Em tempos de pandemia uma das consequências do isolamento se reflete nos relacionamentos entre os casais. O excesso de convivência pode trazer à tona alguns conflitos que podem levar inclusive ao término dos relacionamentos, como tem acontecido na China onde aumentaram os pedidos de divórcio.

É fato que, com a convivência forçada os casais podem usar esse período para estreitar o vínculo que os une, porém, nota-se que, na maior parte dos casos, essa proximidade tem gerado muitos conflitos, portanto a situação exige tolerância, paciência e respeito ao espaço de ambos.

Diante disso e do aumento dos índices de separação nos últimos anos no Brasil cabe compreender como a Terapia Cognitivo-Comportamental trabalha o relacionamento conjugal.

Terapia Cognitivo-Comportamental para Casais

O tratamento através da TCC para casais segue uma abordagem muito semelhante à de outros transtornos mentais. Porque muitas dificuldades no relacionamento entre o casal são consideradas na TCC como resultantes de cognições distorcidas deles.

Aaron Beck escreveu um livro dedicado ao tema. A versão em português é conhecida como Para Além do Amor. Outros autores se dedicaram a estudar a TCC para casais e família entre eles se destaca Frank Dattilio.

O manejo da terapia de casal segue uma estrutura específica na qual inicia-se com a avaliação da situação, são levantados os problemas do relacionamento, é observada a interação dos parceiros, os estressores e pontos fortes. O psicólogo usa instrumentos para mensurar como está a satisfação conjugal com a presença de ambos na consulta.

São feitas sessões individuais para levantar informações que não foram colocadas na presença do outro membro. O profissional não poderá compartilhar os dados coletados sem a autorização do cônjuge. 

Como em outros transtornos ou queixas psicológicas é realizada a Psicoeducação com a explicação do modelo cognitivo ao casal para que eles compreendam a influência das cognições nas emoções e em seus comportamentos. 

Para monitorar os pensamentos distorcidos o psicólogo oferece o Registro de Pensamentos Disfuncionais (RPD) no qual o casal percebe situações gatilho, pensamentos, emoções, reações físicas e comportamentos. 

São trabalhadas também as distorções cognitivas dos cônjuges, percebe-se que muitos desentendimentos na relação ocorrem devido a esse processamento disfuncional.  As distorções mais comuns dos casais são inferência arbitrária, generalização, leitura mental, abstração seletiva, personalização, maximização e minimização, rotulação e pensamento dicotômico.

Além dessas distorções, as dificuldades se dão devido a atenção seletiva, as atribuições, as expectativas criadas, pressupostos e os padrões estabelecidos.

Para a reestruturação cognitiva do casal são ensinadas as técnicas do debate socrático com a qual o casal formula pensamentos alternativos a aqueles registrados no RPD. É usada também a flecha descendente para identificar as crenças intermediárias e as crenças centrais. O terapeuta realiza a conceitualização do caso junto ao casal com a descrição dos problemas, pontos fortes e o plano de tratamento.

O papel das emoções é muito relevante na terapia de casal, pois emoções como raiva, medo e tristeza podem impactar negativamente na relação. Na TCC para casais são usadas técnicas de intervenção nas reações emocionais. Auxilia-se na identificação da emoção e sua relação com os pensamentos, avaliação da sua intensidade e na expressão deles.

Outro aspecto que gera conflitos e brigas é a comunicação. Esta normalmente é falha. O casal costuma não se escutar e por isso na terapia há um treino de comunicação no qual ambos são ensinados a falar de forma clara e específica, não usar sarcasmos ou argumentos pejorativos, controlar o rancor (pedindo uma pausa na discussão, por exemplo), escutar de forma ativa e empática, comunicar o que ouviu e se comportar de forma gentil, polida e diplomática.

Os parceiros podem ter uma grande dificuldade em resolver problemas o que pode gerar ainda mais conflitos. Por isso, o psicólogo realiza um treinamento em resolução de problemas para mostrar estratégias concretas para lidar com essas situações. O casal define qual é problema de forma clara, levanta soluções alternativas, avalia as vantagens e desvantagens de cada solução, negocia qual a melhor solução e estabelece uma regra para a mudança. Desta forma, os cônjuges podem diminuir situações conflitantes e aumentar interações positivas.

Por fim, para o tratamento de casais a TCC foca no auxílio da aquisição de habilidades sociais através da melhora da comunicação, resolução de problemas, manejo das emoções, reestruturação cognitiva e na prevenção de recaída o que pode gerar um aumento da satisfação e ajustamento conjugal. 

Caso você queira conhecer nossos cursos e aprender mais formas de manejar o atendimento de casais entre em contato através do (11) 2609-8222