O receio de não ser bom o suficiente é muito comum e pode atrapalhar o seu desempenho. Embora seja muito coerente voltar seu olhar para si e compreender a sua dinâmica de funcionamento, a criticidade elevada passa a ser disfuncional. Ou seja, não há problema em analisar suas ideias, atitudes e estratégias, porém quando essa autocrítica se torna exagerada ela pode gerar prejuízos para a sua vida.

A maneira com que você encara as situações está relacionada as suas crenças, isto é, a visão que você tem de si mesmo, dos outros e do mundo. As crenças de um indivíduo regem suas emoções, escolhas e comportamentos. 

As crenças podem ser disfuncionais (distorcidas) ou funcionais. Uma interpretação está distorcida quando não está totalmente de acordo com a realidade, como, por exemplo, quando o sujeito tem uma visão irrealista, exagerada, catastrófica, generalizada, polarizada, minimizada etc.

Existem diversas crenças que podem ser nocivas ao seu crescimento pessoal e profissional. Por isso é importante elencar algumas delas:


1. Acredita que não sabe o suficiente

É comum encontrar pessoas super capazes, mas com um baixíssimo senso de autoeficácia. Elas não conseguem perceber a sua competência e capacidade.

Nesta perspectiva, aparecem crenças como “sou incompetente”, “sou ineficiente” ou “sou incapaz”. Esses indivíduos estão sempre buscando novas especializações, cursos, formações e, ainda assim, sempre acreditam que seu conhecimento é insuficiente.




2. Exigência de ser perfeito

O perfeccionismo estabelece um padrão irrealista de exigência. Os perfeccionistas tendem a ter crenças muito polarizadas, por exemplo, “se eu não acertar sempre, então sou um fracasso”, “sou falho” ou “sou inadequada”. 

Não há problema em buscar ser excelente, mas procurar sempre a perfeição

é uma forma de fazer você se frustrar, afinal, essa meta é inalcançável.

Muitos indivíduos deixam de agir e realizar metas de vida, pois sentem que ainda nunca estão prontos e por não terem tudo perfeito deixam de agir.


3. Acredita que não tem o suficiente para praticar

Quando você permanece numa busca desenfreada por estudos e não os coloca em prática isso pode reforçar suas crenças de insuficiência. 

Você não se atreve a aplicar o conhecimento aprendido, não se permite errar para então consertar seus erros.

Crenças como “devo estar, totalmente, pronto para então agir”, “se eu falhar, será o meu fim” ou “sou inútil” colaboram para você não por em prática os ensinamentos.


4. Acha que é uma farsa

O sujeito atribui suas conquistas à sorte e não ao próprio mérito. Acredita que não sabe nada, que não está preparado e que é uma farsa.

Você ignora o que já fez, desconsidera seus êxitos, minimiza suas qualidades e desqualifica seus aspectos positivos.

As crenças mais comuns são: “sou inferior”, “sou uma fraude” ou “sou incompetente”. Ao pensar, com frequência, que não dá conta ou que não é merecedor a pessoa se priva de oportunidades importantes.


5. Se abala por tudo que os outros dizem

Por natureza, o ser humano é gregário, portanto, vive em pares. Fazer parte de grupos foi muito adaptativo e, pode ter sido um dos fatores que contribuiu para a preservação da espécie, por isso, a opinião das pessoas tem um peso importante. 

O indivíduo tem a necessidade de se sentir pertencente, assim, quando criticado pode se sentir rejeitado. Quando as pessoas se abalam com tudo o que os outros dizem, isso pode ativar crenças como “não sou amada”, “sou rejeitado” ou “sou indesejável.”

Ao não filtrar as críticas alheias, as emoções desagradáveis podem surgir e contribuir para que você renuncie aos seus valores, desejos ou objetivos profissionais.


É normal ter dúvidas, medos e receios, no entanto, se deixar levar por eles pode ser um caminho sem volta. Se privar de oportunidades na sua vida pessoal ou profissional em razão de crenças distorcidas não é justo com você.

Identifique essas ideias errôneas, formule pensamentos alternativos, exercite a autocompaixão, não se compare e acolha as suas falhas, elas não te tornam incapaz, mas sim, humano! 

Você, psicólogo, se identificou com essas crenças? Conheça a supervisão online do CETCC CLIQUE AQUI!

Deixe seu comentário aqui embaixo, vou adorar ler!


Leila Sleiman 

Psicóloga Clínica

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

CRP: 06/124906

Instagram: @psicologaleilasleiman/ Fanpage: Psicóloga Leila Sleiman El Kadri/ Youtube: AmpliaMente/ E-mail: le_sleiman@hotmail.com