A TCC é uma abordagem da psicologia que se destaca por apresentar resultados relevantes na prática clínica. As técnicas de TCC podem ser usadas também em outras áreas de atuação.
O terapeuta e o paciente trabalham juntos para identificar crenças que a pessoa tem de si e utilizam, para isso algumas técnicas.
A base científica e estratégias de intervenção direta sobre os problemas na Terapia Cognitivo Comportamental são aspectos muito atrativos tanto para o profissional quanto para quem busca a terapia.
Entretanto, muitas vezes, a faculdade não é suficiente para o aprofundamento clínico.
Isso faz com que alguns psicólogos recém-formados busquem mais informações sobre a atuação nesse campo com TCC em cursos de pós-graduação ou mesmo em leituras independentes sobre o assunto.
E, quando o aprofundamento acontece, as dúvidas sobre as técnicas de TCC utilizadas também começam a aparecer.

Quais as técnicas de TCC são utilizadas nos tratamentos?

Depois de fazer a identificação dos problemas e compreender o que está por trás deles, o terapeuta faz uso das técnicas de intervenção.
Para isso, ele considera tanto as particularidades das demandas quanto o grau de sofrimento do paciente.
Conheça a seguir algumas das técnicas mais utilizadas na TCC.

#1. Psicoeducação

Essa técnica se baseia na explicação de questões importantes do tratamento psicológico ao paciente.
Ela deve ser feita da forma mais simples e didática possível, de acordo com a linguagem de cada pessoa.
A técnica contribui também para diminuir a ansiedade do paciente diante de um diagnóstico difícil ou mesmo do desafio de fazer terapia.

#2. Registro de pensamentos disfuncionais

Essa é outra atividade muito comum na Terapia Cognitivo Comportamental. Como o foco da abordagem é a relação entre pensamento e comportamento, é essencial identificar os elementos disfuncionais.
Ao utilizar essa técnica, o terapeuta pede que o paciente registre os pensamentos desagradáveis que surgem em determinadas situações.
O terapeuta faz uso desse registro para encaminhar as sessões e utilizar outras técnicas que auxiliem no processo de modificação dos padrões negativos.

#3. Questionamento socrático

Essa também é uma das técnicas de Terapia Cognitivo Comportamental mais utilizadas já que o terapeuta vai fazer uma série de perguntas com o objetivo de ajudar o paciente a aprofundar sua compreensão sobre os próprios pensamentos.
Muitas pessoas se comportam de forma automática, sem perceber os pensamentos e emoções que estão por trás disso.
Na terapia, o paciente é colocado diante de perguntas que aprofundam a reflexão e o fazem pensar sobre as relações complexas que a mente dele estabelece.
Ao fazer perguntas, ele constrói possibilidades para que os pacientes compreendam melhor seus pensamentos e tomem suas próprias decisões.
Com essa técnica, os elementos disfuncionais podem ser questionados e colocados em xeque.