótipo
Fenótipo
Cromossomo
Genes
Alelos
Homozigose
Heterozigose
Dominância
Recessividade
Neuroaprendizagem
e Transtornos do aprender
Do
DNA ao GEN
O
que é genoma?
Bases
genéticas das Neurociências
Distúrbios Neurogenéticos
Síndromes Neurogenéticas
Módulos
Avaliação Neuropsicológica – Objetivos e aplicabilidade
Avaliação
neuropsicológica: as fases da vida
Técnicas
de Avaliação e Modelos de Atuação
Atuação
Profissional
Clínica
Pesquisa
Hospitalar
Judicial
A
Anamnese
Contato
com outros Profissionais
A
Procuração pela avaliação
Anamnese
O
avaliador
A
queixa
Histórico
Especificidades
Testes
O
Processo Avaliativo
O laudo
Devolutiva
Módulos
Avaliação Neuropsicológica – Bases de Psicometria e Estatística.
Passos para o diagnóstico neuropsicológico
Fundamentos da Psicometria
Psicometria
Normatização
Modelo Nomotético
Modelo Idiográfico
Fundamentos da Estatística
Estatística na saúde
População e Amostra
Estatística Descritiva
Descrição de Um conjunto de dados
Frequência Absoluta e relativa
Moda
Média
Mediana
Quartis
Percentis
Medidas de variabilidade
Nos artigos e testes
O Erro Padrão
Erro Amostral
Intervalo de confiança
IC para média
Quando não sabemos sobre a distribuição
Fórmulas para cálculo de Z Score
Professores
Módulos
Neuropsicologia da Inteligência
Módulos
Inteligência – Instrumentos e Testes
Escala
Wechsler de Inteligência para crianças (WISC – IV)
WISC-IV
Utilização
e Aplicação
Orientações
Gerais
Materiais
Substituição
por Subteste Suplementar
Testes
Aplicados em Múltiplas Sessões
Itens
de Entrada, Sequência Inversa e Interrupções
Itens
de Qualificação
Itens
para Treino e Instruções
Inquéritos,
Frases de Auxílio e Repetições de Itens
Procedimentos
de Aplicação
Cubos
Semelhanças
Dígitos
Conceitos
Figurativos
Códigos
Vocabulário
Sequência
de Números e Letras
Raciocínio
Matricial
Compreensão
Procurar
Símbolos
Completar
figuras
Cancelamento
Informação
Aritmética
Raciocínio com Palavras
Módulos
Inteligência – Instrumentos e Testes
Escala
Wechsler de Inteligência para crianças (WISC – IV)
WISC-IV
Utilização
e Aplicação
Orientações
Gerais
Materiais
Substituição
por Subteste Suplementar
Testes
Aplicados em Múltiplas Sessões
Itens
de Entrada, Sequência Inversa e Interrupções
Itens
de Qualificação
Itens
para Treino e Instruções
Inquéritos,
Frases de Auxílio e Repetições de Itens
Procedimentos
de Aplicação
Cubos
Semelhanças
Dígitos
Conceitos
Figurativos
Códigos
Vocabulário
Sequência
de Números e Letras
Raciocínio
Matricial
Compreensão
Procurar
Símbolos
Completar
figuras
Cancelamento
Informação
Aritmética
Raciocínio com Palavras
Professores
Módulos
Neuropsicologia da Aprendizagem
O
que é aprendizagem?
Como
o cérebro aprende?
Anatomia
da Aprendizagem
Aprendizagem
Fatores
Neurobiológicos
Fatores
Psicoemocionais
Fatores
Sócio-Culturais
Aprendizagem
Normal
Consolidação
da Aprendizagem
Dificuldades
ou Transtornos de Aprendizagem
Mau
desempenho escolar
Fatores
Intrínsecos e extrínsecos
Dificuldade
ou Distúrbio de Aprendizagem?
Distúrbio/Transtorno
de Aprendizagem
Distúrbio
X Dificuldade
Tipos
de Transtornos
Transtorno
Específico de Aprendizagem
Transtornos
específicos do desenvolvimento das habilidades escolares
Dislexia
Discalculia
Bases
Neuropsicológicas
Disortografia
Disgrafia
Entendendo
os Transtornos de Aprendizagem
Comorbidades
Avaliação Interdisciplinar
Transtorno de aprendizagem não verbal
Professores
Módulos
Memória e Aprendizagem – Instrumentos e Testes
Teste
Audio Verbal de Rey (RAVLT)
Medidas
de avaliação
Índices
de Aprendizagem
Interferências
Tabelas
normativas
Teste
de Retenção Visual de Benton (BVRT)
Figuras
Complexas de Rey
Interpretação testes de memória
Avaliação da Memória
Professores
Módulos
Neuropsicologia das Funções Executivas
Atenção
Conectividade
Funcional
Atenção
sustentada
Atenção
alternada
Alternada
X Dividida
Atenção
Seletiva
Concentração
Processos
Controlados e Não-Controlados
Evolução
do conceito
Principais
domínios cognitivos – Funções Executivas
Memória
Operacional
Abstração
Flexibilidade
Mental
Raciocínio
Planejamento
Disfunções
relacionadas
Tomada
de Decisão
Controle
Inibitório
Inferência
Funções Executivas
Professores
Módulos
Funções Executivas – Instrumentos e Testes
Teste
dos Cinco Dígitos – FDT
Hayling
Sentence Completion Test
TEIC
Overview
Funções executivas
Testes
e Instrumentos para avaliação das Funções Executivas
Módulos
Atenção – Instrumentos e Testes
Introdução
Descrevendo
os Escores
Sistema
Wechsler de Classificação
Sistema
Pearson/Vetor
Sistema
Wechsler
Sistema
da Coleção Capovilla
Sistema
por Média e DP
Fórmulas
para cálculo de Z Score
Testes
Atencionais – WAIS III e WISC IV
Código
Procurar
símbolos
Cancelamento
estruturado e não estruturado
Tabela
de percentis – Escalas Weschler
Síntese
Aplicação
Avaliação
Desempenho
de Concentração
Objetos-Alvo
Processados
Porcentagem
de Erros
Perfil
de Concentração
Gráfico:
Estilo de trabalho
Teste
AC- Atenção Concentrada
BAP-Bateria
Psicológica de Atenção
Atenção
Geral
Teste
de Atenção Dividida/ Teste de Atenção Alternada
Teste
das Trilhas Coloridas
Medida
de Interferência
Atenção
Focada
Teste
de Atenção Visual-TAVIS4
Interpretação dos resultados
Controle inibitório: Stroop Color Test
Módulos
Neuropsicologia da Atenção
Atenção
Histórico
& Conceito
Modelos
Clínicos e Tipos de Atenção
Conceito
Desvios
da Atenção
Atenção
Sustentada ou vigilância
Atenção
Dividida
Atenção
Alternada
Atenção
e Memória Operacional
Instrumentos
de Avaliação
Teste de Trilhas A e B
Teste de Trilhas pré escolares
Módulos
Atenção – Instrumentos e Testes
Introdução
Descrevendo
os Escores
Sistema
Wechsler de Classificação
Sistema
Pearson/Vetor
Sistema
Wechsler
Sistema
da Coleção Capovilla
Sistema
por Média e DP
Fórmulas
para cálculo de Z Score
Testes
Atencionais – WAIS III e WISC IV
Código
Procurar
símbolos
Cancelamento
estruturado e não estruturado
Tabela
de percentis – Escalas Weschler
Síntese
Aplicação
Avaliação
Desempenho
de Concentração
Objetos-Alvo
Processados
Porcentagem
de Erros
Perfil
de Concentração
Gráfico:
Estilo de trabalho
Teste
AC- Atenção Concentrada
BAP-Bateria
Psicológica de Atenção
Atenção
Geral
Teste
de Atenção Dividida/ Teste de Atenção Alternada
Teste
das Trilhas Coloridas
Medida
de Interferência
Atenção
Focada
Teste
de Atenção Visual-TAVIS4
Interpretação dos resultados
Controle inibitório: Stroop Color Test
Módulos
Neuropsicologia e Linguagem
Linguagem
Neuroanatomia da Linguagem
Principais Marcos do desenvolvimento da Linguagem
Alterações Primárias de maior ocorrência
Atraso Simples e Linguagem
Transtorno Fonológico
Gagueira
Diagnósticos mais comuns
Transtorno da Comunicação
Transtorno da Linguagem
Capacidade Expressiva x receptiva
Fatores de Risco e Prognóstico
Diagnóstico Diferencial
Transtorno do Espectro Autista
Transtorno Específico da Aprendizagem
Instrumentos de Avaliação
Bayley
IDADI
WNV Escala Wechsler Não Verbal de Inteligência
Teste de Habilidades e Conhecimento PréAlfabetização – THCP
Consciência Fonológica
Relação entre Consciência Fonológica x Aquisição da Leitura e Escrita
CONFIAS – Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial
Fluência Verbal
Fluência Semântica
Modelo de Memória Operacional
Afasias
Token Test Reduzido
TENA – Teste de Nomeação Automática
Nomeação Automática Rápida
Boston Naming
Teste Infantil de Nomeação
Percepção da Leitura e da Fala
Bases Neurobiológicas
Logográfico
Alfabética
Ortográfico
Funções Cognitivas
Teste de Desempenho Escolar II
Provas de Avaliação dos Processos de Leitura- PROLEC
Avaliação da Compreensão de leitura textual
Módulos
Linguagem – Instrumentos e Testes
Linguagem
Neuroanatomia da Linguagem
Principais Marcos do desenvolvimento da Linguagem
Alterações Primárias de maior ocorrência
Atraso Simples e Linguagem
Transtorno Fonológico
Gagueira
Diagnósticos mais comuns
Transtorno da Comunicação
Transtorno da Linguagem
Capacidade Expressiva x receptiva
Fatores de Risco e Prognóstico
Diagnóstico Diferencial
Transtorno do Espectro Autista
Transtorno Específico da Aprendizagem
Instrumentos de Avaliação
Bayley
IDADI
WNV Escala Wechsler Não Verbal de Inteligência
Teste de Habilidades e Conhecimento PréAlfabetização – THCP
Consciência Fonológica
Relação entre Consciência Fonológica x Aquisição da Leitura e Escrita
CONFIAS – Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial
Fluência Verbal
Fluência Semântica
Modelo de Memória Operacional
Afasias
Token Test Reduzido
TENA – Teste de Nomeação Automática
Nomeação Automática Rápida
Boston Naming
Teste Infantil de Nomeação
Percepção da Leitura e da Fala
Bases Neurobiológicas
Logográfico
Alfabética
Ortográfico
Funções Cognitivas
Teste de Desempenho Escolar II
Provas de Avaliação dos Processos de Leitura- PROLEC
Avaliação da Compreensão de leitura textual
Professores
Módulos
Neuropsicologia da Memória
Definição
Taxonomia
da Memória
Desenvolvimento
da Memória
Memória
de Curto Prazo
Considerações
Clínicas
Memória
operacional
Quadros
associados a Memória Operacional
Lesão
Axonal Difusa (DAI)
Codificação
Armazenamento
Evocação
Instrumentos
para Avaliação Clínica
Avaliação
da Memória de Curto Prazo/Operacional
Dígitos
OD
Dígitos
WISC IV / WAIS III
Dígitos
OI
Sequência
Número e Letras
Blocos
de Corsi
Memória
Explícita ou Declarativa
Declarativa
Episódica
Memória
Episódica: correlatos funcionais
Quadros
associados à alteração da memória episódica
Amnésia:
alteração de memória episódica
Declarativa
Semântica
Quadros
associados à alteração da memória semântica
Memória
Implícita
Memória
de Procedimento
Quadros
associados à alteração da Memória de Procedimento
Memória Sensorial
Memória Prospectiva
Professores
Módulos
Memória - Instrumentos e Testes
Professores
Módulos
Atividades práticas de testes (exercício preparatório)
TENA-
Teste de Nomeação Automática
Avaliação
de leitura de palavra e pseudopalavras isoladas
Avaliação
da Compreensão de leitura textual
CPM
RAVEN - Matrizes Progressivas Coloridas de Raven
APM
- Matrizes progressivas avançadas de Raven
Rastreio
não restrito em Neuropsicologia (Adultos e idosos)
Teste
de Hayling
Tarefa
de Fluência Verbal de Verbos
Teste
de Nomeação e de Reconhecimento Visual
Bateria de Avaliação da Linguagem no Envelhecimento (BALE)
Avaliando compreensão em adultos através de Provérbios
Professores
Módulos
O Relatório Neuropsicológico
Linguagem
do Laudo
Escrita
adequada
Estrutura
Identificação
Descrição
da demanda
Dados
relevantes de anamnese
Procedimento
Observação
e Comentários
Análise
(Resultados)
Síntese
e conclusão
Informação
facultativa
Referências
bibliográficas
Prazo de validade dos conteúdos dos documentos
Entrevista devolutiva
Módulos
Avaliação da Cognição Social
Oque é Cognição Social / Teoria da Mente?
Os Domínios da cognição social
Processamento (ou percepção) de emoções
Teoria da Mente
Viés ou estilo de atribuição
NEPSY II Subtestes de Percepção Social
Tarefas Qualitativas de Avaliação Cognição Social
Bateria de Tarefas de Teoria da Mente
Escala de Responsividade Social – SRS2
Tradução Portuguesa (Potugal) do Reading the Mind With the eyes test – Versão Criança
Coeficiente de Empatia e sistematização para Crianças – (EQ-SQ-C)
Cambridge Mind Reading (CAM) Face-Voice Battery
Módulos
Neuropsicologia e Comportamentos Antissociais
Psicologia
Jurídica
Etapas
Estudo
de caso: Área Cívil
Principais
demandas: Idosos
Principais
demandas: Adultos
Principais
demandas: Adolescentes
Principais
demandas: Crianças
Síndrome
de Munchausen
Psicopatologia
– na infância
Psicopatologia:
Comportamento Antissocial
Transtorno
da Personalidade Antissocial – Psicopatia
Transtorno
da Personalidade Antissocial
James
Fallon
E
como se avalia?
Sobre
correlações anatomo-clínicas e genéticas
Correlatos
neuroanatômicos
A
escala mundialmente usada
Validação
para o Brasil
Neuropsicologia
e Psiquiatria
Depressão
– principais alterações neuropsicológicas
Ansiedade
– principais alterações neuropsicológicas
Bipolar
– principais alterações neuropsicológicas
Transtornos de Personalidade – principais alterações neuropsicológicas
Esquizofrenia– principais alterações neuropsicológicas
Professores
Módulos
Neuropsicologia e Transtornos do Neurodesenvolvimento
Biologia
do Neurodesenvolvimento
Neurodesenvolvimento
Sistema
Nervoso
Neuroimagem
intra-útero
Neurodesenvolvimento
atípico
Transtornos
do Neurodesenvolvimento
CID
11
Deficiência
Intelectual
A
inteligência e suas alterações
Transtornos
de Comunicação
A
linguagem e suas alterações
Transtornos
do espectro autista
Outros
Transtornos do neurodesenvolvimento
TDAH
TDAH e as Bases Biológicas
Professores
Módulos
Avaliação Testes Memória, Atenção e Funções Executivas
Memória
Papel
e Lápis
Cubos
de Corsi
Figura
Complexa de Taylor
Span
de Dígitos
Avaliação
de NeuroPp
Atenção
Stroop
Color Test
BPA
(Bateria Psicológica de Atenção)
Funções
executivas
Torres
de Londres
Token Test
FAM Animais, Frutas e Roupas
Professores
Módulos
Avaliação Psicomotora em avaliação neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica
Desenvolvimento motor
Função Motora
Desenvolvimento Psicomotor
Como está o desenvolvimento motor das crianças na atualidade?
O que é psicomotricidade?
Psicomotricidade
Psicomotricidade fina
Como avaliar a Área Motora
Base teórica
A evolução da psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor (Wallon)
As três unidades funcionais do cérebro (Luria)
Primeira unidade funcional
Segunda unidade funcional
Terceira unidade funcional
Relação entre Aprendizagem, Psicomotricidade e as Neurociências
Motricidade Grossa
Motricidade fina
Equilíbrio
Esquema corporal
Organização espacial
Organização temporal
Lateralidade
Educação psicomotora
Psicomotricidade dos Transtornos
Protocolo de observação psicomotora
Transtorno específico do desenvolvimento motor
Transtorno psicomotor
Bases da Avaliação Psicomotora
Observação Psicomotora breve
Avaliação Motora
Definição de termos referentes à avaliação motora
Motricidade Global
Esquema Corporal
Lateralidade
Quociente Motor Geral
Idade Motora Geral
Perfil Motor
Avaliação Disgrafia e Disortografia
Professores
Módulos
Neuropsicologia e Psicofarmacologia
Sinapses
Sinapse
química
Neurotransmissores
Vias
e Receptores Específicos
Aspectos
gerais
Saúde
em geral x Saúde mental
Conceitos
básicos em farmacologia
Escolha
da medicação
Diagnóstico
– histórico
Uma
nova proposta de referencial diagnóstico?
Fases
de desenvolvimento do RDoC
TDAH
Critério
de diagnóstico
Bases
Biológicas do TDAH
Atuação
do Metilfenidato
Principais
Fármacos
Ansiolíticos
Drogas
ansiolíticas
Estágios
do sono
Antidepressivos
Depressão
Antipsicóticos
Histórico
Características
dos Antipsicóticos
Mecanismo
de ação
Vias
dopaminérgicas
Antipsicóticos
atípicos
Efeitos
colaterais devido ao bloqueio D2
Efeitos
colaterais extrapiramidais
Outras
psicopatologias tratadas com antipsicóticos
Antipsicóticos
atípicos
Estabilizadores
do Humor
Transtorno afetivo bipolar
Anticonvulsivantes
Professores
Módulos
Neuropsicologia e Psicofarmacologia
Sinapses
Sinapse
química
Neurotransmissores
Vias
e Receptores Específicos
Aspectos
gerais
Saúde
em geral x Saúde mental
Conceitos
básicos em farmacologia
Escolha
da medicação
Diagnóstico
– histórico
Uma
nova proposta de referencial diagnóstico?
Fases
de desenvolvimento do RDoC
TDAH
Critério
de diagnóstico
Bases
Biológicas do TDAH
Atuação
do Metilfenidato
Principais
Fármacos
Ansiolíticos
Drogas
ansiolíticas
Estágios
do sono
Antidepressivos
Depressão
Antipsicóticos
Histórico
Características
dos Antipsicóticos
Mecanismo
de ação
Vias
dopaminérgicas
Antipsicóticos
atípicos
Efeitos
colaterais devido ao bloqueio D2
Efeitos
colaterais extrapiramidais
Outras
psicopatologias tratadas com antipsicóticos
Antipsicóticos
atípicos
Estabilizadores
do Humor
Transtorno afetivo bipolar
Anticonvulsivantes