Você já se perguntou sobre o que acontece em uma sessão de Terapia Cognitivo Comportamental?
A Terapia Cognitivo Comportamental costuma despertar a curiosidade das pessoas por ser bastante recomendada por psiquiatras aos seus pacientes, também devido ao grande número de reportagens e matérias publicadas em veículos de mídia.
Mas como é uma sessão de Terapia Cognitivo Comportamental e o que tem de diferente?
A TCC é uma terapia de base racional e sua principal ferramenta de trabalho são os pensamentos.
Uma sessão tipicamente se caracteriza por ter pauta estruturada, didática e orientada a resolução de problemas, porém não há necessidade de seguir rigidamente esta estrutura caso seja identificada outra necessidade no paciente.
Os fatores citados funcionam como um norte, um guia ao terapeuta. A Terapia Cognitivo Comportamental é uma terapia cheia de recursos a serem utilizados e o melhor será escolhido para cada caso.
Se você quer entender o que acontece durante uma sessão, vamos compartilhar algumas informações importantes.

#1. Sessão estruturada

Uma sessão de Terapia Cognitivo Comportamental não é realizada de forma improvisada.
A partir da primeira sessão, o psicólogo busca organizar as informações trazidas pelos clientes, de forma a tornar mais ágeis as intervenções que se farão necessárias.
Com a sessão estruturada, um ambiente de maior disciplina em relação a dinâmica das sessões é criado no setting terapêutico, porém sem rigidez.

#2. Didatismo

O terapeuta ensina a TCC ao paciente, para que ele entenda seu próprio funcionamento, traduzindo seus pensamentos e emoções em linguagem acessível.
Ao longo das sessões ele aprende como sua mente funciona e os porquês de seus comportamentos.
Com isso, o paciente se torna capaz dele próprio começar a organizar-se sem a presença do terapeuta.