Quando uma pessoa possui uma deficiência física é nítida a limitação que esse indivíduo pode vir a ter devido a sua condição.

No entanto, a partir do momento em que se fala sobre transtornos mentais é um pouco mais difícil compreender o que acontece. É complexo até mesmo para a pessoa se entender já que, em tese, não é tão tangível assim.

Transtorno, como o próprio nome já diz, é algo que transtorna, que compromete a vida da pessoa. Isso significa que esses transtornos podem acarretar grandes limitações, em casos mais graves eles incapacitam a vida das pessoas nas diversas áreas- social, profissional, acadêmica, lazer, pessoal etc.

Isso não significa dizer que todas as pessoas que possuem transtornos mentais são limitadas, mas que é preciso compreender, é preciso que você que tem um sofrimento psíquico causado por um transtorno compreenda que algumas “peças” estão faltando ou estão com alguma falha.

Então, diante disso, como é possível exigir que você tenha sempre o mesmo desempenho de pessoas que possuem seu organismo 100% funcionando?

É como se o seu aparato biológico não passasse no controle de qualidade, mas isso não quer dizer que ele deve ser descartado ou discriminado, o que não pode ser ignorado é que existe uma deficiência química ou funcional do seu cérebro.

E, a partir disso, pode-se entender os porquês de você ainda agir de uma forma que gera prejuízo, os porquês de, simplesmente, não fazer as coisas como pessoas ''normais'' fazem.

É preciso aprender a identificar e nomear o que acontece com você, não no sentido apenas de se rotular ou de justificar suas falhas e deslizes, mas apenas no intuito de entender que quando o sistema possui uma falha, apenas uma boa intenção não será o suficiente para sanar o problema.

Sim, há um problema, que pode ser identificado, diagnosticado e tratado.

Hoje, você tem condições de compreender o que acontece contigo, os motivos de você pensar, sentir e agir desse modo.

Por isso questione se a cobrança e culpa que você tem depositado em si é, de fato, sua e o quanto seus comportamentos podem ser consequência de um excesso ou de uma falta de algum componente do seu cérebro.

É necessário saber disso, não com objetivo de se rotular, justificar e se conformar, pelo contrário! Para o processo de melhora ser efetivo é preciso aceitar, aceitar que se tem um problema que limita em algum grau e, a partir disso buscar métodos, estratégias e tratamentos que minimizem ao máximo os impactos e comprometimentos que esses transtornos tendem a causar.

É possível ter melhora com tratamentos adequados e para a maioria dos transtornos mentais o tratamento com mais eficácia é a Terapia Cognitivo-Comportamental aliada a medicação psiquiátrica (quando necessário). 

O CETCC é referência nesta abordagem terapêutica conheça mais clicando aqui


Leila Sleiman 

Psicóloga Clínica

Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

CRP: 06/124906

Instagram: @psicologaleilasleiman/ Fanpage: Psicóloga Leila Sleiman El Kadri/ Youtube: AmpliaMente/ E-mail: le_sleiman@hotmail.com