Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência
Pós-graduação Lato sensu - EAD (Aulas pré-gravadas)- Carga Horária 360 horas
- Reconhecido MEC e CFP
- Módulos69
- Duração 12 meses
Descrição
A demanda pela terapia cognitivo-comportamental por parte das crianças e adolescentes vem crescendo exponencialmente e principalmente após a Pandemia da Covid 19, percebe-se a urgência em capacitar profissionais para atender as necessidades dessa parte da população em termos de psicoterapia cognitivo comportamental.
Esta é uma tendência que se verifica em todas as partes do mundo, atualmente. O objetivo do nosso curso é proporcionar uma visão geral dos fundamentos básicos da abordagem desenvolvida por Aaron Beck e demonstrar como a Terapia Cognitivo-Comportamental é aplicada na Clínica Infantil em sua prática diária.
Em nosso curso o profissional irá capacitar-se clinicamente para a alta demanda de pacientes na faixa etária de zero a 18 anos de idade, à aplicar a TCC e suas técnicas adaptadas à esse público.
Publico Alvo: Estudantes de psicologia do último ano de graduação, psicólogos, psiquiatras infantis e pediatras
Onde Exerce: Clínicas, centros médicos, hospitais, centros de atendimento multidisciplinar, escolas e creches
Vantagens do Curso
-
Acesso à conteúdos extras como: modelos práticos de avaliação e aplicações clínicas, formulários e anamneses, entre outros
-
AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)
Aulas em vídeo sobre assuntos de relevância na Psicologia ou na abordagem cognitivo-comportamental, disponibilizadas na Plataforma Online para acesso programado.
-
Certificado de PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU reconhecido pelo MEC
-
Corpo Docente composto por profissionais de comprovada experiência acadêmica e profissional
Nossos cursos são ministrados por profissionais da área de Psicologia, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia, com robusta formação acadêmica e destaque no mercado de trabalho.
-
Credenciamento CETCC
O CETCC é um Polo Universitário da FAAEC - Faculdade Ágora – Administração, Educação e Cultura, administrado pela AT Consultoria Educacional – CNPJ 22.541.424/0001-04. A FAAEC foi credenciada pela Portaria do MEC nº 561, de 09/05/2008 publicada no D.O.U. em 12/05/2008.
Mais informações acesse o link www.faculdadeagora.com
-
DESCONTO ESPECIAL EAD 30%
Na fase "Pagamento" Aplique o Cupom de Desconto - aluno30Desconto válido até o final deste mês
-
Difundir o conhecimento e aprofundar-se nas mais modernas técnicas de abordagens psicoterapêuticas através de grupos de estudos, cursos, e debates.
-
Encontros de Supervisão - Este Curso oferece suplementarmente Supervisão semanal Online em horários e dias condicionados à turma.
-
Material didático digital
Todo o material didático apresentado e utilizado nas aulas fica disponível para download em nossa plataforma online, na ÁREA DO ALUNO.
-
Metodologia: EAD 100% Online
– As aulas foram ministradas no Auditório do CETCC em São Paulo, GRAVADAS e EDITADAS, maximizando assim o aproveitamento do conteúdo.
– Os módulos são liberados conforme o aluno vai finalizando a visualização da vídeo-aula, seguindo a programação do Curso.
– Ficam disponibilizadas na ÁREA DO ALUNO EAD para acesso permanente durante a vigência do curso.
-
O CETCC possui importantes certificados de credenciamento na área de psicologia
-
Oportunidade de conviver com os notáveis Mestres das TCCs aqui no Brasil
-
Solicite MAIS INFORMAÇÕES
Telefones de contato: (11) 2574-4209
WhatsApp 11 99675-0933Email cetcc@cetcc.com.br
-
TIRA-DÚVIDAS EAD
Ás segundas-feiras, a partir das 20h, o CETCC oferece Encontro ao vivo quando os alunos são atendidos pela Coordenação dos Cursos EAD para tirar dúvidas sobre qualquer aspecto funcional ou pedagógico do Curso.
Tabela de Investimento:
Valores até: | Transferência PIX | Cartão de Crédito | PIX Parcelado | Boleto Bancário |
---|---|---|---|---|
31/12/2024 | 1 x 10.101,00 | 14 x 911,00 20 x 661,00 | 14 x 872,00 20 x 638,00 | 14 x 872,00 20 x 638,00 |
Valores até: | Transferência PIX | Cartão de Crédito | PIX Parcelado | Boleto Bancário |
Coordenador(a):
Turma(s):
Descrição Turma
Nesta turma, As aulas foram ministradas no Auditório do CETCC em São Paulo, GRAVADAS e EDITADAS, maximizando assim o aproveitamento do conteúdo. São liberadas em sequência, ou seja, o aluno assiste um módulo até o final, ao término preenche o formulário que comprova tê-la assistido e, automaticamente, a plataforma já libera a aula seguinte.
Parte prática: O Programa é complementado por Encontros Online ao Vivo com um dos professores do Curso para tirar dúvidas, orientações e Supervisão de Casos, todas as segundas-feiras das 18:30h às 21:30hs. IMPORTANTE: A participação é opcional e as horas de Supervisão frequentadas pelo aluno farão parte da composição da carga horária
Avaliação: Serão realizadas 5 avaliações periódicas através de provas múltipla escolha inseridas na plataforma digital com nota mínima igual a 5 (cinco) e direito a substitutiva.
Professores
Módulos
Princípios básicos da Terapia Cognitivo-comportamental
Investigação Clínica
Componentes da investigação clínica
Avaliação e Tratamento
Aspectos da TCC com crianças e adolescentes
Avaliação
Procedimentos e estrutura
Psicoeducação emoções
Relação das emoções, comportamentos e pensamentos
Efetividade da TCC em Crianças e Adolescentes
Protocolo de Atendimento – Técnicas
Elementares
Terapia Cognitivo-comportamental
Fundamentos históricos
Protocolo de Atendimento
Terapia Cognitivo-comportamental
Evidências de Efetividade
Protocolos e técnicas
Depressão Intervenções com jovens
deprimidos
Crenças e tríade cognitiva
Estrutura da sessão
Entrevista com os pais ou responsáveis
Entrevista com a criança ou adolescente
Procedimentos e técnicas para avaliação
Psicoeducação – definição
Psicoeducação das emoções
Habilidades emocionais
Habilidades emocionais – Regulação
Identificação dos Pensamentos
Disfuncionais
Reconstrução Cognitiva
Como realizar Reconstrução Cognitiva
O Modelo Cognitivo
Processamento Esquemático da Informação
Teoria Cognitiva da Depressão
TCC- Modelo Cognitivo
Os Dez Princípios da TCC
Aplicação do Modelo Cognitivo na Clínica Infantil
Protocolo
de Atendimento – Técnicas Elementares
Terapia
Cognitivo-comportamental Fundamentos históricos
Protocolo
de Atendimento
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Protocolos
e técnicas
Depressão
Intervenções com jovens deprimidos
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Terapia
Cognitivo-comportamental
Crenças
e tríade cognitiva
Fatores
interferentes no desenvolvimento das crenças centrais da criança e do
adolescente
Procedimentos
e técnicas
Estrutura
da sessão
Entrevista
com os pais ou responsáveis
Entrevista
com a criança ou adolescente
Habilidades
emocionais
Psicoeducação
das emoções
Identificação
dos Pensamentos Disfuncionais
Reconstrução Cognitiva
Estrutura da sessão
Estrutura das Sessões e Entrevista com Pais ou Cuidadores
Protocolo
de Atendimento – Técnicas Elementares
Terapia
Cognitivo-comportamental Fundamentos históricos
Protocolo
de Atendimento
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Protocolos
e técnicas
Depressão
Intervenções com jovens deprimidos
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Terapia
Cognitivo-comportamental
Crenças
e tríade cognitiva
Fatores
interferentes no desenvolvimento das crenças centrais da criança e do
adolescente
Procedimentos
e técnicas
Estrutura
da sessão
Entrevista
com os pais ou responsáveis
Entrevista
com a criança ou adolescente
Habilidades
emocionais
Psicoeducação
das emoções
Identificação
dos Pensamentos Disfuncionais
Reconstrução Cognitiva
Estrutura da sessão
Entrevista com a Criança ou Adolescente e Recursos para Avaliação
Protocolo
de Atendimento – Técnicas Elementares
Terapia
Cognitivo-comportamental Fundamentos históricos
Protocolo
de Atendimento
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Protocolos
e técnicas
Depressão
Intervenções com jovens deprimidos
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Terapia
Cognitivo-comportamental
Crenças
e tríade cognitiva
Fatores
interferentes no desenvolvimento das crenças centrais da criança e do
adolescente
Procedimentos
e técnicas
Estrutura
da sessão
Entrevista
com os pais ou responsáveis
Entrevista
com a criança ou adolescente
Habilidades
emocionais
Psicoeducação
das emoções
Identificação
dos Pensamentos Disfuncionais
Reconstrução Cognitiva
Estrutura da sessão
Psicoeducação das Emoções e Habilidades Emocionais
Psicoeducação das emoções
Técnicas
Emoções básicas e intensidades – emojis
Cartas das emoções
Árvore das emoções
Mapa dos rostos
Os sentimentos tem cores
Termômetro
Livros
Filmes
Habilidades emocionais
Regulação Emocional
Identificação dos Pensamentos automáticos disfuncionais e Reconstrução Cognitiva
Identificação dos Pensamentos
Disfuncionais
Balões de pensamentos
Frases incompletas
Mímica
Filmes
RPD
Reconstrução Cognitiva
Pensamento da Lagarta
RPD
Descoberta Guiada
RPD de 7 colunas
Filmes
Desenvolvimento Humano - Introdução
Desenvolvimento: campo de estudo
científico
Três principais domínios
Princípios – Ciclos da Vida
Impacto das variáveis no desenvolvimento humano
Desenvolvimento Humano - Períodos do Ciclo Vital
Principais Desenvolvimento Típicos em 8
Períodos do Ciclo Vital
Período Pré-natal (concepção ao
nascimento)
Primeira Infância (nascimento aos 3 anos
)
Segunda Infância (3 aos 6 anos)
Terceira Infância (6 aos 11 anos)
Adolescência (11 aos aprox. 20 anos)
Desenvolvimento Humano - Teorias Explicativas
Diversas
teorias explicativas
Perspectiva
da Aprendizagem
Perspectiva
Cognitiva – Jean Piaget
Estágios
do desenvolvimento cognitivo
Abordagem
Neurociência Cognitiva
Abordagem do Processamento da Informação
Perspectiva Etológica - J. Bowlby
Desenvolvimento Humano e Psicopatologias Infantis
Transtorno Mental na Infância e
adolescência
Saúde Mental na Infância e adolescência
Experiências adversas na Infância
Estresse Tóxico
Investigação Clínica
Desenvolvimento Humano e TCC
DSM V e a perspectiva do espectro
Transtorno mental – Investigação Clínica ChildBehavior Checklist (CBCL)
Child Behavior Checklist (CBCL)
Aprofundando o Modelo Cognitivo
Protocolo de Atendimento – Técnicas Elementares
Terapia Cognitivo-comportamental Fundamentos históricos
Protocolo de Atendimento
Terapia Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Protocolos e técnicas
Depressão Intervenções com jovens deprimidos
Terapia Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Terapia Cognitivo-comportamental
Crenças e tríade cognitiva
Fatores interferentes no desenvolvimento das crenças centrais da criança e do adolescente
Procedimentos e técnicas
Estrutura da sessão
Entrevista com os pais ou responsáveis
Entrevista com a criança ou adolescente
Habilidades emocionais
Psicoeducação das emoções
Identificação dos Pensamentos Disfuncionais
Reconstrução Cognitiva
Estrutura da sessão
Conceitualização Cognitiva Colaborativa e Formulação de Casos - Infantil
Definição
Funções da Conceitualização Cognitiva
Exemplos de Conceitualização Cognitiva
Análise Vertical
Análise Longitudinal
Objetivos da TCC
Plano de Tratamento: geral e específico
Técnicas de Investigação
Como identificar Pensamentos Automáticos
e Crenças
Técnicas de Investigação (início de
trabalho)
Cartas da emoções e pensamentos
Personagens e você
Rastreio Clínico - Instrumentos para Suporte da Avaliação e Diagnóstico
Psicometria
AvaliaçãoPsicológica
SATEPSI
Testes Psicológicos
Escalas, Inventários e Formulários
O rastreio na clínica cognitivo comportamental
Vantagens e Desvantagens dos
Instrumentos no Processo Terapêutico
Questionários e Inventários Infantis
Déficit ou Distorção Cognitiva
A função do Terapeuta
Rastreio Clínico - TDAH e TOD
Conhecendo e avaliando o TDAH
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
TDAH: Neurobiologia
Critérios Diagnósticos
Estudos internacionais de prevalência
Comorbidades
TDAH vs T.O.D
TOD
SNAP IV –Avaliando o TDAH
SNAP IV –Resultados
Disruptive Behavior Disorders Rating Scale
Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade
TOD
Transtorno de Conduta
Rastreio Clínico - TEA e Morbidade Psiquiátrica
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Diagnóstico
Pontos de Atenção: Sinais Precoces
Escala de Traços Autísticos
O que é ABA
Morbidade Psiquiátrica
Rastreio Clínico - Bullying Escolar, Autoconceito Infanto-Juvenil e Suporte Familiar
Investigando o Bullying Escolar
Bullying e a legislação brasileira
Tipos de bullying
Coleção EAB-E Escala de Avaliação do BullyingEscolar
Correção
Autoconceito
Coleção EAC-IJ - Escala de Autoconceito Infantil-Juvenil
deSuporte Familiar
Inventário de Percepção deSuporte Familiar - IPSF
Rastreio Clínico - Analisando os Padrões Comportamentais e Depressão Infantil
Hipótese básica da terapia cognitivo-comportamental (TCC)
O Rastreio na Clínica Cognitivo Comportamental
Analisando os padrões comportamentais
Resultados
Devolutiva em Passo-a-Passo
Depressão Infantil
Manifestações
Transtorno da Desregulação do Humor
Transtorno Depressivo Maior
Transtorno Depressivo Persistente
CDI –Child Depression Inventory
Neuroplasticidade
Nosso papel como terapeutas na TCC
Técnicas Cognitivas Comportamentais
Rastreio Clínico - Ansiedade e TOC
Ansiedade Infantil
Manifestações
Ansiedade Infantil: Neurobiologia
Como identificar brevemente sinais ansiosos?
SCARED- Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders
Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC)
Ansiedade Infantil: Como manejar?
TOC
Espectro do TOC (DSM-V)
TOC: Neurobiologia e Intervenção
Escala Dimensional para Avaliação de Presença e Gravidade de Sintomas Obsessivos-Compulsivos (DY-BOCS)
Intervenção TCC Infantil
Neuroanatomia e Neurofisiologia
Entendendo a Neurociência
Hipócrates
Tese Cardiocentrista
Tese Cefalometrista
Historicidade
Século XVII - René Descartes (1596-1650)
Séc. IX - Psicologia
Corrente Localizacionista
Corrente Interacionista
Final do Séc XIX – Busca de localização de funções
Phineas Gage
Postura conexionista
Século XX - Modelo citoarquitetônico
Década de 50
Neuropsicologia e 2ª Guerra Mundial
Alexander Luria (1902-1977)
Perspectiva sistêmica-sociocultural
Teoria do Sistema Funcional
O Cérebro Humano
Neurogênese
Neurofisiologia
Como o cérebro funciona
O Sistema Límbico
Transtornos do Neurodesenvolvimento - Deficiência Intelectual, de Linguagem, de Comunicação
Biologia do Neurodesenvolvimento
Neurodesenvolvimento
Sistema Nervoso
Neuroimagem intra-útero
Neurodesenvolvimento atípico
Transtornos do Neurodesenvolvimento
CID 11
Deficiência Intelectual
A inteligência e suas alterações
Transtornos de Comunicação
A linguagem e suas alterações
Transtornos do espectro autista
Outros Transtornos do neurodesenvolvimento
TDAH
TDAH e as Bases Biológicas
Transtornos do Neurodesenvolvimento - Diagnóstico
Biologia do Neurodesenvolvimento
Neurodesenvolvimento
Sistema Nervoso
Neuroimagem intra-útero
Neurodesenvolvimento atípico
Transtornos do Neurodesenvolvimento
CID 11
Deficiência Intelectual
A inteligência e suas alterações
Transtornos de Comunicação
A linguagem e suas alterações
Transtornos do espectro autista
Outros Transtornos do neurodesenvolvimento
TDAH
TDAH e as Bases Biológicas
Transtornos do Neurodesenvolvimento - Diagnóstico TEA
Reedição março 2023
Dr. Drauzio Varela entrevista Dr. José Salomão Schwartzman - TEA
Reedição março 2023
Transtornos de ansiedade e técnicas em TCC
Transtorno Mental na Infância e adolescência - Prevalência
Transtorno Mental Infância e adolescência - RISCOS
Fatores de risco para Transtornos de Ansiedade
DSM - V Transtornos de Ansiedade
Ansiedade
Atenção aos quadros mistos de ansiedade, depressão e comorbidades.
Ansiedade
Esquemas cognitivos – Baseados na ameaça
Respostas comportamentais
Atenção a ansiedade e medos comuns na infância e adolescência
Protocolos de intervenções em TCC
Intervenções em TCC
Ansiedade e Depressão Infantil: Visão Psiquiátrica
Ansiedade e Depressão
Infantil: Visão Psiquiátrica
Transtornos depressivos e técnicas em TCC
Cognição e sintomatologia depressiva
Manifestações Emocionais
Manifestações Cognitivas e Motivacionais
Delírios
Exame Clínico
Prognóstico
Recorrências
Prognóstico – Suicidio
Etiologia
Tipos de Depressão
Especificadores
Estudo de Caso
Modelo Cognitivo da Depressão
Escalas de Beck
Outras escalas
TCC e Transtorno Obsessivo Compulsivo na Infância e Adolescência
Transtorno Obsessivo Compulsivo-TCC
O Transtorno
Diagnóstico Diferencial
Desenvolvimento do TOC e Curso
Tratamento TCC
Avaliação da Personalidade no contexto da TCC Focada em Crianças e Adolescentes
Modelo Psicobiológico de Cloninger
Personalidade – Aaron Beck e TCC
Transtorno de Personalidade
Avaliando a personalidade
BFP – Bateria Fatorial de Personalidade
BFP - aplicação
BFP - correção
Neuroticismo
Extroversão
Socialização
Realização
Abertura
Apuração do BFP
Interpretação
HTP – House, Tree and Person
HTP - Aplicação
HTP - Interpretação
HTP - Inquérito
HTP – Observações importantes
Pirâmides Coloridas de Pfister
Análise dos resultados
Habilidades Sociais aplicadas à Clínica Infantil e Adolescente
Habilidades Socias
Emoções básicas e intensidades
Mapa dos Rostos
Os sentimentos tem cores
Leitura de Livro
Caixa de Pandora
Palavras Mágicas
Aprender o conceito de empatia
Leitura do livro
Treinar Empatia
Aprender o conceito de assertividade
Treinar assertividade
Formulário de Resolução de Situação Problema
Aprender as classes de perguntas
Uma mensagem para você
Treinar fazer amigos
Aprendizagem das Habilidades Sociais
Instrumentos de Avaliação
Fundamentos da Terapia Comportamental
Interação com ambiente
Definições
Comportamento operante
Motivação - 2 tipos
Tipos de reforçadores
Tríplice Contingência
Generalização
Exemplos de comportamentos operantes
Extinção operante
Extinção operante
Modelagem
Novas respostas
Avaliação
Exemplo de intervenção
Operantes verbais primários
Comportamento controlado verbalmente (controle por regras)
Depressão
Desamparo aprendido
Chronic mild stress (CMS)
Comparação entre Desamparo e CMS
“Intervenção” em CMS no laboratório
Supressão Condicionada
Diferença entre ansiedade e desamparo
Mindfulness para Crianças e Adolescentes
Respiração
Recursos
Funcionamento Neuropsicológico
Processamento da Aprendizagem
Estratégias Neurobiológicas para aprender
História da Meditação
Mindfulness e o Cérebro
Sistema Límbico
Córtex pré- frontal
Produtividade
Exercício Atenção ao outro
Mindfullness
Mente presente
Sair do piloto automático
Exercício Mente no Pote
Programa de 8 semanas de Harvard
Benefícios da Mindfullness
Como obter Atenção Plena
Exercício Atençao aos sons
Exercício Bola Mágica
Adolescentes e Adultos
Exercício Pulseira de Continhas
Como tratar Transtorno Opositor Desafiador
Psiquiatria infantil Transtornos externalizantes
Transtornos externalizantes - Disruptivos do Controle de Impulsos e da Conduta
Transtorno Opositivo Desafiador (T.O.D.)
T.O.D.- critério diagnóstico – DSM-V
T.O.D.- Fatores de risco
T.O.D. – Curso
Intervenção Cognitivo Comportamental para crianças e adolescentes com transtorno externalizantes – T.O.D.
T.O.D. - Avaliação
Avaliação - Motivo do encaminhamento
Avaliação - Dados do desenvolvimento
Avaliação - Histórico escolar
Avaliação - Histórico médico
Avaliação - Rotina
Dados relevantes - Versão brasileira do “Child Behavior Checklist for ages 6-18”
Avaliação - Entrevista com os pais
Avaliação - SNAP
Avaliação - Avaliação psicopedagógica
Avaliação - Entrevista na escola
SNAP – V preenchido pela escola
Avaliação - Conclusões iniciais
Planejamento de Intervenção Cognitivo-comportamental
Psicoeducação da emoção
Treinamento de habilidades
Habilidades metacognitivas
Orientação Parental
Intervenção escolar
Treinamento para Pais e orientação escolar - Crianças Opositoras
O que é comportamento desafiador?
O que os pais precisam saber sobre o comportamento desafiador?
Aprender a observar o comportamento desafiador
O que a criança ou adolescente está tentando nos falar?
Prosperidade e Habilidades Significativas
Mau Comportamento ou Modo de Sobrevivência?
Os Quatro objetivos e crenças
Como iniciar?
O que fazemos e o que geramos?
Compreenda as chaves do comportamento
Orientações – atenção indevida
Orientações – poder mal dirigido
Orientações – vingança
Orientações – inadequação assumida
Perguntas que os educadores e professores precisam aprender
Orientação para educadores no contexto escolar
Workshop Orientação a Pais com Dra Carmem Beatriz Neufeld
- A Importância da Orientação Familiar no Processo Psicoterapêutico
- Psicoeducação
- Pais mais confiantes e envolvidos no Processo
- Como orientar os comportamentais dos pais independente de seus filhos
- Traçando objetivos
- Mediando conflitos
Workshop Orientação a Pais com Dra Carmem Beatriz Neufeld
- A Importância da Orientação Familiar no Processo Psicoterapêutico
- Psicoeducação
- Pais mais confiantes e envolvidos no Processo
- Como orientar os comportamentais dos pais independente de seus filhos
- Traçando objetivos
- Mediando conflitos
Transtornos de Aprendizagem: Identificação e Encaminhamentos
Fatores envolvidos na aprendizagem
Dificuldade ou Transtorno/Distúrbio?
Importância do Esclarecimento
Deficiência Intelectual ou Distúrbio de Aprendizagem?
Importância do Diagnóstico
Diferenças entre DI e DA
Dislexia
Disgrafia
Disortografia
Discalculia
Transtorno de Aprendizagem Não-Verbal
Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade TDAH
TCC para Lutos e Perdas na Infância e Adolescência
Representação da morte
A morte faz parte da vida
Quatro pilares da elaboração do luto
Manifestações de luto em crianças e adolescentes (Papalia e Feldman)
Alterações que podem surgir durante o processo de luto
Aprendendo a lidar com perdas
Crianças que perderam um progenitor
Luto na adolescência
Fases do Luto (Bowbly)
Processo Dual (Stroebe e Schut)
Tcc pra crianças e adolescentes
Manejo do luto na TCC
Atendimento do luto no enfoque da TCC
Psicoeducação
A arte de falar de morte com crianças
Erros ao falar sobre morte com crianças
As seis necessidade do luto infantil (WOLFET)
Dez maneiras de ajudar a criança no enfrentamento da perda e do luto
Quando levar a criança ao psicólogo para ajudar a lidar com a perda
Quatro pontos fundamentais do luto
Conclusão
Orientação Profissional
Orientação Vocacional x Orientação Profissional
O que é vocação
A escolha profissional
A entrevista vocacional
Fatores relevantes no processo de análise
Roda da vida
Saúde e Disposição
Desenvolvimento intelectual
Equilíbrio emocional
Profissional
Realização e propósito
Recursos financeiros
Contribuição Social
Relacionamentos
Família
Desenvolvimento amoroso
Vida social
Qualidade de vida
Criatividade, hobbies e diversão
Plenitude e felicidade
Espiritualidade
Genoprofissiograma
Para cada pessoa investigar
A Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP)
RIASEC
Âncoras de Carreira
Aplicação Online
Sexualidade na infância e adolescência - Educação sexual
O que é Sexualidade
O que é Educação Sexual
Quando nascem as emoções
Desenvolvimento neurológico
Perspectiva Desenvolvimento Cognitivo Jean Piaget
Autoconceito
Autoconceito e Cognição Social
Autoconceito e identidade de gênero
Perspectivas do desenvolvimento do gênero
Como as crianças adquirem os papeis de gênero e os estereótipos de gêneros
Educação sexual aos pais
Orientação e Educação sexual aos pais
Educação sexual aos pais manifestação da sexualidade
Desenvolvimento emocional e social
Desenvolvendo habilidades
Desenvolvimento neurológico e físico
Puberdade e Adolescência
Gênero e Sexualidade
Sexualidade e saúde mental
Sexo não binário ou binário
LGBTQIAPN+
Como tratar Dependência Química: Prevenção e Tratamento na infância e adolescência
O Que é Dependência Química?
O que são drogas psicotrópicas?
O Sistema de recompensa é responsável por
O que leva o indivíduo a usar drogas?
Adolescência
Fatores de risco
Fatores de proteção
Diferença entre uso, abuso e dependência
Critérios para dependência de substância
Classificação das drogas
Drogas Depressoras
Drogas Estimulantes
Drogas Perturbadoras
Álcool - Porta de entrada para outras drogas
Maconha
Cocaína
Crack
Ecstasy
Audit
Assist – Teen
A Dependência Química e o Modelo Cognitivo de Aaron Beck
Crenças do Dependente Químico
Crenças que facilitam o uso de drogas
Desafio
Considerações Importantes
Estrutura das sessões
Relação Terapêutica
Identificação da Demanda
RPD
Avaliação e Contestação dos Pensamentos
Anotações de Sessão
Psicoeducação
Técnica de resolução de problemas
Baralho do exagero
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 1 – Desenvolvimento - Fatores Biológicos
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 2 – Desenvolvimento - Fatores Ambientais
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 3 – Estresse Precoce e Psicopatologias
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 4 – O Processo Terapêutico
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 5 – Fases da Terapia
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 6 – Trabalhando as Emoções
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 7 – Trabalhando os Pensamentos
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 8– Trabalhando os Comportamentos
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Teoria do Apego, Perda e Separação, de John Bowlby
Objetivos
Apego em macacos - Harlow
Teoria do apego
Influências
Formulações
Desenvolvimento do Apego
A quem a criança se apega
Padrões de Apego
Apego Seguro - Infância
Apego Seguro - Adulto
Apego Inseguro Evitativo
Apego Evitativo - Adulto
Apego Ansioso/Ambivalente
Apego Ansioso/Ambivalente Adulto
Apego Desorganizado
Apego Desorganizado - Adulto
Contribuições
Esquemas
Representações Cognitivas
Estilos Parentais
Apego Inseguro – Esquemas Associados
Intervenções Terapêuticas
Psicoeducação
Reparação Parental Limitada
Conclusão
Teoria do Apego 2 - Teoria do Apego e suas Formulações
Objetivos
Apego em macacos - Harlow
Teoria do apego
Influências
Formulações
Desenvolvimento do Apego
A quem a criança se apega
Padrões de Apego
Apego Seguro - Infância
Apego Seguro - Adulto
Apego Inseguro Evitativo
Apego Evitativo - Adulto
Apego Ansioso/Ambivalente
Apego Ansioso/Ambivalente Adulto
Apego Desorganizado
Apego Desorganizado - Adulto
Contribuições
Esquemas
Representações Cognitivas
Estilos Parentais
Apego Inseguro – Esquemas Associados
Intervenções Terapêuticas
Psicoeducação
Reparação Parental Limitada
Conclusão
Teoria do Apego 3 - Desenvolvimento do Apego
Objetivos
Apego em macacos - Harlow
Teoria do apego
Influências
Formulações
Desenvolvimento do Apego
A quem a criança se apega
Padrões de Apego
Apego Seguro - Infância
Apego Seguro - Adulto
Apego Inseguro Evitativo
Apego Evitativo - Adulto
Apego Ansioso/Ambivalente
Apego Ansioso/Ambivalente Adulto
Apego Desorganizado
Apego Desorganizado - Adulto
Contribuições
Esquemas
Representações Cognitivas
Estilos Parentais
Apego Inseguro – Esquemas Associados
Intervenções Terapêuticas
Psicoeducação
Reparação Parental Limitada
Conclusão
Teoria do Apego 4 - Tipos de Apego
Objetivos
Apego em macacos - Harlow
Teoria do apego
Influências
Formulações
Desenvolvimento do Apego
A quem a criança se apega
Padrões de Apego
Apego Seguro - Infância
Apego Seguro - Adulto
Apego Inseguro Evitativo
Apego Evitativo - Adulto
Apego Ansioso/Ambivalente
Apego Ansioso/Ambivalente Adulto
Apego Desorganizado
Apego Desorganizado - Adulto
Contribuições
Esquemas
Representações Cognitivas
Estilos Parentais
Apego Inseguro – Esquemas Associados
Intervenções Terapêuticas
Psicoeducação
Reparação Parental Limitada
Conclusão
Teoria do Apego 5 - Apego Inseguro Evitativo
Objetivos
Apego em macacos - Harlow
Teoria do apego
Influências
Formulações
Desenvolvimento do Apego
A quem a criança se apega
Padrões de Apego
Apego Seguro - Infância
Apego Seguro - Adulto
Apego Inseguro Evitativo
Apego Evitativo - Adulto
Apego Ansioso/Ambivalente
Apego Ansioso/Ambivalente Adulto
Apego Desorganizado
Apego Desorganizado - Adulto
Contribuições
Esquemas
Representações Cognitivas
Estilos Parentais
Apego Inseguro – Esquemas Associados
Intervenções Terapêuticas
Psicoeducação
Reparação Parental Limitada
Conclusão
Teoria do Apego 6 - Apego Desorganizado
Objetivos
Apego em macacos - Harlow
Teoria do apego
Influências
Formulações
Desenvolvimento do Apego
A quem a criança se apega
Padrões de Apego
Apego Seguro - Infância
Apego Seguro - Adulto
Apego Inseguro Evitativo
Apego Evitativo - Adulto
Apego Ansioso/Ambivalente
Apego Ansioso/Ambivalente Adulto
Apego Desorganizado
Apego Desorganizado - Adulto
Contribuições
Esquemas
Representações Cognitivas
Estilos Parentais
Apego Inseguro – Esquemas Associados
Intervenções Terapêuticas
Psicoeducação
Reparação Parental Limitada
Conclusão
Teoria do Apego 7 - Alterando os Modelos de Apego
Objetivos
Apego em macacos - Harlow
Teoria do apego
Influências
Formulações
Desenvolvimento do Apego
A quem a criança se apega
Padrões de Apego
Apego Seguro - Infância
Apego Seguro - Adulto
Apego Inseguro Evitativo
Apego Evitativo - Adulto
Apego Ansioso/Ambivalente
Apego Ansioso/Ambivalente Adulto
Apego Desorganizado
Apego Desorganizado - Adulto
Contribuições
Esquemas
Representações Cognitivas
Estilos Parentais
Apego Inseguro – Esquemas Associados
Intervenções Terapêuticas
Psicoeducação
Reparação Parental Limitada
Conclusão
Teoria do Apego 8 - Tarefas do Terapeuta
Objetivos
Apego em macacos - Harlow
Teoria do apego
Influências
Formulações
Desenvolvimento do Apego
A quem a criança se apega
Padrões de Apego
Apego Seguro - Infância
Apego Seguro - Adulto
Apego Inseguro Evitativo
Apego Evitativo - Adulto
Apego Ansioso/Ambivalente
Apego Ansioso/Ambivalente Adulto
Apego Desorganizado
Apego Desorganizado - Adulto
Contribuições
Esquemas
Representações Cognitivas
Estilos Parentais
Apego Inseguro – Esquemas Associados
Intervenções Terapêuticas
Psicoeducação
Reparação Parental Limitada
Conclusão
Terapia do Esquema Infantil e Adolescente
Teoria Focada no Esquema para Crianças e Adolescentes
Terapia Focada no Esquema Conceitos Centrais
Necessidades Emocionais Básicas Apego e Pertencimento
Necessidades Emocionais Básicas Autonomia e Autoafirmação
Necessidades Emocionais Básicas Limites Realistas, Estrutura e Orientação
Necessidades Emocionais Básicas Valorização, Autoestima e Reconhecimento
Necessidades Emocionais Básicas Prazer, Diversão e Espontaneidade
O que é Esquema Reação Emocional
Com o Esquema
Modos Esquemáticos
Modo Criança Vulnerável
Modo Criança Raivosa
Modo Criança Indisciplinada
Modos de Coping
Modo de Coping Resignado
Modo de Coping Evitativo
Modo de Coping Hipercompensatório
Modos Pais (Vozes) Disfuncionais
Modo Punitivo/Crítico
Modo Demandante Crítico
Modos Saudáveis/Funcionais
Reparentalização Limitada
Mode Flipping
Colisão dos Modos
A TE não é indicada
Objetivos da TE para Criança e Adolescente
Desafios
Relação Terapêutica
Psicoeducação
Apego e Pertencimento
Autonomia e Autoafirmação
Limites e Orientação
Gostar de Si e Ser Reconhecido
Prazer, Diversão e Ser Você Mesmo
Psicoeducação
Time dos Modos
A respeito de Modos
Entrevistas dos Modos
Atividade
Conceitualização
Intervenções Específicas
Fortalecer os Modos Positivos
Levando pra vida
Como tratar os Modos
Objetivos da Terapia Focada no Esquema
Diálogo entre modos
Casa Interior
Coaching com Pais
Exemplos de ciclo de interação de Modos
Orientando e acolhendo os Pais
Violência e Bullying na Infância e Adolescência
A ocorrência de violência na infância
Diretrizes legais
Violência Direta x Violência Indireta
Violências: Doméstica x Intrafamiliar
Violência Urbana
Tipos de violência
A banalização da violência e a exposição de estímulos inadequados ao desenvolvimento infantil.
Exploração Sexual Infantil
Bullying e Cyberbullying
O ECA e o Sistema de Garantia de Direitos
O atendimento psicoterapêutico na TCC
Protocolo de atendimento na TCC
Técnicas empregadas na TCC
Estudo de caso – Conceitualização Cognitiva
Para Trabalhar com pais e professores
Intervenções Utilizadas
TCC no manejo dos Transtornos Alimentares e do Transtorno Dismórfico Corporal
Definição
Anorexia Nervosa
Bulimia Nervosa
Transtorno de Compulsão Periódica
Crença e Erros Cognitivos
Sintomas devido a desnutrição e alteração neuroendócrina
Pensamento e Comportamento
Transtorno do Comer Compulsivo
Tratamento
Fluxograma da Conceitualização de caso
Obesidade
Tratamento Nutricional
Tratamento Cognitivo Comportamental
Técnicas
Psicologia Positiva Aplicada à Infância e Adolescência
Percurso histórico
Psicoterapia Positiva
Redução de sintomas não significa que a pessoa está feliz.
As vantagens da Psicologia Positiva na clínica infantil
Pilares da Psicologia Positiva
Teoria para a construção do bem-estar (PERMA)
Emoções Positivas
Como controlar a fisiologia das emoções?
Engajamento
Como treinar o engajamento?
Relações
Significado
Realizações
Forças de Caráter
Apresentação Positiva
Diário da Gratidão
Trabalhando o Otimismo
Como tratar Distúrbios do Sono na Infância e Adolescência
Sono- O que é?
Sono Normal
Arquitetura do sono
Porque dormimos?
Funções do Sono
Sono normal das crianças
Bases Neurofisiológicas: Introdução
Estados de sono (rn)
Estados de sono no recém nascido
O Primeiro ano de vida: Organização do sono
Dos dois aos seis anos: Organização do sono
Recém Nascido (0 a 3 meses)
Bebês de 3 meses a 1 ano
Bebês de 1 a 3 anos
Pré-escolares 3 a 5 anos
Escolares 6 a 12 anos
Adolescentes 12 a 18 anos
Adolescentes
Distúrbios do Sono na Criança
Insônia Comportamental da Infância
Distúrbio de associação
Distúrbio da falta de limite
Prevenção
Sono e Apego Seguro
Distúrbios Respiratórios do Sono
Sítio obstrutivo
SAOS
Consequências da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS)
Tratamento
Síndrome das Pernas Inquietas
Critérios diagnósticos para SPI
Outros distúrbios do movimento
Sono e aprendizagem
Higiene do Sono
Controle do Impulso e Regulação Emocional na adolescência
Quem é o adolescente que faz terapia? Como ele chega ao nosso consultório?
Acolhimento e Queixas Iniciais
Adolescência ou Adolescências?
Afinal, tudo são os hormônios?
Transformações Físicas
Cérebro Adolescente
Mudanças no Córtex Cerebral
Pesquisas Recentes
Alterações Neuroquímicas
E o que isso tem haver com o desenvolvimento psicológico?
Aspectos Psicológicos das Transformações
E quando o desenvolvimento é disfuncional?
Algumas Preocupações
Fatores de Risco x Fatores de Proteção
Quais são os transtornos da desregulação emocional mais comuns na adolescência?
DSM-5
Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor
Transtorno Depressivo Maior
Transtorno da Personalidade Borderline
Como falar de Transtorno de Personalidade em uma adolescência em desenvolvimento?
Tratamentos Baseados em Evidências
Contribuições da Terapia Cognitiva Comportamental de Beck
Contribuições da Terapia Dialética Comportamental
O que é a Terapia Dialética Comportamental?
Princípios Básicos da DBT
Desregulação Emocional na DBT
Habilidades do Terapeuta na DBT
Estratégias de Tratamento na DBT
Metas de Tratamento na DBT
Cuidados no Tratamento na DBT
Protocolos de Atendimentos
Primeiro Momento: Avaliação
Formulação de Caso dentro da TCC
Plano de Tratamento
Treinamento de Habilidades Sociais
Pré-Tratamento: Contrato Terapêutico
Como colocar isso tudo em Prática?
Exemplo de Formulação de Caso
Exemplo de Plano de Tratamento TCC/Dialética
Sugestões de Atividades: Pré-Tratamento
Sugestões de Atividades: Metas Primárias Urgentes
Sugestões de Atividades: Promoção de Habilidades
Sugestão de Atividade: ACALME-SE
Sugestões de Atividades: Promoção de Habilidades
Sugestão de Atividade: IMPROVE THE MOMENT
Sugestões de Atividades: Promoção de Habilidades
Sugestões de Atividades Metas Secundárias
Sugestão de Atividades Terciárias e Prevenção de Recaída
Modelo de Atendimento
Orientação de Pais
Pais e Filhos
Elaboração de Prontuários e documentos Psicólogicos
Documentos psicológicos
Prontuários
Documentos escritos
Princípios Fundamentais na elaboração de documentos
Modalidade de Documento - Resolução anterior RES CFP 07/03
Modalidade de Documento - Resolução CFP 06/19
Declaração
Atestado Psicológico
Relatório Psicológico
Laudo Psicológico
Parecer Psicológico
Guarda dos documentos
Destino e envio dos documentos
Prazo de validade do conteúdo dos documentos
Entrevista devolutiva
Erros comuns e formas alternativas de escrever
O que é um prontuário?
Resolução CFP 01/09
Transformando as anotações em registros de evolução
Prontuário
Guarda dos Documentos e prontuários
Enurese
Problema restrito ao ambiente familiar
Como é classificada no DSM-V
Comorbidades
Enurese Infantil
Fisiopatologia da Enurese
Etiologia da Enurese
Produção excessiva de urina durante o sono
Hiperatividade Detrusora
Como a família reage a Enurese?
TCC e enurese
Principais Técnicas
Anamnese Direcionada
Psicoeducação
Diário miccional
Alarme
Prevenção a Recaída
Tratamento Medicamentoso
Técnicas Alternativas
Acupuntura
Hipnoterapia Cognitivo Comportamental
Fisioterapia pediátrica
Técnicas Cognitivas Comportamentais
Ventilação Escrita
Identificação dos pontos de tensão
A colaboração dos pais no tratamento
Suicídio e Comportamentos Autolesivos
Suicídio
Tentativas de suicídio
Depressão Sintomatologia
4 componentes do suicídio
Suicídio Tríade cognitiva
Mitos
Instrumentos de avaliação
Perguntas que devem ser feitas
Intervenções TCC
Comportamentos autolesivos
Intervenção TCC
Habilidades para a Vida e Resiliência
Habilidades para Vida
Habilidades Sociais
Expressividade e comunicação assertiva
Emoções básicas e intensidades
Mapa dos Rostos
Comunicação Positiva
Autocontrole
Civilidade
Empatia
Assertividade
Treinar assertividade
Solução de problemas interpessoais
Fazer amigos