Pós-graduação em Terapias Cognitivo-comportamentais de Beck
Pós-graduação Lato sensu modalidade Híbrida- Carga Horária 360 horas
- Reconhecido MEC e CFP
- Módulos75
- Duração 18 meses
Descrição
A Terapia Cognitivo-Comportamental é um tratamento de resultados a curto prazo, voltada para objetivos definidos e focada em problemas específicos. Baseia-se, fundamentalmente, no conceito de que alterar os pensamentos possibilita mudanças comportamentais. A tríade cognitiva, a saber, pensamentos, emoções e comportamentos é um dos principais pressupostos dessa terapia.
A demanda pela terapia cognitivo-comportamental tem crescido em proporção maior que a quantidade de psicólogos formados na abordagem. Calcula-se que, em futuro próximo, haverá falta de profissionais para atender as necessidades da população em termos de psicoterapia cognitivo-comportamental. Esta é uma tendência que se verifica em todas as partes do mundo, atualmente.
O objetivo do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO é proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos da técnica terapêutica cognitivo-comportamental, conforme pesquisada, proposta e refinada por Aaron e Judith Beck, assim como de todas as técnicas psicoterapêuticas utilizadas pela TCC, para obter resultados satisfatórios e permanentes com os clientes, favorecendo saúde e qualidade de vida emocional a todos os que procuram um processo psicoterapêutico.
Onde Exerce: Clínicas, centros médicos, hospitais, centros de atendimento multidisciplinar e ambiente corporativo
Publico Alvo: Psicólogos, estudantes de psicologia concludentes e médicos psiquiatras
Tabela de Investimento:
Valores até: | Transferência PIX | Cartão de Crédito | PIX Parcelado | Boleto Bancário |
---|---|---|---|---|
31/12/2024 | 1 x 14.511,00 | 18 x 960,00 24 x 800,00 | 18 x 915,00 24 x 718,00 | 18 x 915,00 24 x 718,00 |
Valores até: | Transferência PIX | Cartão de Crédito | PIX Parcelado | Boleto Bancário |
Turma(s):
- Início do Curso10/03/2025
- Final do Curso 29/06/2026
- Todas as(os) Segundas-feiras
- Das 18:00 às 22:00
Descrição Turma
Nesta turma E2251H, os alunos podem assistir as aulas de forma Presencial no auditório CETCC, ou remotamente nos dias em que são ministradas. Também podem assistir posteriormente pois as aulas são gravadas e disponibilizadas por 30 dias na Área do Aluno, sem qualquer custo adicional.
Parte prática: O Programa é complementado por Encontros Online ao Vivo com um dos professores do Curso para tirar dúvidas, orientações e Supervisão de Casos, todas as segundas-feiras das 18h as 20hs e quartas-feiras das 11h as 13h. IMPORTANTE: A participação é opcional e as horas de Supervisão frequentadas pelo aluno farão parte da composição da carga horária
Avaliação: Serão realizadas 5 avaliações periódicas através de provas múltipla escolha inseridas na plataforma digital com nota mínima igual a 5 (cinco) e direito a substitutiva.
Período das Aulas: Segundas-feiras, das 18h as 22h, conforme Programação abaixo (clique no módulo para detalhes de conteúdo)
Coordenador(a):
Módulos
AULA INAUGURAL ENCONTRO DE MESTRES
Histórico e Fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental
Bases
Filosóficas e Histórias da Terapia Comportamental
Influências importantes da Formação da TCC
Terapia Comportamental
Fatores Históricos Relevantes
Origens do Cognitivismo
Terapia Cognitiva - Esquemas
TCC - Modelo Cognitivo
Crenças Centrais
TCC: Os 10 Princípios
Princípios
Básicos da TCC
Psicopatologias segundo a TCC
Foco do Terapeuta em TCC
Foco Central da TCC
Reestruturação Cognitiva
Mitos e Preconceitos da TCC
Esquemas, Crenças Centrais e Intermediárias e Pensamentos Disfuncionais Grátis
Esquemas
Abordagem Piagetiana
Organização Cognitiva
Formação de um Esquema
Conceito e Definição de Esquemas
Processamento Automático da Informação
Viés Confirmatório
Profecia Catrastrófica
Autoperpetuação
Crenças Centrais, Básicas ou Nucleares
Crenças Intermediárias ou Subjacentes
Estilos de Enfrentamento
Manutenção da Crença
Evitação da Crença
Compensação da Crença
Identificando e Flexibilizando Pensamentos Automáticos Disfuncionais
Técnicas
para identificar PAD
Reconhecimento das Mudanças de Humor
Psicoeducação
Como identificar as Crenças
Descoberta Guiada (Dramatização)
Modificação de Pensamentos Automáticos Disfuncionais
Distorções ou Erros Cognitivos
Pensamentos Distorcidos
Pensamentos Automáticos Disfuncionais
Desencadeantes e Estimulantes
Reações do Paciente
Situações e Reações
Técnicas Básicas da TCC – RPD e Questionamento Socrático
Registro de Pensamentos Disfuncionais
Principal Instrumento da TCC
Objetivos do RPD
Vários Modelos de RPD (3, 4, 5 e 7 colunas)
Distorções Cognitivas
Importância da Classificação das Distorções Cognitivas
Debate Socrático
Modificando crenças centrais e subjacentes
Técnicas
específicas para mudanças de pressupostos e crenças centrais
Técnicas
comportamentais
Técnicas Avançadas da TCC Teoria
• Modificando crenças centrais e subjacentes
• Técnicas específicas para mudanças de pressupostos e crenças centrais
• Técnicas comportamentais
Técnicas Avançadas da TCC Prática
• Modificando crenças centrais e subjacentes
• Técnicas específicas para mudanças de pressupostos e crenças centrais
• Técnicas comportamentais
Raciocínio Clínico: Conceitualização Transversal - Estudo de Caso (Online ao Vivo)
Conceitualização Cognitiva Colaborativa
Definição
Funções da Conceitualização Cognitiva
Exemplos de Conceitualização Cognitiva
Análise Vertical
Análise Longitudinal
Objetivos da TCC
Plano de Tratamento: geral e específico
Avaliação Inicial e Estrutura das Sessões
Metas e Estrutura da Primeira entrevista
Metas do Terapeuta na Entrevista Inicial
Estrutura da Primeira Entrevista
Itens Relevantes da Agenda
Confiança e Rapport
Estabelecendo a Agenda
Checagem de Humor
BDI
BAI
BHS
BSS
Revisão da queixa apresentada, identificação de outros problemas e estabelecimento de metas
Modelo Cognitivo
Percepção do Modelo Cognitivo pelo Paciente
Expectativas para a Terapia
Educando o Paciente sobre seu transtorno
Resumo de final de sessão e tarefa de casa
Feedback
Sessão 2 em diante: Estrutura e forma
Verificação do Humor
Ponte com a sessão anterior
Roteiro de Ligação de sessão
Estabelecimento de Roteiro ou agenda da sessão
Revisão da Tarefa de Casa
Resumos Periódicos
Resumo final e feedback
Da sessão 3 em diante
Flexibilização Cognitiva
Vulnerabilidade Cognitiva e TCC
Reestruturação Cognitiva
Mindset
Mudança das Reações
Alteração dos comportamentos
Adaptação cognitiva
Debate ou Questionamento Socrático
Ironia
Maiêutica
Descoberta Guiada
Rigidez Cognitiva
O que acontece quando não há flexibilização dos
pensamentos?
Princípios da flexibilidade
Emoções e Regulação Emocional
• Emoção é igual ou diferente de sentimento?
• Darwin e as Emoções
• Ekman e as Emoções
• james e as Emoções
• Cognitivismo e as Emoções
• Culturalismo e as Emoções
• Componentes da emoção
• Sentimentos
• Afetos
• Behaviorismo metodológico – Watson
• Teoria das Emoções – James e Lange
• Teorias cognitivas e da atribuição das emoções
• Estruturas cerebrais na formação das emoções
• Emoções básicas ou primárias
• Mitos Emocionais e Desafios aos Mitos Emocionais
• Sistemas de Regulação
• Na Prática Clínica
• Regulação Emocional – Técnicas Cognitivo-comportamentais
• Terapia do Esquema Emocional
Técnicas de Regulação Emocional
Aplicação das Escalas de Beck
Como Formular Caso em TCC
Uma formulação de caso é um modelo
Vantagens e Resultados
Compreensão global e completa do paciente e de seu caso
Processos de manutenção ou Fatores Perpetuadores – Flexibilizar
Se você faz sempre a mesma coisa, não espere resultados diferentes
Formulação de Caso Diagnóstica
Formulação de Caso Clínica
Formulação de Caso Cultural
Obstáculos ou Dificuldades
Pontos Fortes - Resiliência
Planejamento Terapêutico – Curto e Longo prazo
Metas Terapêuticas – Manutenção do Foco do Terapeuta
Recursos Terapêuticos (Abordagens, Técnicas, Inventários, Escalas, etc)
Caso Formulado = Paciente satisfeito
Bibliografia
Revisão e Supervisão em TCC
Psicoeducação em TCC
Ansiedade - como tratar com TCC
Ansiedade - como tratar com TCC
Como tratar TOC com TCC
TOC
e Transtornos Relacionados
Transtorno
Obsessivo Compulsivo e doenças relacionadas
Problemas
que NÃO são classificadas como TOC e afins
Etiologia
do TOC
Medos
e Evitações
Obsessões
Modelo
Cognitivo Comportamental – TOC
Modelo
Biopsicossocial da TCC
TOC
segundo a Teoria da Evolução
Acumulação
Avaliação
clínica na TCC
Escalas
para sondagem clínica
Registros
e automonitoramento na TCC (exemplo)
Exemplos
de obsessões
Exemplos
de Compulsões
Estratégias
de Tratamento
Modelo
Cognitivo para TOC
Características
cognitivas do TOC
Questionamento
socrático para desafiar crenças (TOC)
Desafiando
pensamentos e pressupostos
Técnicas
Cognitivas
Efeito
Urso Branco
Mindfulness
e ACT
Adesão
e desafios no Tratamento
Orientação e Intervenção com familiares
Estudo de caso
Como tratar TEPT com TCC
Transtorno de Stress Pós
Traumático e TCC
História
Modelo Biopsicossocial de
Regulação
Modelo Stress e Ansiedade
Complexidade do TEPT-I
Complexidade do TEPT-II
Desenvolvimento do TEPT
DSM – V: Trauma e Transtornos
relacionados ao stress e ansiedade
Critério A – Evento traumático
no DSM-V
Tempo de início dos sintomas
TEPT- Evolução, Curso e Prognóstico
Alguns Estudos sobre o TEPT
Farmacologia e TEPT
Protocolo de Atendimento na
TCC
TEPT e Baixa Motivação ao
Tratamento
Alguns exemplos das distorções
cognitivas do TEPT
Tríade Cognitiva do TEPT
TEPT e sintomas
TEPT e crenças Intermediárias
Distorções Cognitivas no TEPT
e Crenças Intermediárias
TEPT e Distorções de Percepção
e Atenção
Distorções Cognitivas no TEPT
e Crenças Intermediárias
Psicoeducação no Tratamento de
TEPT
Monitoramento emocional
Mapa da memória e a narrativa
A memória e o pareamento de
estímulos
O princípio da Habituação e Ansiedade
A Habituação
Dessensibilização e EPR
Generalização e
Superaprendizagem
Ressignificação da Narrativa
Estudo de Caso
Como tratar Transtornos Depressivos com TCC
Cognição
e sintomatologia depressiva
Manifestações
Emocionais
Manifestações
Cognitivas e Motivacionais
Delírios
Exame
Clínico
Prognóstico
Recorrências
Prognóstico
– Suicidio
Etiologia
Tipos
de Depressão
Especificadores
Estudo
de Caso
Modelo
Cognitivo da Depressão
Escalas de Beck
Outras escalas
Bipolaridade - Tratamento com TCC
Psicofarmacologia e Neurofisiologia
• Introdução à neuroanatomia e à neurofisiologia
• Sistema nervoso
• Cito e histo-arquitetura
• Neurônios e sinapses
• Áreas sensitivas primárias
• Áreas motoras primárias
• Introdução á psicofarmacologia
• Neurotransmissores
• Receptores e fibras de associação específicas
• Sistemas monoaminérgicos
• Conceitos básicos em farmacologia
• Curvas dose-resposta
• Escolha da medicação
• Tratamento de transtornos específicos x redução de sintomas
• Ansiolíticos
• Benzodiazepínicos
• Hipnóticos
• Antidepressivos
• Triciclicos
• Imaos
• Antipsicóticos
• Efeitos colaterais
• Estabilizadores do humor
• Anticonvulsivantes
Psicofarmacologia e Neurofisiologia
• Introdução à neuroanatomia e à neurofisiologia
• Sistema nervoso
• Cito e histo-arquitetura
• Neurônios e sinapses
• Áreas sensitivas primárias
• Áreas motoras primárias
• Introdução á psicofarmacologia
• Neurotransmissores
• Receptores e fibras de associação específicas
• Sistemas monoaminérgicos
• Conceitos básicos em farmacologia
• Curvas dose-resposta
• Escolha da medicação
• Tratamento de transtornos específicos x redução de sintomas
• Ansiolíticos
• Benzodiazepínicos
• Hipnóticos
• Antidepressivos
• Triciclicos
• Imaos
• Antipsicóticos
• Efeitos colaterais
• Estabilizadores do humor
• Anticonvulsivantes
TCC e Transtornos de Personalidade*
TCC e Transtornos de Personalidade*
Prática de Formulação de Casos
Como tratar Distúrbios do Sono com TCC
O que é o Sono?
Funções do Sono
Fisiologia do Sono
Neurotransmissores
Ritmo Circadiano
Sono Infantil
Privação de sono na criança
Sono Normal
Sono Adulto e Idoso
Distúrbios do Sono
Transtornos de Insônia
Transtornos Relacionados a
Respiração
Transtorno do Sono-vigília do
ritmo cardíaco
Transtorno Alimentar relacionado
ao sono
Narcolepsia
Parassonia
Distúrbios do sono da criança
Diagnóstico Diferencial
Avaliação
Equipe Multidisciplinar
Tipos de Tratamentos
Terapia Cognitiva
Comportamental aplicada aos Distúrbios do sono
Modelos de Despertares
Conceituação da insônia TCC
Reestruturação Cognitiva
Psicoeducação
Fototerapia
Restrição de Sono
Intenção Paradoxal
Controle de estímulos
Técnicas de relaxamento
Higiene do Sono
Casos Clínicos
Como tratar Distúrbios do Sono com TCC
O que é o Sono?
Funções do Sono
Fisiologia do Sono
Neurotransmissores
Ritmo Circadiano
Sono Infantil
Privação de sono na criança
Sono Normal
Sono Adulto e Idoso
Distúrbios do Sono
Transtornos de Insônia
Transtornos Relacionados a
Respiração
Transtorno do Sono-vigília do
ritmo cardíaco
Transtorno Alimentar relacionado
ao sono
Narcolepsia
Parassonia
Distúrbios do sono da criança
Diagnóstico Diferencial
Avaliação
Equipe Multidisciplinar
Tipos de Tratamentos
Terapia Cognitiva
Comportamental aplicada aos Distúrbios do sono
Modelos de Despertares
Conceituação da insônia TCC
Reestruturação Cognitiva
Psicoeducação
Fototerapia
Restrição de Sono
Intenção Paradoxal
Controle de estímulos
Técnicas de relaxamento
Higiene do Sono
Casos Clínicos
Técnicas Cognitivas - Avaliação e Teste de Pensamentos
Técnicas Cognitivas - Avaliação de Pressupostos e Regras
- Identificação do Pressuposto ou Regra Subjacente
- Desafio às afirmações do tipo "Deveria"
- Idenficação das regras condicionais
- Avaliação de pressupostos secundários
- Exame do sistema de valores
- Distinção entre progresso e perfeição
- Uso de recaída como aprendizado
- Uso da conceitualização de caso
- Exame das implicações do perfeccionismo
- Desenvolvimento de regras, pradrõese pressupostos novos e adaptativos
- Declaração de direitos
Técnicas Cognitivas - Colocação das Coisas em Perspectiva
edição agosto 24 turma EQ231
Técnicas Cognitivas - Exame do Processamento de Informações e Erros de Lógica
Técnicas Cognitivas - Modificação de preocupações e ruminação / Supervisão
Livro
“TÉCNICAS DE TERAPIA COGNITIVA – Manual do Terapeuta”– Autor Robert L.
Leahy, 2ª. Edição 2019 – Artmed.
Seminário: Modificação de preocupações e ruminação – (cap 8 pág. 249)
Seminário: Exame e Contestação das Distorções Cognitivas – (cap 12 pág. 449)
Supervisão e Estudo de Casos
Técnicas Cognitivas - Mudança na Tomada de Decisão / Supervisão
ACT - Terapia de Aceitação e Compromisso (Online ao Vivo)
Introdução à Terapia do Esquema de Jeffrey Young (Online ao Vivo)
Terapia focada no Esquema 2 (Online ao Vivo)
TCC para Crianças e Adolescentes (Online ao Vivo)
Habilidades
a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores
biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Classificação
do temperamento (Thomas & Chess)
Fatores
ambientais
Necessidades
básicas da infância e da adolescência
Apego:
definição
Teoria
do Apego
Precursores
da Teoria do Apego
Sistema
de Apego
Apego
seguro
Apego
resistente ou ambivalente
Apego
evitativo
Apego
desorganizado
Fatores
de Risco X Fatores de Proteção
Origem
dos Esquemas Desadaptativos
Estresse
precoce
Problemas
relacionados a abuso ou negligência
Esquemas
disfuncionais
0
a 3 anos
Fase
pré-escolar
Fase
escolar
Adolescência
Prevalência
Produção
científica em clínica
Estudos
que embasam a clínica
O
processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc
com adultos X tcc com crianças
Aliança
terapêutica
Modelo
da TCC para o acesso infantil
Avaliação
inicial e Orientação de pais
Atendimento
Inicial com os Pais
Terapia
de reciclagem infantil
Fase
inicial
Emoções
Trabalhando
as emoções
Trabalhando
os Sentimentos
Explicando
o modelo cognitivo
Identificando
esquemas
Identificando
crenças centrais
Identificação
das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando
distorções cognitivas
Comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
TCC para Crianças e Adolescentes (Online ao Vivo)
Habilidades
a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores
biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Classificação
do temperamento (Thomas & Chess)
Fatores
ambientais
Necessidades
básicas da infância e da adolescência
Apego:
definição
Teoria
do Apego
Precursores
da Teoria do Apego
Sistema
de Apego
Apego
seguro
Apego
resistente ou ambivalente
Apego
evitativo
Apego
desorganizado
Fatores
de Risco X Fatores de Proteção
Origem
dos Esquemas Desadaptativos
Estresse
precoce
Problemas
relacionados a abuso ou negligência
Esquemas
disfuncionais
0
a 3 anos
Fase
pré-escolar
Fase
escolar
Adolescência
Prevalência
Produção
científica em clínica
Estudos
que embasam a clínica
O
processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc
com adultos X tcc com crianças
Aliança
terapêutica
Modelo
da TCC para o acesso infantil
Avaliação
inicial e Orientação de pais
Atendimento
Inicial com os Pais
Terapia
de reciclagem infantil
Fase
inicial
Emoções
Trabalhando
as emoções
Trabalhando
os Sentimentos
Explicando
o modelo cognitivo
Identificando
esquemas
Identificando
crenças centrais
Identificação
das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando
distorções cognitivas
Comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Terapia Racional Emotiva Comportamental - TREC (Online ao Vivo)
Terapia Racional Emotiva Comportamental - TREC (Online ao Vivo)
Estresse e TCC (Online ao Vivo)
TCC para Casais e Família (Online ao Vivo)
Histórico da TCC com Casais
Fatores de risco para a relação conjugal
TCC para Casais
Modelo Cognitivo na TCC com Casais
Objetivos principais da TCC com casais
O Processo Terapêutico com Casais na TCC
Exemplo de Casos clínicos
Diagrama de Conceitualização Para Casais
Terapia Cognitiva Sexual
Avaliação
Psicoeducação
Registro de Pensamentos Relacional
Conceitualização Cognitiva Sexual
Técnicas e Estratégias da TCC Adaptadas
TCC para famílias
Objetivos da TFCC
Postura do Terapeuta
Avaliação familiar: Genograma
Conceitualização Cognitiva da Família
Diagrama de conceitualização para famílias biparentais
Instrumentos/Estratégias
Formulação: Base do Raciocínio Clínico (Online ao Vivo)
DBT - Terapia Comportamental Dialética (Online ao Vivo)
Aplicação da DBT - Terapia Comportamental Dialética (Online ao Vivo)
Raciocínio Clínico: Conceitualização Longitudinal - Estudo de Caso (Online ao Vivo)
Introdução à Terapia Baseada em Processos (Online ao Vivo)
Aplicação da Terapia Baseada em Processos (Online ao Vivo)
Raciocínio Clínico: Integração dos Dados - Plano Terapêutico (Online ao Vivo)
Encerramento do Curso e Entrega de Certificados
Revisão dos Conceitos básicos da Terapia Cognitivo-comportamental de Beck
Investigação Clínica
Componentes da investigação clínica
Avaliação e Tratamento
Aspectos da TCC com crianças e adolescentes
Avaliação
Procedimentos e estrutura
Psicoeducação emoções
Relação das emoções, comportamentos e pensamentos