É comum encontrar pessoas que ainda têm uma grande resistência em relação a TCC, mas percebe-se que seus motivos, muitas vezes, não passam de mitos. Infelizmente, profissionais e clientes se privam dos benefícios que a TCC pode oferecer devido a ideias errôneas. 

Será que você reproduz alguma delas? Selecionamos os principais mitos para você conhecer e corrigir:

A TCC não considera o passado: 

Devido a ter um foco no presente, muitos acham que a TCC ignora o passado. No entanto, essa abordagem considera importante conhecer a história de vida do paciente, porque ela influencia na sua visão de mundo atual. 

Entende-se que as crenças mais profundas (intermediárias e centrais) foram formadas em sua maioria na infância e no início da fase adulta, portanto, ainda que não seja a ênfase principal, não há como ignorar essa fase da vida do paciente. 

A TCC é muito rígida: 

É fato que essa abordagem dispõe de muitos protocolos científicos, mas a terapia não consiste apenas na aplicação dessas técnicas desconsiderando a pessoa. Na TCC, o trabalho é feito com base na conceitualização cognitiva de cada paciente, o que torna o trabalho mais personalizado e, adaptado, ao perfil de cada um. O profissional nessa linha percebe que cada cliente tem suas particularidades e que não é possível aplicar a todos eles um protocolo 100% igual.

A TCC baseia-se em desenvolver o “pensamento positivo”:

 A TCC não objetiva fazer todos pensarem de forma positiva, até porque, muitas vezes, isso pode estar distorcido, então o intuito é auxiliar o cliente a ter um pensamento mais realista pautado em evidências. Visa-se ajudá-lo a corrigir pensamentos irrealistas e, assim, desenvolver outras ideias alternativas que estejam mais precisas com a realidade.

A TCC serve apenas para pessoas com grau alto grau de instrução:

A TCC pode ser usada para pessoas que não possuem alfabetização, o terapeuta usa da criatividade para adaptar o linguajar e o trabalho a esses indivíduos, ensinando-os a identificarem e corrigirem seus pensamentos e focando mais nas técnicas comportamentais.

Além disso, essa abordagem pode ser aplicada com crianças, a adaptação também acontece de acordo com a fase de desenvolvimento infantil, tem-se ótimos resultados na TCC infantil. 

A TCC negligencia a relação paciente e terapeuta:

Na TCC para o tratamento de fato fluir a relação terapêutica é fundamental. A relação é de muita confiança e colaboração. O psicólogo nesta abordagem, colaborativamente, guia o paciente a se conhecer cognitivamente, elaboram juntos as metas e trabalham constantemente para que o alcance dos objetivos. Terapeuta e paciente fornecem feedbacks sobre o tratamento o que torna a relação terapêutica muito sólida e necessária.

A TCC trata apenas o sintoma: 

Algumas pessoas afirmam que a TCC é superficial e que foca apenas em aliviar o sintoma, porém isso não é verdade, embora objetiva-se gerar o alívio num primeiro momento, após isso, o tratamento irá visar fazer uma reestruturação na forma do indivíduo enxergar a si, os outros e ao mundo. Assim, o trabalho acontece de forma muito profunda de modo a contribuir para que o paciente aplique o que aprendeu em outras situações e fique mais preparado em casos de recaída.

A TCC ignora as emoções: 

Busca-se com frequência identificar as cognições, ou seja, os pensamentos para corrigi-los, mas isso acontece para que o cliente tenha uma melhora em relação a suas emoções e comportamentos. O paciente é ensinado sobre suas emoções e incentivado a observá-las como uma bússola na identificação das cognições. 

A TCC é rápida de aprender e fácil de praticar:

A teoria da TCC é fácil de ser compreendida e algumas técnicas também, porém, engana-se quem acredita que o tratamento é assim. O ser humano é complexo, aplicar a teoria pode ser tão complexo quanto! O terapeuta precisa ser criativo, estratégico e flexível. Para a prática da TCC é necessário um treino profundo e supervisão clínica.

Como você pode perceber, são vários conceitos errados que as pessoas têm e disseminam sobre a TCC, mas a verdade é que essa abordagem é rica, profunda e eficaz. Ela consegue ser um excelente instrumento de transformação na sua vida e dos seus pacientes. 

Se você quer conhecer um pouco mais sobre ela CLIQUE AQUI.