Curso de Pós-graduação em NEUROPSICOLOGIA 25
Especialização Lato Sensu - Turma Híbrida- Carga Horária 360 horas
- Reconhecido MEC e CFP
- Módulos63
- Duração 18 meses
Descrição
A Neuropsicologia é uma área do conhecimento que agrega objetos da psicologia e das neurociências. O objetivo na Neuropsicologia é investigar o funcionamento cerebral, e a correlação desse funcionamento com os comportamentos, emoções, e outras habilidades cognitivas. O Neuropsicólogo é o profissional indicado para esse trabalho que acontece em duas vias: a avaliação neuropsicológica e a reabilitação/habilitação neuropsicológica.
- Desenvolver o raciocínio clínico para que possa inferir hipóteses sobre os achados em avaliação;
- Conhecer a anatomia e fisiologia cerebral, bem como as funções cognitivas e as estratégias de avaliação possíveis;
- Conhecer os transtornos e condições que influenciam sobre o funcionamento cognitivo;
- Conhecimento dos testes utilizados para avaliação, bem como a aplicação, correção e interpretação dos mesmos;
- Ser capaz de realizar a avaliação neuropsicológica desde a anamnese, escolha dos instrumentos apropriados, conduta, produção de relatório, e devolutiva.
Público alvo: Psicólogos graduados, inscritos junto ao CRP ou graduandos no último ano (só poderão realizar a prática de avaliação supervisionada após a inscrição junto ao CRP).
Métodos de avaliação
Avaliação Teórica: As avaliações teóricas são realizadas de forma online, disponibilizadas na área do aluno, com periodicidade de acordo com o cronograma do curso. A média estabelecida pelo CETCC é de 5,0 pontos. Caso o aluno não obtenha a média estabelecida, poderá realizar avaliação de recuperação.
Estudo: O Núcleo de Neuropsicologia oferece monitoria aos alunos para que possam estudar e corrigir material da atividade prática supervisionada fora do horário de aula.
Corpo Docente formado por médicos e neuropsicólogos, com mestrado ou doutorado, profissionais atuantes junto a Universidades, principalmente Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Universidade de são Paulo (USP) e universidade presbiteriana Mackenzie.
Para as aulas práticas de teste, o CETCC disponibilizará material físico a ser entregue aos alunos. Alunos que moram fora da cidade podem solicitar o envio do material mediante pagamento de frete;
Para as aulas práticas de teste, é conveniente a presença em sala de aula, uma vez que a manipulação dos materiais (testes) é uma importante ferramenta de ensino/aprendizagem em Neuropsicologia.
As supervisões poderão ocorrer presencialmente ou on-line, conforme preferência e disponibilidade do aluno.
Vantagens do Curso
-
Acesso à conteúdos extras como: modelos práticos de avaliação e aplicações clínicas, formulários e anamneses, entre outros
-
AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)
Aulas em vídeo sobre assuntos de relevância na Psicologia ou na abordagem cognitivo-comportamental, disponibilizadas na Plataforma Online para acesso programado.
-
Certificado de PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU reconhecido pelo MEC
-
Corpo Docente composto por profissionais de comprovada experiência acadêmica e profissional
Nossos cursos são ministrados por profissionais da área de Psicologia, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia, com robusta formação acadêmica e destaque no mercado de trabalho.
-
Credenciamento CETCC
O CETCC é um Polo Universitário da FAAEC - Faculdade Ágora – Administração, Educação e Cultura, administrado pela AT Consultoria Educacional – CNPJ 22.541.424/0001-04. A FAAEC foi credenciada pela Portaria do MEC nº 561, de 09/05/2008 publicada no D.O.U. em 12/05/2008.
Mais informações acesse o link www.faculdadeagora.com
-
DESCONTO PARA INSCRIÇÕES ANTECIPADAS 30%
Na fase "Pagamento" Aplique o Cupom de Desconto aluno30Desconto válido até o final deste mês
-
Difundir o conhecimento e aprofundar-se nas mais modernas técnicas de abordagens psicoterapêuticas através de grupos de estudos, cursos, e debates.
-
Material didático digital
Todo o material didático apresentado e utilizado nas aulas fica disponível para download em nossa plataforma online, na ÁREA DO ALUNO.
-
Metodologia FLEX
Os alunos podem assistir as aulas de forma Presencial no auditório CETCC, ou remotamente nos dias em que são ministradas. Também podem assistir posteriormente pois as aulas são gravadas e disponibilizadas por 30 dias na Área do Aluno, sem qualquer custo adicional.
-
NÃO COBRAMOS TAXA DE MATRÍCULA
-
O CETCC possui importantes certificados de credenciamento na área de psicologia
-
Poder iniciar ou atualizar seus conhecimentos na área da psicologia em uma instituição renomada em todo o país
-
Solicite MAIS INFORMAÇÕES
Telefones de contato: (11) 2574-4209
WhatsApp 11 99675-0933Email cetcc@cetcc.com.br
Tabela de Investimento:
Valores até: | Transferência PIX | Cartão de Crédito | PIX Parcelado | Boleto Bancário |
---|---|---|---|---|
31/12/2024 | 1 x 15.960,00 | 18 x 1.041,60 24 x 904,00 | 18 x 999,00 24 x 871,00 | 18 x 999,00 24 x 871,00 |
Valores até: | Transferência PIX | Cartão de Crédito | PIX Parcelado | Boleto Bancário |
Coordenador(a):
Turma(s):
- Início do Curso31/07/2024
- Final do Curso 03/12/2025
- Todas as(os) Quarta-feira
- Das 18:00 às 22:00
Descrição Turma
Nesta turma NE4242H, os alunos podem assistir as aulas de forma Presencial no auditório CETCC, ou remotamente nos dias em que são ministradas. Também podem assistir posteriormente pois as aulas são gravadas e disponibilizadas por 30 dias na Área do Aluno, sem qualquer custo adicional.
Período das aulas Presenciais: SEMANAL, Quartas-feiras, das 18h as 22h
Módulos
Apresentação do Curso de Neuropsicologia / História e Fundamentos
Neurodesenvolvimento
Biologia do Neurodesenvolvimento
Córtex Cerebral
Camadas Corticais – Isocórtex
“Circuitaria” cerebral
Neurodesenvolvimento atípico
Transtornos Mentais e Neurodesenvolvimento (ND)
Desenvolvimento e Etiologia dos Transtornos Mentais
Esquizofrenia
Sinais e Sintomas
Curso natural da Esquizofrenia
Evidências de Alterações no Neurodesenvolvimento
Outras implicações para psiquiatria
Conclusões e Perspectivas
Neuroanatomia Funcional Básica para o Neuropsicólogo
Sistema
Nervoso
Critérios
de Classificação
Visão
Geral SNC
Aspectos
Funcionais
Ventrículos
do Cérebro
Meninges
Nervos
Cranianos
Reflexos
Integrados do Tronco
Nervos
Espinhais
Sistema
Reticular ascendente
Hipotálamo
Tálamo
Núcleo
da Base
Fibras de Associação Intra-Hemisféricas
Sistema Límbico
Neurofisiologia para Neuropsicólogos
Citologia e Histologia – Arquitetura do SN
Neurônios
Sinapse
Classificação Morfológica dos Neurônios
Células da Glia
Neurofisiologia
Potencial de Ação
Canais Iônicos
Canais dependentes da Voltagem
Propagação do Potencial de Ação
Dois tipos de condução
Sinapse Elétrica
Sinapse Química
Neurotransmissores
Fibras de associação Inter-hemisféricas
Vias de Associação Inter-hemisféricas
Receptores e Fibras de Associação específicas
Sistemas monoaminérgicos
Receptores e Fibras de Associação específicas
Introdução às Neurociências – Neurogênese e Neuroplasticidade
Ciência
e Sociedade
Um
pouco de história
Novas
tecnologias
O
cérebro e as habilidades
As
diferenças sob uma ótica evolutiva
Atividades
especializadas
Neuroplasticidade
Neurogênese
Mecanismos
externos que regulam a Neurogênese
Bases genéticas das Neurociências
Neurodesenvolvimento
Neuropsicologia e Neurocirurgia
Introdução à Neurogenética
A
célula eucariótica
O
que é genética?
Gene
Genótipo
Fenótipo
Cromossomo
Genes
Alelos
Homozigose
Heterozigose
Dominância
Recessividade
Neuroaprendizagem
e Transtornos do aprender
Do
DNA ao GEN
O
que é genoma?
Bases
genéticas das Neurociências
Distúrbios Neurogenéticos
Síndromes Neurogenéticas
Avaliação Neuropsicológica - Objetivos e Aplicabilidade
Psicometria e Estatística Aplicados à Avaliação Neuropsicológica
Ética em Neuropsicologia
Desenvolvimento Cognitivo
Sistema
Nervoso
Lobos
do Telencéfalo e Sulcos Principais
Organização
dos inputs e outputs neuronais
Fibras
de Associação Intra-hemisféricas
Neurodesenvolvimento
e Desenvolvimento Cognitivo
Cognição
Áreas
do cérebro destinadas a processamentos específicos
Como
funciona o cérebro?
Diferença
entre os gêneros
Memória
Categorias
de memória
Como
fazemos as memórias?
Consolidação
de memória
Esquecimento
Plasticidade
Neuropsicologia da Inteligência
Escalas Wescher
Neuropsicologia da Atenção e Funções Executivas
Atenção – Instrumentos e Testes
Introdução
Descrevendo
os Escores
Sistema
Wechsler de Classificação
Sistema
Pearson/Vetor
Sistema
Wechsler
Sistema
da Coleção Capovilla
Sistema
por Média e DP
Fórmulas
para cálculo de Z Score
Testes
Atencionais – WAIS III e WISC IV
Código
Procurar
símbolos
Cancelamento
estruturado e não estruturado
Tabela
de percentis – Escalas Weschler
Síntese
Aplicação
Avaliação
Desempenho
de Concentração
Objetos-Alvo
Processados
Porcentagem
de Erros
Perfil
de Concentração
Gráfico:
Estilo de trabalho
Teste
AC- Atenção Concentrada
BAP-Bateria
Psicológica de Atenção
Atenção
Geral
Teste
de Atenção Dividida/ Teste de Atenção Alternada
Teste
das Trilhas Coloridas
Medida
de Interferência
Atenção
Focada
Teste
de Atenção Visual-TAVIS4
Interpretação dos resultados
Controle inibitório: Stroop Color Test
Funções Executivas – Instrumentos e Testes
Teste
dos Cinco Dígitos – FDT
Hayling
Sentence Completion Test
TEIC
Overview
Funções executivas
Testes
e Instrumentos para avaliação das Funções Executivas
Funções Executivas – Instrumentos e Testes
Teste
dos Cinco Dígitos – FDT
Hayling
Sentence Completion Test
TEIC
Overview
Funções executivas
Testes
e Instrumentos para avaliação das Funções Executivas
Praxia, Agnosia e Déficit Perceptivo
Neuropsicologia da Aprendizagem
O
que é aprendizagem?
Como
o cérebro aprende?
Anatomia
da Aprendizagem
Aprendizagem
Fatores
Neurobiológicos
Fatores
Psicoemocionais
Fatores
Sócio-Culturais
Aprendizagem
Normal
Consolidação
da Aprendizagem
Dificuldades
ou Transtornos de Aprendizagem
Mau
desempenho escolar
Fatores
Intrínsecos e extrínsecos
Dificuldade
ou Distúrbio de Aprendizagem?
Distúrbio/Transtorno
de Aprendizagem
Distúrbio
X Dificuldade
Tipos
de Transtornos
Transtorno
Específico de Aprendizagem
Transtornos
específicos do desenvolvimento das habilidades escolares
Dislexia
Discalculia
Bases
Neuropsicológicas
Disortografia
Disgrafia
Entendendo
os Transtornos de Aprendizagem
Comorbidades
Avaliação Interdisciplinar
Transtorno de aprendizagem não verbal
Aprendizagem - Instrumentos e Testes.
Aprendizagem - Instrumentos e Testes
Revisão de aulas, conceitos e orientações
Encontro com Coordenadores e docentes para uma primeira revisão das aulas, matérias, conceitos até então elaborados, assim como orientações futuras sobre o Curso.
Neuropsicologia da Memória
Definição
Taxonomia
da Memória
Desenvolvimento
da Memória
Memória
de Curto Prazo
Considerações
Clínicas
Memória
operacional
Quadros
associados a Memória Operacional
Lesão
Axonal Difusa (DAI)
Codificação
Armazenamento
Evocação
Instrumentos
para Avaliação Clínica
Avaliação
da Memória de Curto Prazo/Operacional
Dígitos
OD
Dígitos
WISC IV / WAIS III
Dígitos
OI
Sequência
Número e Letras
Blocos
de Corsi
Memória
Explícita ou Declarativa
Declarativa
Episódica
Memória
Episódica: correlatos funcionais
Quadros
associados à alteração da memória episódica
Amnésia:
alteração de memória episódica
Declarativa
Semântica
Quadros
associados à alteração da memória semântica
Memória
Implícita
Memória
de Procedimento
Quadros
associados à alteração da Memória de Procedimento
Memória Sensorial
Memória Prospectiva
Memória - Instrumentos e Testes
Neuropsicologia e Linguagem
Linguagem
Neuroanatomia da Linguagem
Principais Marcos do desenvolvimento da Linguagem
Alterações Primárias de maior ocorrência
Atraso Simples e Linguagem
Transtorno Fonológico
Gagueira
Diagnósticos mais comuns
Transtorno da Comunicação
Transtorno da Linguagem
Capacidade Expressiva x receptiva
Fatores de Risco e Prognóstico
Diagnóstico Diferencial
Transtorno do Espectro Autista
Transtorno Específico da Aprendizagem
Instrumentos de Avaliação
Bayley
IDADI
WNV Escala Wechsler Não Verbal de Inteligência
Teste de Habilidades e Conhecimento PréAlfabetização – THCP
Consciência Fonológica
Relação entre Consciência Fonológica x Aquisição da Leitura e Escrita
CONFIAS – Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial
Fluência Verbal
Fluência Semântica
Modelo de Memória Operacional
Afasias
Token Test Reduzido
TENA – Teste de Nomeação Automática
Nomeação Automática Rápida
Boston Naming
Teste Infantil de Nomeação
Percepção da Leitura e da Fala
Bases Neurobiológicas
Logográfico
Alfabética
Ortográfico
Funções Cognitivas
Teste de Desempenho Escolar II
Provas de Avaliação dos Processos de Leitura- PROLEC
Avaliação da Compreensão de leitura textual
Linguagem Instrumentos e Testes
Atividades práticas de testes (exercício preparatório)
TENA-
Teste de Nomeação Automática
Avaliação
de leitura de palavra e pseudopalavras isoladas
Avaliação
da Compreensão de leitura textual
CPM
RAVEN - Matrizes Progressivas Coloridas de Raven
APM
- Matrizes progressivas avançadas de Raven
Rastreio
não restrito em Neuropsicologia (Adultos e idosos)
Teste
de Hayling
Tarefa
de Fluência Verbal de Verbos
Teste
de Nomeação e de Reconhecimento Visual
Bateria de Avaliação da Linguagem no Envelhecimento (BALE)
Avaliando compreensão em adultos através de Provérbios
Atividades práticas de testes (exercício preparatório)
TENA-
Teste de Nomeação Automática
Avaliação
de leitura de palavra e pseudopalavras isoladas
Avaliação
da Compreensão de leitura textual
CPM
RAVEN - Matrizes Progressivas Coloridas de Raven
APM
- Matrizes progressivas avançadas de Raven
Rastreio
não restrito em Neuropsicologia (Adultos e idosos)
Teste
de Hayling
Tarefa
de Fluência Verbal de Verbos
Teste
de Nomeação e de Reconhecimento Visual
Bateria de Avaliação da Linguagem no Envelhecimento (BALE)
Avaliando compreensão em adultos através de Provérbios
Avaliação da Cognição Social
Oque é Cognição Social / Teoria da Mente?
Os Domínios da cognição social
Processamento (ou percepção) de emoções
Teoria da Mente
Viés ou estilo de atribuição
NEPSY II Subtestes de Percepção Social
Tarefas Qualitativas de Avaliação Cognição Social
Bateria de Tarefas de Teoria da Mente
Escala de Responsividade Social – SRS2
Tradução Portuguesa (Potugal) do Reading the Mind With the eyes test – Versão Criança
Coeficiente de Empatia e sistematização para Crianças – (EQ-SQ-C)
Cambridge Mind Reading (CAM) Face-Voice Battery
Avaliação da Cognição Social
Oque é Cognição Social / Teoria da Mente?
Os Domínios da cognição social
Processamento (ou percepção) de emoções
Teoria da Mente
Viés ou estilo de atribuição
NEPSY II Subtestes de Percepção Social
Tarefas Qualitativas de Avaliação Cognição Social
Bateria de Tarefas de Teoria da Mente
Escala de Responsividade Social – SRS2
Tradução Portuguesa (Potugal) do Reading the Mind With the eyes test – Versão Criança
Coeficiente de Empatia e sistematização para Crianças – (EQ-SQ-C)
Cambridge Mind Reading (CAM) Face-Voice Battery
Avaliação em Pré-Escolares
Objetivos
da Avaliação Neuropsicológica em Idade Pré Escolar
Desenvolvimento
Infantil
Formação
do Sistema Nervoso Central
Formação
Sináptica
Princípios
básicos do Neurodesenvolvimento
Transtornos
do neurodesenvolvimento
Sinais
do Desenvolvimento Patológico
Atraso
no DNPM
Primeiros
Sinais de Alteração – 1⁰ ano
Primeiros
Sinais de Alteração – 2⁰ e 3 ⁰ ano
Primeiros
Sinais de Alteração – 03 aos 06 anos
Transtornos
do neurodesenvolvimento
Queixas
comuns em Neuropsicologia Infantil
Tópicos
Relevantes para Anamnese
História
do desenvolvimento e condições médicas
APGAR
Condições
pré-natais: durante a gravidez
Condições
perinatais: primeiros dias de vida
Condições
pós-natais: primeiro ano de vida
Condições
pós-natais: marcos desenvolvimentais iniciais
Desenvolvimento
Motor
Desenvolvimento
da Fala
Entrevista
com os pais: preocupações sobre a criança
Instrumentos
para avaliação do Desenvolvimento Infantil
Escala
Bayley de Desenvolvimento Infantil
Escala
Cognitiva
Comunicação
Receptiva
Comunicação
Expressiva
Motor
Refinado
Motor
Amplo
Escala
Socioemocional
Escala
do Comportamento Adaptativo
Escala
Weschler Não Verbal de Inteligência
Raciocínio
Matricial
Códigos
Armar
Objetos
Reconhecimento
Span
Visuoespacial
Arranjo
de Figuras
Interpretação
dos resultados
SON
– R
O
Que Avalia?
Descrição
dos subtestes
Testes
de raciocínio e testes espaciais
Instruções
gerais de aplicação
Montagem
Instruções
verbais e não-verbais
Pontuação
Recusa
Mosaicos
Parte I
Mosaicos
Parte II
Categorias
Parte I
Categorias
Parte II
Situações
Parte I
Situações
Parte II
Padrões
Parte I
Padrões
Parte II
Correção
computadorizada
Perfil
Sensorial
Versões
Finalidade
Questões
Pontuação
Sistema
de Classificação
Conceitos
teóricos
Estrutura
do Processamento Sensorial de Dunn
Padrões
de Processamento
Teste
de Triagem do Desenvolvimento de Denver
A Escala de Maturidade Mental Colúmbia (CMMS)
PROTEA-R Sistema de Avaliação da Suspeita de Transtorno do Espectro Autista
Neuropsicologia e Comportamentos Antissociais
Psicologia
Jurídica
Etapas
Estudo
de caso: Área Cívil
Principais
demandas: Idosos
Principais
demandas: Adultos
Principais
demandas: Adolescentes
Principais
demandas: Crianças
Síndrome
de Munchausen
Psicopatologia
– na infância
Psicopatologia:
Comportamento Antissocial
Transtorno
da Personalidade Antissocial – Psicopatia
Transtorno
da Personalidade Antissocial
James
Fallon
E
como se avalia?
Sobre
correlações anatomo-clínicas e genéticas
Correlatos
neuroanatômicos
A
escala mundialmente usada
Validação
para o Brasil
Neuropsicologia
e Psiquiatria
Depressão
– principais alterações neuropsicológicas
Ansiedade
– principais alterações neuropsicológicas
Bipolar
– principais alterações neuropsicológicas
Transtornos de Personalidade – principais alterações neuropsicológicas
Esquizofrenia– principais alterações neuropsicológicas
Neuropsicologia e Comportamentos Antissociais
Psicologia
Jurídica
Etapas
Estudo
de caso: Área Cívil
Principais
demandas: Idosos
Principais
demandas: Adultos
Principais
demandas: Adolescentes
Principais
demandas: Crianças
Síndrome
de Munchausen
Psicopatologia
– na infância
Psicopatologia:
Comportamento Antissocial
Transtorno
da Personalidade Antissocial – Psicopatia
Transtorno
da Personalidade Antissocial
James
Fallon
E
como se avalia?
Sobre
correlações anatomo-clínicas e genéticas
Correlatos
neuroanatômicos
A
escala mundialmente usada
Validação
para o Brasil
Neuropsicologia
e Psiquiatria
Depressão
– principais alterações neuropsicológicas
Ansiedade
– principais alterações neuropsicológicas
Bipolar
– principais alterações neuropsicológicas
Transtornos de Personalidade – principais alterações neuropsicológicas
Esquizofrenia– principais alterações neuropsicológicas
Neuropsicologia e Transtornos do Neurodesenvolvimento
Biologia
do Neurodesenvolvimento
Neurodesenvolvimento
Sistema
Nervoso
Neuroimagem
intra-útero
Neurodesenvolvimento
atípico
Transtornos
do Neurodesenvolvimento
CID
11
Deficiência
Intelectual
A
inteligência e suas alterações
Transtornos
de Comunicação
A
linguagem e suas alterações
Transtornos
do espectro autista
Outros
Transtornos do neurodesenvolvimento
TDAH
TDAH e as Bases Biológicas
Neuropsicologia e Transtornos do Neurodesenvolvimento
Biologia
do Neurodesenvolvimento
Neurodesenvolvimento
Sistema
Nervoso
Neuroimagem
intra-útero
Neurodesenvolvimento
atípico
Transtornos
do Neurodesenvolvimento
CID
11
Deficiência
Intelectual
A
inteligência e suas alterações
Transtornos
de Comunicação
A
linguagem e suas alterações
Transtornos
do espectro autista
Outros
Transtornos do neurodesenvolvimento
TDAH
TDAH e as Bases Biológicas
Avaliação Psicomotora em avaliação neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica
Desenvolvimento motor
Função Motora
Desenvolvimento Psicomotor
Como está o desenvolvimento motor das crianças na atualidade?
O que é psicomotricidade?
Psicomotricidade
Psicomotricidade fina
Como avaliar a Área Motora
Base teórica
A evolução da psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor (Wallon)
As três unidades funcionais do cérebro (Luria)
Primeira unidade funcional
Segunda unidade funcional
Terceira unidade funcional
Relação entre Aprendizagem, Psicomotricidade e as Neurociências
Motricidade Grossa
Motricidade fina
Equilíbrio
Esquema corporal
Organização espacial
Organização temporal
Lateralidade
Educação psicomotora
Psicomotricidade dos Transtornos
Protocolo de observação psicomotora
Transtorno específico do desenvolvimento motor
Transtorno psicomotor
Bases da Avaliação Psicomotora
Observação Psicomotora breve
Avaliação Motora
Definição de termos referentes à avaliação motora
Motricidade Global
Esquema Corporal
Lateralidade
Quociente Motor Geral
Idade Motora Geral
Perfil Motor
Avaliação Disgrafia e Disortografia
Avaliação Psicomotora em avaliação neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica
Desenvolvimento motor
Função Motora
Desenvolvimento Psicomotor
Como está o desenvolvimento motor das crianças na atualidade?
O que é psicomotricidade?
Psicomotricidade
Psicomotricidade fina
Como avaliar a Área Motora
Base teórica
A evolução da psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor (Wallon)
As três unidades funcionais do cérebro (Luria)
Primeira unidade funcional
Segunda unidade funcional
Terceira unidade funcional
Relação entre Aprendizagem, Psicomotricidade e as Neurociências
Motricidade Grossa
Motricidade fina
Equilíbrio
Esquema corporal
Organização espacial
Organização temporal
Lateralidade
Educação psicomotora
Psicomotricidade dos Transtornos
Protocolo de observação psicomotora
Transtorno específico do desenvolvimento motor
Transtorno psicomotor
Bases da Avaliação Psicomotora
Observação Psicomotora breve
Avaliação Motora
Definição de termos referentes à avaliação motora
Motricidade Global
Esquema Corporal
Lateralidade
Quociente Motor Geral
Idade Motora Geral
Perfil Motor
Avaliação Disgrafia e Disortografia
Atividade Estágio Supervisionado
Praxia / Visuoconstrução / Deficit Perceptivo
Abordagens de Reabilitação em Neuropsicologia
Etapas
que antecedem a reabilitação neuropsicológica
Abordagens
nas Intervenções Neuropsicológicas
Reabilitação
Neuropsicológica
Reabilitação
Holística
Vigilantes
da Memória
Melhor
dos Mundos
Objetivos
da Reabilitação Neuropsicológica
Anamnese
da Reabilitação
Reserva
Cognitiva
Fatores
de Risco Potencialmente Modificáveis
Manutenção
de Fatores Ambientais
Estratégias
de Compensação
Início
da Reabilitação
Expectativas
da Família e do Paciente
Aspectos
Neurológicos e Comportamentais
Colaboração
Contrato
Obstáculos
da Reabilitação
Frustrações
do Terapeuta
Cuidados
com os Feedbacks
Metas
da Reabilitação
Formulação
e Gerenciamento de Metas
Estratégia
Permaneça nos Trilhos
Reabilitação
e TCC
Reabilitação
em Pacientes Psiquiátricos e Demenciais
Dificuldades
da Reabilitação Cognitiva na Doença Alzheimer
Envelhecimento
Saudável
Envelhecimento
Patológico
Prevenção
Psicoeducação
Cuidadores
Manejos
Comportamentais
Reabilitação
em Crianças com Deficiência Intelectual
Reabilitação
em Crianças na Síndrome de Down
Reabilitação
em Crianças com TEA
Orientação
Pariental – Adolescente
Psicoeducar
a Família
Atenção
Seletiva
Estratégias
para melhorar a Atenção Seletiva
Treino
de Orientação, autocontrole e função executiva
Estratégias
para melhorar a Atenção Alternada
Controle
Inibitório
Estratégia
para melhorar a Atenção Sustentada
Estratégia
para memorizar o que se lê
Função
Executiva
Estratégia
de Resolução de Problemas
Treino
de Memória Não-Declarativa
Saúde
Cerebral
Estratégia
de Controle Inibitório
Estratégia
de Compensação da Memória
Terapia
de Orientação para a Realidade
Método
de Redução de Pistas
Associação
Nome-Face
Evocação
Espaçada ou Expandida
Técnica
da Aprendizagem Espaçada + Aprendizagem sem erro
Técnica
da Memória Autobiográfica
Registro
do dia
Diário
de Leitura
Recursos
Mnemônicos
Aprendizagem
sem erro
Atenção
Plena
Escala
de Estratégias Compensatórias
Grupos de Estimulação
Sobrecarga de Informação Cognitiva
Neuropsicologia e Psicofarmacologia
Sinapses
Sinapse
química
Neurotransmissores
Vias
e Receptores Específicos
Aspectos
gerais
Saúde
em geral x Saúde mental
Conceitos
básicos em farmacologia
Escolha
da medicação
Diagnóstico
– histórico
Uma
nova proposta de referencial diagnóstico?
Fases
de desenvolvimento do RDoC
TDAH
Critério
de diagnóstico
Bases
Biológicas do TDAH
Atuação
do Metilfenidato
Principais
Fármacos
Ansiolíticos
Drogas
ansiolíticas
Estágios
do sono
Antidepressivos
Depressão
Antipsicóticos
Histórico
Características
dos Antipsicóticos
Mecanismo
de ação
Vias
dopaminérgicas
Antipsicóticos
atípicos
Efeitos
colaterais devido ao bloqueio D2
Efeitos
colaterais extrapiramidais
Outras
psicopatologias tratadas com antipsicóticos
Antipsicóticos
atípicos
Estabilizadores
do Humor
Transtorno afetivo bipolar
Anticonvulsivantes
Neuropsicologia e Psicofarmacologia
Sinapses
Sinapse
química
Neurotransmissores
Vias
e Receptores Específicos
Aspectos
gerais
Saúde
em geral x Saúde mental
Conceitos
básicos em farmacologia
Escolha
da medicação
Diagnóstico
– histórico
Uma
nova proposta de referencial diagnóstico?
Fases
de desenvolvimento do RDoC
TDAH
Critério
de diagnóstico
Bases
Biológicas do TDAH
Atuação
do Metilfenidato
Principais
Fármacos
Ansiolíticos
Drogas
ansiolíticas
Estágios
do sono
Antidepressivos
Depressão
Antipsicóticos
Histórico
Características
dos Antipsicóticos
Mecanismo
de ação
Vias
dopaminérgicas
Antipsicóticos
atípicos
Efeitos
colaterais devido ao bloqueio D2
Efeitos
colaterais extrapiramidais
Outras
psicopatologias tratadas com antipsicóticos
Antipsicóticos
atípicos
Estabilizadores
do Humor
Transtorno afetivo bipolar
Anticonvulsivantes
Rastreio Clínico – Testes e Inventários não restritos para Criança
Definição
de Avaliação Psicológica
SATEPSI
Déficit
ou Distorção Cognitiva
TDAH
Definição
e Sintomatologia
Neurobiologia
do TDAH
Critérios
Diagnósticos do TDAH
Comorbidade:
TDAH X TOD
Principais
Características do TDAH
SNAP
IV – Avaliando o TDAH
Escala
Melbourne de Tomada de Decisão
Depressão
Infantil
CDI
– Child Depression Inventory
Escala
Hamilton para depressão (HAM- D)
Ansiedade
Infantil
Neurobiologia
da Ansiedade Infantil
SCARED
Escala
Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC)
Escala
Hamilton de Ansiedade em Adultos
TOC
Sintomatologia
TOC
em crianças
Y-BOCS
Check-List
Transtorno
do Espectro Autista
Transtorno
Global do Neurodesenvolvimento
TEA:
Critérios diagnósticos do DSM – V
Perfil
Cognitivo TEA
Funções
executivas
Coerência
Central
Teoria
da Mente
Escala
de Traços Autísticos
CARS
M-CHAT
Protocolo
Governo de Santa Catarina
Intervenções no Autismo
Clínica Neuropsicológica
Rastreio Clínico – Testes e Inventários não restritos e Adultos
Definição de Avaliação Psicológica
SATEPSI
Déficit ou Distorção Cognitiva
TDAH
Definição e Sintomatologia
Neurobiologia do TDAH
Critérios Diagnósticos do TDAH
Comorbidade: TDAH X TOD
Principais Características do TDAH
SNAP IV – Avaliando o TDAH
Escala Melbourne de Tomada de Decisão
Depressão
CDI – Child Depression Inventory
Escala Hamilton para depressão (HAM- D)
Ansiedade
Neurobiologia da Ansiedade
SCARED
Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC)
Escala Hamilton de Ansiedade em Adultos
TOC
Sintomatologia
TOC em crianças
Y-BOCS Check-List
Transtorno do Espectro Autista
Transtorno Global do Neurodesenvolvimento
TEA: Critérios diagnósticos do DSM – V
Perfil Cognitivo TEA
Funções executivas
Coerência Central
Teoria da Mente
Escala de Traços Autísticos
CARS
M-CHAT
Protocolo Governo de Santa Catarina
Intervenções no Autismo
Clínica Neuropsicológica
Atividade Estágio Supervisionado
Envelhecimento normal e patológico (demências)
Envelhecimento
Normal
Envelhecimento
Populacional
Neurobiologia
do Envelhecimento Cerebral
Redução
do Volume Encefálico
Número
de Neurônios vs Idade
Mudanças
nas Espinhas Dentríticas
Mudanças
na Densidade Sináptica
Envelhecimento
e as Funções Cognitivas
Atenção
e Memória Operacional
Memória
Funções
Executivas
Linguagem
Habilidades
Visuoespaciais e Visuoconstrutivas
Fatores
que modulam o Envelhecimento Cerebral
Avaliação
Cognitiva
Neuroanatomia
da cognição
Áreas
Corticais
Redes
Neurais
Principais
Síndromes Cognitivas
Correlação
Anátomo-clínica
Comprometimento
Cognitivo Leve
Envelhecimento
e Memória
Epidemiologia
Características
Clínicas
Critérios
DSM-V
Biomarcadores
Tratamento
do CCL
Queixa
Subjetiva de Memória
Escala
de Depressão Geriátrica
Demências
Conceito e Classificações
Transtorno
Cognitivo Maior (DSM-V - 2013)
Demência
(NIAAA-2011)
Avaliação
Clínica
Avaliação
Cognitiva Breve
Classificação
Demências
Reversíveis
Clinical
Dementia Rating
Fase
Leve (CDR-1)
Fase
Moderada (CDR-2)
Fase
Grave (CDR-3)
Investigação
Doença
de Alzheimer
Critérios
Diagnósticos NIAAA
Critérios
Neurobiológicos NIAAA
Demência
Vascular
Escore
de Hachinski
Degeneração
Lobar Frontotemporal
Demência com Corpos de Lewy
Outras Demências
Atividade Estágio Supervisionado
Avaliação da Personalidade no Contexto Neuropsicológico
Personalidade
Como
se adoece a personalidade?
Como
se explica cognitivamente um Transtorno de Personalidade?
Como
se diagnostica um Transtorno de Personalidade
A
importância de estudar Transtorno da Personalidade Boderline
Definição
de Transtorno da Personalidade Boderline
TPB
pela TCD – Desregulação Emocional
TPB
pela TCD – Ambientes Invalidantes
Transtornos
de Personalidade do Cluster B Os Histriônicos
Transtornos
de Personalidade do Cluster B Os Antissociais
Instrumentos
de Avaliação do Domínio da Personalidade
Teoria
do MCGFP
BFP
– Aplicação
Apuração
da BFP
Interpretação
da BFP
Interpretação
N1 – Vulnerabilidade
Interpretação
– Extroversão
Interpretação
E2 – Altivez
Interpretação
– Socialização
Interpretação
S1 – Amabilidade
Interpretação
– Realização
Interpretação
R1 – Competência
Interpretação
– Abertura
Interpretação
A3 - Busca por Novidades
Inventário fatorial de personalidade II (IFP)
Teste de Apercepção temática (TAT)
Avaliação da Personalidade no Contexto Neuropsicológico
Personalidade
Como
se adoece a personalidade?
Como
se explica cognitivamente um Transtorno de Personalidade?
Como
se diagnostica um Transtorno de Personalidade
A
importância de estudar Transtorno da Personalidade Boderline
Definição
de Transtorno da Personalidade Boderline
TPB
pela TCD – Desregulação Emocional
TPB
pela TCD – Ambientes Invalidantes
Transtornos
de Personalidade do Cluster B Os Histriônicos
Transtornos
de Personalidade do Cluster B Os Antissociais
Instrumentos
de Avaliação do Domínio da Personalidade
Teoria
do MCGFP
BFP
– Aplicação
Apuração
da BFP
Interpretação
da BFP
Interpretação
N1 – Vulnerabilidade
Interpretação
– Extroversão
Interpretação
E2 – Altivez
Interpretação
– Socialização
Interpretação
S1 – Amabilidade
Interpretação
– Realização
Interpretação
R1 – Competência
Interpretação
– Abertura
Interpretação
A3 - Busca por Novidades
Inventário fatorial de personalidade II (IFP)
Teste de Apercepção temática (TAT)
Prática de testes (WNV / Vineland)
Escala de Comportamento Adaptativo Vineland
Comportamento Adaptativo
Quando Avaliar o Comportamento Adaptativo
Domínios Opcionais
Formas de Minimizar a Imprecisão
Formulário de Entrevistas X Formulários de Pais/Cuidadores
Preparando-se para a Aplicação
Pontos de Inicio e Regras de Base e Teto
Aplicando formulários de entrevista
Aplicando o comportamento mau adaptado
Regras de Base e Teto para formulários extensivos de entrevista
Aplicando os formulários de pais/cuidadores ou o formulário de professores
Revisando formulário completo
Itens Estimados
Calculando Escores
Correção de formulários por Níveis Domínio
Comparação entre formulários
Vineland como auxílio diagnóstico
Prática de testes (Nepsy II)
WISC IV + Parâmetros Estatísticos.
Atividade Estágio Supervisionado
Atividade Estágio Supervisionado
Avaliação em Pré-Escolares
Objetivos
da Avaliação Neuropsicológica em Idade Pré Escolar
Desenvolvimento
Infantil
Formação
do Sistema Nervoso Central
Formação
Sináptica
Princípios
básicos do Neurodesenvolvimento
Transtornos
do neurodesenvolvimento
Sinais
do Desenvolvimento Patológico
Atraso
no DNPM
Primeiros
Sinais de Alteração – 1⁰ ano
Primeiros
Sinais de Alteração – 2⁰ e 3 ⁰ ano
Primeiros
Sinais de Alteração – 03 aos 06 anos
Transtornos
do neurodesenvolvimento
Queixas
comuns em Neuropsicologia Infantil
Tópicos
Relevantes para Anamnese
História
do desenvolvimento e condições médicas
APGAR
Condições
pré-natais: durante a gravidez
Condições
perinatais: primeiros dias de vida
Condições
pós-natais: primeiro ano de vida
Condições
pós-natais: marcos desenvolvimentais iniciais
Desenvolvimento
Motor
Desenvolvimento
da Fala
Entrevista
com os pais: preocupações sobre a criança
Instrumentos
para avaliação do Desenvolvimento Infantil
Escala
Bayley de Desenvolvimento Infantil
Escala
Cognitiva
Comunicação
Receptiva
Comunicação
Expressiva
Motor
Refinado
Motor
Amplo
Escala
Socioemocional
Escala
do Comportamento Adaptativo
Escala
Weschler Não Verbal de Inteligência
Raciocínio
Matricial
Códigos
Armar
Objetos
Reconhecimento
Span
Visuoespacial
Arranjo
de Figuras
Interpretação
dos resultados
SON
– R
O
Que Avalia?
Descrição
dos subtestes
Testes
de raciocínio e testes espaciais
Instruções
gerais de aplicação
Montagem
Instruções
verbais e não-verbais
Pontuação
Recusa
Mosaicos
Parte I
Mosaicos
Parte II
Categorias
Parte I
Categorias
Parte II
Situações
Parte I
Situações
Parte II
Padrões
Parte I
Padrões
Parte II
Correção
computadorizada
Perfil
Sensorial
Versões
Finalidade
Questões
Pontuação
Sistema
de Classificação
Conceitos
teóricos
Estrutura
do Processamento Sensorial de Dunn
Padrões
de Processamento
Teste
de Triagem do Desenvolvimento de Denver
A Escala de Maturidade Mental Colúmbia (CMMS)
PROTEA-R Sistema de Avaliação da Suspeita de Transtorno do Espectro Autista
Envelhecimento normal e patológico (demências)
Envelhecimento
Normal
Envelhecimento
Populacional
Neurobiologia
do Envelhecimento Cerebral
Redução
do Volume Encefálico
Número
de Neurônios vs Idade
Mudanças
nas Espinhas Dentríticas
Mudanças
na Densidade Sináptica
Envelhecimento
e as Funções Cognitivas
Atenção
e Memória Operacional
Memória
Funções
Executivas
Linguagem
Habilidades
Visuoespaciais e Visuoconstrutivas
Fatores
que modulam o Envelhecimento Cerebral
Avaliação
Cognitiva
Neuroanatomia
da cognição
Áreas
Corticais
Redes
Neurais
Principais
Síndromes Cognitivas
Correlação
Anátomo-clínica
Comprometimento
Cognitivo Leve
Envelhecimento
e Memória
Epidemiologia
Características
Clínicas
Critérios
DSM-V
Biomarcadores
Tratamento
do CCL
Queixa
Subjetiva de Memória
Escala
de Depressão Geriátrica
Demências
Conceito e Classificações
Transtorno
Cognitivo Maior (DSM-V - 2013)
Demência
(NIAAA-2011)
Avaliação
Clínica
Avaliação
Cognitiva Breve
Classificação
Demências
Reversíveis
Clinical
Dementia Rating
Fase
Leve (CDR-1)
Fase
Moderada (CDR-2)
Fase
Grave (CDR-3)
Investigação
Doença
de Alzheimer
Critérios
Diagnósticos NIAAA
Critérios
Neurobiológicos NIAAA
Demência
Vascular
Escore
de Hachinski
Degeneração
Lobar Frontotemporal
Demência com Corpos de Lewy
Outras Demências
Atividade Estágio Supervisionado
Encerramento do Curso e Entrega de Certificados (PRESENCIAL)
- Início do Curso12/03/2025
- Final do Curso 08/07/2026
- Todas as(os) Quartas-feiras
- Das 18:00 às 22:00
Descrição Turma
Nesta turma Híbrida, os alunos podem assistir as aulas de forma Presencial no auditório CETCC, ou remotamente nos dias em que são ministradas. Também podem assistir posteriormente pois as aulas são gravadas e disponibilizadas por 30 dias na Área do Aluno, sem qualquer custo adicional.
Período das aulas Presenciais ou Online : SEMANAL, Quartas-feiras, das 18h as 22h
Módulos
Apresentação do Curso de Neuropsicologia / História e Fundamentos
Neurodesenvolvimento
Biologia do Neurodesenvolvimento
Córtex Cerebral
Camadas Corticais – Isocórtex
“Circuitaria” cerebral
Neurodesenvolvimento atípico
Transtornos Mentais e Neurodesenvolvimento (ND)
Desenvolvimento e Etiologia dos Transtornos Mentais
Esquizofrenia
Sinais e Sintomas
Curso natural da Esquizofrenia
Evidências de Alterações no Neurodesenvolvimento
Outras implicações para psiquiatria
Conclusões e Perspectivas
Neuroanatomia Funcional Básica para o Neuropsicólogo
Neuroanatomia e Neurofisiologia para Neuropsicólogos
Citologia
e Histologia – Arquitetura do SN
Neurônios
Sinapse
Classificação
Morfológica dos Neurônios
Células
da Glia
Neurofisiologia
Potencial
de Ação
Canais
Iônicos
Canais
dependentes da Voltagem
Propagação
do Potencial de Ação
Dois
tipos de condução
Sinapse
Elétrica
Sinapse
Química
Neurotransmissores
Fibras
de associação Inter-hemisféricas
Vias
de Associação Inter-hemisféricas
Receptores
e Fibras de Associação específicas
Sistemas monoaminérgicos
Receptores e Fibras de Associação específicas
Introdução às Neurociências – Neurogênese e Neuroplasticidade
Ciência
e Sociedade
Um
pouco de história
Novas
tecnologias
O
cérebro e as habilidades
As
diferenças sob uma ótica evolutiva
Atividades
especializadas
Neuroplasticidade
Neurogênese
Mecanismos
externos que regulam a Neurogênese
Bases genéticas das Neurociências
Neurodesenvolvimento
Neuropsicologia e Neurocirurgia
Introdução à Neurogenética
A
célula eucariótica
O
que é genética?
Gene
Genótipo
Fenótipo
Cromossomo
Genes
Alelos
Homozigose
Heterozigose
Dominância
Recessividade
Neuroaprendizagem
e Transtornos do aprender
Do
DNA ao GEN
O
que é genoma?
Bases
genéticas das Neurociências
Distúrbios Neurogenéticos
Síndromes Neurogenéticas
Avaliação Neuropsicológica - Objetivos e Aplicabilidade
Psicometria e Estatística Aplicados à Avaliação Neuropsicológica
Ética em Neuropsicologia
Desenvolvimento Cognitivo
Sistema
Nervoso
Lobos
do Telencéfalo e Sulcos Principais
Organização
dos inputs e outputs neuronais
Fibras
de Associação Intra-hemisféricas
Neurodesenvolvimento
e Desenvolvimento Cognitivo
Cognição
Áreas
do cérebro destinadas a processamentos específicos
Como
funciona o cérebro?
Diferença
entre os gêneros
Memória
Categorias
de memória
Como
fazemos as memórias?
Consolidação
de memória
Esquecimento
Plasticidade
Neuropsicologia da Inteligência
Escalas Wescher
Neuropsicologia da Atenção e Funções Executivas
Atenção – Instrumentos e Testes
Introdução
Descrevendo
os Escores
Sistema
Wechsler de Classificação
Sistema
Pearson/Vetor
Sistema
Wechsler
Sistema
da Coleção Capovilla
Sistema
por Média e DP
Fórmulas
para cálculo de Z Score
Testes
Atencionais – WAIS III e WISC IV
Código
Procurar
símbolos
Cancelamento
estruturado e não estruturado
Tabela
de percentis – Escalas Weschler
Síntese
Aplicação
Avaliação
Desempenho
de Concentração
Objetos-Alvo
Processados
Porcentagem
de Erros
Perfil
de Concentração
Gráfico:
Estilo de trabalho
Teste
AC- Atenção Concentrada
BAP-Bateria
Psicológica de Atenção
Atenção
Geral
Teste
de Atenção Dividida/ Teste de Atenção Alternada
Teste
das Trilhas Coloridas
Medida
de Interferência
Atenção
Focada
Teste
de Atenção Visual-TAVIS4
Interpretação dos resultados
Controle inibitório: Stroop Color Test
FUNÇÕES EXECUTIVAS - INSTRUMENTOS E TESTES
FUNÇÕES EXECUTIVAS - INSTRUMENTOS E TESTES
Praxia, Agnosia e Déficit Perceptivo
Neuropsicologia da Aprendizagem
O
que é aprendizagem?
Como
o cérebro aprende?
Anatomia
da Aprendizagem
Aprendizagem
Fatores
Neurobiológicos
Fatores
Psicoemocionais
Fatores
Sócio-Culturais
Aprendizagem
Normal
Consolidação
da Aprendizagem
Dificuldades
ou Transtornos de Aprendizagem
Mau
desempenho escolar
Fatores
Intrínsecos e extrínsecos
Dificuldade
ou Distúrbio de Aprendizagem?
Distúrbio/Transtorno
de Aprendizagem
Distúrbio
X Dificuldade
Tipos
de Transtornos
Transtorno
Específico de Aprendizagem
Transtornos
específicos do desenvolvimento das habilidades escolares
Dislexia
Discalculia
Bases
Neuropsicológicas
Disortografia
Disgrafia
Entendendo
os Transtornos de Aprendizagem
Comorbidades
Avaliação Interdisciplinar
Transtorno de aprendizagem não verbal
Aprendizagem - Instrumentos e Testes
Aprendizagem - Instrumentos e Testes
Revisão de aulas, conceitos e orientações
Encontro com Coordenadores e docentes para uma primeira revisão das aulas, matérias, conceitos até então elaborados, assim como orientações futuras sobre o Curso.
Neuropsicologia da Memória
Definição
Taxonomia
da Memória
Desenvolvimento
da Memória
Memória
de Curto Prazo
Considerações
Clínicas
Memória
operacional
Quadros
associados a Memória Operacional
Lesão
Axonal Difusa (DAI)
Codificação
Armazenamento
Evocação
Instrumentos
para Avaliação Clínica
Avaliação
da Memória de Curto Prazo/Operacional
Dígitos
OD
Dígitos
WISC IV / WAIS III
Dígitos
OI
Sequência
Número e Letras
Blocos
de Corsi
Memória
Explícita ou Declarativa
Declarativa
Episódica
Memória
Episódica: correlatos funcionais
Quadros
associados à alteração da memória episódica
Amnésia:
alteração de memória episódica
Declarativa
Semântica
Quadros
associados à alteração da memória semântica
Memória
Implícita
Memória
de Procedimento
Quadros
associados à alteração da Memória de Procedimento
Memória Sensorial
Memória Prospectiva
Memória - Instrumentos e Testes
Neuropsicologia e Linguagem
Linguagem
Neuroanatomia da Linguagem
Principais Marcos do desenvolvimento da Linguagem
Alterações Primárias de maior ocorrência
Atraso Simples e Linguagem
Transtorno Fonológico
Gagueira
Diagnósticos mais comuns
Transtorno da Comunicação
Transtorno da Linguagem
Capacidade Expressiva x receptiva
Fatores de Risco e Prognóstico
Diagnóstico Diferencial
Transtorno do Espectro Autista
Transtorno Específico da Aprendizagem
Instrumentos de Avaliação
Bayley
IDADI
WNV Escala Wechsler Não Verbal de Inteligência
Teste de Habilidades e Conhecimento PréAlfabetização – THCP
Consciência Fonológica
Relação entre Consciência Fonológica x Aquisição da Leitura e Escrita
CONFIAS – Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial
Fluência Verbal
Fluência Semântica
Modelo de Memória Operacional
Afasias
Token Test Reduzido
TENA – Teste de Nomeação Automática
Nomeação Automática Rápida
Boston Naming
Teste Infantil de Nomeação
Percepção da Leitura e da Fala
Bases Neurobiológicas
Logográfico
Alfabética
Ortográfico
Funções Cognitivas
Teste de Desempenho Escolar II
Provas de Avaliação dos Processos de Leitura- PROLEC
Avaliação da Compreensão de leitura textual
Linguagem – Instrumentos e Testes
Linguagem
Neuroanatomia da Linguagem
Principais Marcos do desenvolvimento da Linguagem
Alterações Primárias de maior ocorrência
Atraso Simples e Linguagem
Transtorno Fonológico
Gagueira
Diagnósticos mais comuns
Transtorno da Comunicação
Transtorno da Linguagem
Capacidade Expressiva x receptiva
Fatores de Risco e Prognóstico
Diagnóstico Diferencial
Transtorno do Espectro Autista
Transtorno Específico da Aprendizagem
Instrumentos de Avaliação
Bayley
IDADI
WNV Escala Wechsler Não Verbal de Inteligência
Teste de Habilidades e Conhecimento PréAlfabetização – THCP
Consciência Fonológica
Relação entre Consciência Fonológica x Aquisição da Leitura e Escrita
CONFIAS – Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial
Fluência Verbal
Fluência Semântica
Modelo de Memória Operacional
Afasias
Token Test Reduzido
TENA – Teste de Nomeação Automática
Nomeação Automática Rápida
Boston Naming
Teste Infantil de Nomeação
Percepção da Leitura e da Fala
Bases Neurobiológicas
Logográfico
Alfabética
Ortográfico
Funções Cognitivas
Teste de Desempenho Escolar II
Provas de Avaliação dos Processos de Leitura- PROLEC
Avaliação da Compreensão de leitura textual
Atividades práticas de testes - exercício preparatório
Atividades práticas de testes - exercício preparatório
Avaliação da Cognição Social
Oque é Cognição Social / Teoria da Mente?
Os Domínios da cognição social
Processamento (ou percepção) de emoções
Teoria da Mente
Viés ou estilo de atribuição
NEPSY II Subtestes de Percepção Social
Tarefas Qualitativas de Avaliação Cognição Social
Bateria de Tarefas de Teoria da Mente
Escala de Responsividade Social – SRS2
Tradução Portuguesa (Potugal) do Reading the Mind With the eyes test – Versão Criança
Coeficiente de Empatia e sistematização para Crianças – (EQ-SQ-C)
Cambridge Mind Reading (CAM) Face-Voice Battery
Avaliação da Cognição Social
Oque é Cognição Social / Teoria da Mente?
Os Domínios da cognição social
Processamento (ou percepção) de emoções
Teoria da Mente
Viés ou estilo de atribuição
NEPSY II Subtestes de Percepção Social
Tarefas Qualitativas de Avaliação Cognição Social
Bateria de Tarefas de Teoria da Mente
Escala de Responsividade Social – SRS2
Tradução Portuguesa (Potugal) do Reading the Mind With the eyes test – Versão Criança
Coeficiente de Empatia e sistematização para Crianças – (EQ-SQ-C)
Cambridge Mind Reading (CAM) Face-Voice Battery
Avaliação em Pré-Escolares
Objetivos
da Avaliação Neuropsicológica em Idade Pré Escolar
Desenvolvimento
Infantil
Formação
do Sistema Nervoso Central
Formação
Sináptica
Princípios
básicos do Neurodesenvolvimento
Transtornos
do neurodesenvolvimento
Sinais
do Desenvolvimento Patológico
Atraso
no DNPM
Primeiros
Sinais de Alteração – 1⁰ ano
Primeiros
Sinais de Alteração – 2⁰ e 3 ⁰ ano
Primeiros
Sinais de Alteração – 03 aos 06 anos
Transtornos
do neurodesenvolvimento
Queixas
comuns em Neuropsicologia Infantil
Tópicos
Relevantes para Anamnese
História
do desenvolvimento e condições médicas
APGAR
Condições
pré-natais: durante a gravidez
Condições
perinatais: primeiros dias de vida
Condições
pós-natais: primeiro ano de vida
Condições
pós-natais: marcos desenvolvimentais iniciais
Desenvolvimento
Motor
Desenvolvimento
da Fala
Entrevista
com os pais: preocupações sobre a criança
Instrumentos
para avaliação do Desenvolvimento Infantil
Escala
Bayley de Desenvolvimento Infantil
Escala
Cognitiva
Comunicação
Receptiva
Comunicação
Expressiva
Motor
Refinado
Motor
Amplo
Escala
Socioemocional
Escala
do Comportamento Adaptativo
Escala
Weschler Não Verbal de Inteligência
Raciocínio
Matricial
Códigos
Armar
Objetos
Reconhecimento
Span
Visuoespacial
Arranjo
de Figuras
Interpretação
dos resultados
SON
– R
O
Que Avalia?
Descrição
dos subtestes
Testes
de raciocínio e testes espaciais
Instruções
gerais de aplicação
Montagem
Instruções
verbais e não-verbais
Pontuação
Recusa
Mosaicos
Parte I
Mosaicos
Parte II
Categorias
Parte I
Categorias
Parte II
Situações
Parte I
Situações
Parte II
Padrões
Parte I
Padrões
Parte II
Correção
computadorizada
Perfil
Sensorial
Versões
Finalidade
Questões
Pontuação
Sistema
de Classificação
Conceitos
teóricos
Estrutura
do Processamento Sensorial de Dunn
Padrões
de Processamento
Teste
de Triagem do Desenvolvimento de Denver
A Escala de Maturidade Mental Colúmbia (CMMS)
PROTEA-R Sistema de Avaliação da Suspeita de Transtorno do Espectro Autista
Neuropsicologia e Comportamentos Antissociais.
Neuropsicologia e Comportamentos Antissociais
Psicologia
Jurídica
Etapas
Estudo
de caso: Área Cívil
Principais
demandas: Idosos
Principais
demandas: Adultos
Principais
demandas: Adolescentes
Principais
demandas: Crianças
Síndrome
de Munchausen
Psicopatologia
– na infância
Psicopatologia:
Comportamento Antissocial
Transtorno
da Personalidade Antissocial – Psicopatia
Transtorno
da Personalidade Antissocial
James
Fallon
E
como se avalia?
Sobre
correlações anatomo-clínicas e genéticas
Correlatos
neuroanatômicos
A
escala mundialmente usada
Validação
para o Brasil
Neuropsicologia
e Psiquiatria
Depressão
– principais alterações neuropsicológicas
Ansiedade
– principais alterações neuropsicológicas
Bipolar
– principais alterações neuropsicológicas
Transtornos de Personalidade – principais alterações neuropsicológicas
Esquizofrenia– principais alterações neuropsicológicas
Neuropsicologia e Transtornos do Neurodesenvolvimento
Biologia
do Neurodesenvolvimento
Neurodesenvolvimento
Sistema
Nervoso
Neuroimagem
intra-útero
Neurodesenvolvimento
atípico
Transtornos
do Neurodesenvolvimento
CID
11
Deficiência
Intelectual
A
inteligência e suas alterações
Transtornos
de Comunicação
A
linguagem e suas alterações
Transtornos
do espectro autista
Outros
Transtornos do neurodesenvolvimento
TDAH
TDAH e as Bases Biológicas
Neuropsicologia e Transtornos do Neurodesenvolvimento
Biologia
do Neurodesenvolvimento
Neurodesenvolvimento
Sistema
Nervoso
Neuroimagem
intra-útero
Neurodesenvolvimento
atípico
Transtornos
do Neurodesenvolvimento
CID
11
Deficiência
Intelectual
A
inteligência e suas alterações
Transtornos
de Comunicação
A
linguagem e suas alterações
Transtornos
do espectro autista
Outros
Transtornos do neurodesenvolvimento
TDAH
TDAH e as Bases Biológicas
Avaliação Psicomotora em avaliação neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica
Desenvolvimento motor
Função Motora
Desenvolvimento Psicomotor
Como está o desenvolvimento motor das crianças na atualidade?
O que é psicomotricidade?
Psicomotricidade
Psicomotricidade fina
Como avaliar a Área Motora
Base teórica
A evolução da psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor (Wallon)
As três unidades funcionais do cérebro (Luria)
Primeira unidade funcional
Segunda unidade funcional
Terceira unidade funcional
Relação entre Aprendizagem, Psicomotricidade e as Neurociências
Motricidade Grossa
Motricidade fina
Equilíbrio
Esquema corporal
Organização espacial
Organização temporal
Lateralidade
Educação psicomotora
Psicomotricidade dos Transtornos
Protocolo de observação psicomotora
Transtorno específico do desenvolvimento motor
Transtorno psicomotor
Bases da Avaliação Psicomotora
Observação Psicomotora breve
Avaliação Motora
Definição de termos referentes à avaliação motora
Motricidade Global
Esquema Corporal
Lateralidade
Quociente Motor Geral
Idade Motora Geral
Perfil Motor
Avaliação Disgrafia e Disortografia
Avaliação Psicomotora em avaliação neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica
Desenvolvimento motor
Função Motora
Desenvolvimento Psicomotor
Como está o desenvolvimento motor das crianças na atualidade?
O que é psicomotricidade?
Psicomotricidade
Psicomotricidade fina
Como avaliar a Área Motora
Base teórica
A evolução da psicomotricidade
Desenvolvimento psicomotor (Wallon)
As três unidades funcionais do cérebro (Luria)
Primeira unidade funcional
Segunda unidade funcional
Terceira unidade funcional
Relação entre Aprendizagem, Psicomotricidade e as Neurociências
Motricidade Grossa
Motricidade fina
Equilíbrio
Esquema corporal
Organização espacial
Organização temporal
Lateralidade
Educação psicomotora
Psicomotricidade dos Transtornos
Protocolo de observação psicomotora
Transtorno específico do desenvolvimento motor
Transtorno psicomotor
Bases da Avaliação Psicomotora
Observação Psicomotora breve
Avaliação Motora
Definição de termos referentes à avaliação motora
Motricidade Global
Esquema Corporal
Lateralidade
Quociente Motor Geral
Idade Motora Geral
Perfil Motor
Avaliação Disgrafia e Disortografia
Atividade Estágio Supervisionado
Neuropsicologia e Psicofarmacologia
Sinapses
Sinapse
química
Neurotransmissores
Vias
e Receptores Específicos
Aspectos
gerais
Saúde
em geral x Saúde mental
Conceitos
básicos em farmacologia
Escolha
da medicação
Diagnóstico
– histórico
Uma
nova proposta de referencial diagnóstico?
Fases
de desenvolvimento do RDoC
TDAH
Critério
de diagnóstico
Bases
Biológicas do TDAH
Atuação
do Metilfenidato
Principais
Fármacos
Ansiolíticos
Drogas
ansiolíticas
Estágios
do sono
Antidepressivos
Depressão
Antipsicóticos
Histórico
Características
dos Antipsicóticos
Mecanismo
de ação
Vias
dopaminérgicas
Antipsicóticos
atípicos
Efeitos
colaterais devido ao bloqueio D2
Efeitos
colaterais extrapiramidais
Outras
psicopatologias tratadas com antipsicóticos
Antipsicóticos
atípicos
Estabilizadores
do Humor
Transtorno afetivo bipolar
Anticonvulsivantes
Neuropsicologia e Psicofarmacologia
Sinapses
Sinapse
química
Neurotransmissores
Vias
e Receptores Específicos
Aspectos
gerais
Saúde
em geral x Saúde mental
Conceitos
básicos em farmacologia
Escolha
da medicação
Diagnóstico
– histórico
Uma
nova proposta de referencial diagnóstico?
Fases
de desenvolvimento do RDoC
TDAH
Critério
de diagnóstico
Bases
Biológicas do TDAH
Atuação
do Metilfenidato
Principais
Fármacos
Ansiolíticos
Drogas
ansiolíticas
Estágios
do sono
Antidepressivos
Depressão
Antipsicóticos
Histórico
Características
dos Antipsicóticos
Mecanismo
de ação
Vias
dopaminérgicas
Antipsicóticos
atípicos
Efeitos
colaterais devido ao bloqueio D2
Efeitos
colaterais extrapiramidais
Outras
psicopatologias tratadas com antipsicóticos
Antipsicóticos
atípicos
Estabilizadores
do Humor
Transtorno afetivo bipolar
Anticonvulsivantes
Atividade Estágio Supervisionado
Atividade Estágio Supervisionado
Rastreio Clínico - Testes e Inventários não Restritos para Crianças
Rastreio Clínico – Testes e Inventários não restritos e Adultos
Definição de Avaliação Psicológica
SATEPSI
Déficit ou Distorção Cognitiva
TDAH
Definição e Sintomatologia
Neurobiologia do TDAH
Critérios Diagnósticos do TDAH
Comorbidade: TDAH X TOD
Principais Características do TDAH
SNAP IV – Avaliando o TDAH
Escala Melbourne de Tomada de Decisão
Depressão
CDI – Child Depression Inventory
Escala Hamilton para depressão (HAM- D)
Ansiedade
Neurobiologia da Ansiedade
SCARED
Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC)
Escala Hamilton de Ansiedade em Adultos
TOC
Sintomatologia
TOC em crianças
Y-BOCS Check-List
Transtorno do Espectro Autista
Transtorno Global do Neurodesenvolvimento
TEA: Critérios diagnósticos do DSM – V
Perfil Cognitivo TEA
Funções executivas
Coerência Central
Teoria da Mente
Escala de Traços Autísticos
CARS
M-CHAT
Protocolo Governo de Santa Catarina
Intervenções no Autismo
Clínica Neuropsicológica
Atividade Estágio Supervisionado
Envelhecimento normal e patológico (demências)
Envelhecimento
Normal
Envelhecimento
Populacional
Neurobiologia
do Envelhecimento Cerebral
Redução
do Volume Encefálico
Número
de Neurônios vs Idade
Mudanças
nas Espinhas Dentríticas
Mudanças
na Densidade Sináptica
Envelhecimento
e as Funções Cognitivas
Atenção
e Memória Operacional
Memória
Funções
Executivas
Linguagem
Habilidades
Visuoespaciais e Visuoconstrutivas
Fatores
que modulam o Envelhecimento Cerebral
Avaliação
Cognitiva
Neuroanatomia
da cognição
Áreas
Corticais
Redes
Neurais
Principais
Síndromes Cognitivas
Correlação
Anátomo-clínica
Comprometimento
Cognitivo Leve
Envelhecimento
e Memória
Epidemiologia
Características
Clínicas
Critérios
DSM-V
Biomarcadores
Tratamento
do CCL
Queixa
Subjetiva de Memória
Escala
de Depressão Geriátrica
Demências
Conceito e Classificações
Transtorno
Cognitivo Maior (DSM-V - 2013)
Demência
(NIAAA-2011)
Avaliação
Clínica
Avaliação
Cognitiva Breve
Classificação
Demências
Reversíveis
Clinical
Dementia Rating
Fase
Leve (CDR-1)
Fase
Moderada (CDR-2)
Fase
Grave (CDR-3)
Investigação
Doença
de Alzheimer
Critérios
Diagnósticos NIAAA
Critérios
Neurobiológicos NIAAA
Demência
Vascular
Escore
de Hachinski
Degeneração
Lobar Frontotemporal
Demência com Corpos de Lewy
Outras Demências
Atividade Estágio Supervisionado
Avaliação da Personalidade no Contexto Neuropsicológico
Personalidade
Como
se adoece a personalidade?
Como
se explica cognitivamente um Transtorno de Personalidade?
Como
se diagnostica um Transtorno de Personalidade
A
importância de estudar Transtorno da Personalidade Boderline
Definição
de Transtorno da Personalidade Boderline
TPB
pela TCD – Desregulação Emocional
TPB
pela TCD – Ambientes Invalidantes
Transtornos
de Personalidade do Cluster B Os Histriônicos
Transtornos
de Personalidade do Cluster B Os Antissociais
Instrumentos
de Avaliação do Domínio da Personalidade
Teoria
do MCGFP
BFP
– Aplicação
Apuração
da BFP
Interpretação
da BFP
Interpretação
N1 – Vulnerabilidade
Interpretação
– Extroversão
Interpretação
E2 – Altivez
Interpretação
– Socialização
Interpretação
S1 – Amabilidade
Interpretação
– Realização
Interpretação
R1 – Competência
Interpretação
– Abertura
Interpretação
A3 - Busca por Novidades
Inventário fatorial de personalidade II (IFP)
Teste de Apercepção temática (TAT)
Avaliação da Personalidade no Contexto Neuropsicológico
Personalidade
Como
se adoece a personalidade?
Como
se explica cognitivamente um Transtorno de Personalidade?
Como
se diagnostica um Transtorno de Personalidade
A
importância de estudar Transtorno da Personalidade Boderline
Definição
de Transtorno da Personalidade Boderline
TPB
pela TCD – Desregulação Emocional
TPB
pela TCD – Ambientes Invalidantes
Transtornos
de Personalidade do Cluster B Os Histriônicos
Transtornos
de Personalidade do Cluster B Os Antissociais
Instrumentos
de Avaliação do Domínio da Personalidade
Teoria
do MCGFP
BFP
– Aplicação
Apuração
da BFP
Interpretação
da BFP
Interpretação
N1 – Vulnerabilidade
Interpretação
– Extroversão
Interpretação
E2 – Altivez
Interpretação
– Socialização
Interpretação
S1 – Amabilidade
Interpretação
– Realização
Interpretação
R1 – Competência
Interpretação
– Abertura
Interpretação
A3 - Busca por Novidades
Inventário fatorial de personalidade II (IFP)
Teste de Apercepção temática (TAT)
Atividade Estágio Supervisionado
Atividade Estágio Supervisionado
Aula Prática de Testes
Aula Prática de Testes
Atividade Estágio Supervisionado
Atividade Estágio Supervisionado
Abordagens de Reabilitação em Neuropsicologia
Etapas
que antecedem a reabilitação neuropsicológica
Abordagens
nas Intervenções Neuropsicológicas
Reabilitação
Neuropsicológica
Reabilitação
Holística
Vigilantes
da Memória
Melhor
dos Mundos
Objetivos
da Reabilitação Neuropsicológica
Anamnese
da Reabilitação
Reserva
Cognitiva
Fatores
de Risco Potencialmente Modificáveis
Manutenção
de Fatores Ambientais
Estratégias
de Compensação
Início
da Reabilitação
Expectativas
da Família e do Paciente
Aspectos
Neurológicos e Comportamentais
Colaboração
Contrato
Obstáculos
da Reabilitação
Frustrações
do Terapeuta
Cuidados
com os Feedbacks
Metas
da Reabilitação
Formulação
e Gerenciamento de Metas
Estratégia
Permaneça nos Trilhos
Reabilitação
e TCC
Reabilitação
em Pacientes Psiquiátricos e Demenciais
Dificuldades
da Reabilitação Cognitiva na Doença Alzheimer
Envelhecimento
Saudável
Envelhecimento
Patológico
Prevenção
Psicoeducação
Cuidadores
Manejos
Comportamentais
Reabilitação
em Crianças com Deficiência Intelectual
Reabilitação
em Crianças na Síndrome de Down
Reabilitação
em Crianças com TEA
Orientação
Pariental – Adolescente
Psicoeducar
a Família
Atenção
Seletiva
Estratégias
para melhorar a Atenção Seletiva
Treino
de Orientação, autocontrole e função executiva
Estratégias
para melhorar a Atenção Alternada
Controle
Inibitório
Estratégia
para melhorar a Atenção Sustentada
Estratégia
para memorizar o que se lê
Função
Executiva
Estratégia
de Resolução de Problemas
Treino
de Memória Não-Declarativa
Saúde
Cerebral
Estratégia
de Controle Inibitório
Estratégia
de Compensação da Memória
Terapia
de Orientação para a Realidade
Método
de Redução de Pistas
Associação
Nome-Face
Evocação
Espaçada ou Expandida
Técnica
da Aprendizagem Espaçada + Aprendizagem sem erro
Técnica
da Memória Autobiográfica
Registro
do dia
Diário
de Leitura
Recursos
Mnemônicos
Aprendizagem
sem erro
Atenção
Plena
Escala
de Estratégias Compensatórias
Grupos de Estimulação
Sobrecarga de Informação Cognitiva