Formação em TCC Focada na INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Curso de Extensão Universitária - EAD- Carga Horária 180 horas
- Reconhecido MEC
- Módulos45
- Duração 10 meses
Descrição
A
Terapia Cognitivo-Comportamental é um tratamento de resultados a curto prazo,
voltada para objetivos definidos e focada em problemas específicos. Baseia-se,
fundamentalmente, no conceito de que mudar as cognições é possível e leva á
mudança comportamental, ou vice-e-versa.
O
objetivo do CURSO DE FORMAÇÃO em TCC INFANTIL é proporcionar uma visão
geral dos fundamentos básicos da abordagem desenvolvida por Aaron Beck e
demonstrar como a Terapia Cognitivo-Comportamental é aplicada na Clínica
Infantil em sua prática diária.
A demanda pela terapia cognitivo-comportamental por parte de médicos e pacientes tem crescido em proporção maior que a quantidade de psicólogos formados na abordagem. Calcula-se que em futuro próximo haverá falta de profissionais para atender as necessidades da população em termos de psicoterapia cognitivo-comportamental. Esta é uma tendência que se verifica em todas as partes do mundo, atualmente.
Vantagens do Curso
-
AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)
Aulas em vídeo sobre assuntos de relevância na Psicologia ou na abordagem cognitivo-comportamental, disponibilizadas na Plataforma Online para acesso programado.
-
Certificado de EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA reconhecido pelo MEC
-
Corpo Docente composto por profissionais de comprovada experiência acadêmica e profissional
Nossos cursos são ministrados por profissionais da área de Psicologia, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia, com robusta formação acadêmica e destaque no mercado de trabalho.
-
Credenciamento CETCC
O CETCC é um Polo Universitário da FAAEC - Faculdade Ágora – Administração, Educação e Cultura, administrado pela AT Consultoria Educacional – CNPJ 22.541.424/0001-04. A FAAEC foi credenciada pela Portaria do MEC nº 561, de 09/05/2008 publicada no D.O.U. em 12/05/2008.
Mais informações acesse o link www.faculdadeagora.com
-
DESCONTO PARA INSCRIÇÕES ANTECIPADAS 50%
Na fase "Pagamento" Aplique o Cupom de Desconto aluno50Desconto válido até o final deste mês
-
Difundir o conhecimento e aprofundar-se nas mais modernas técnicas de abordagens psicoterapêuticas através de grupos de estudos, cursos, e debates.
-
Encontros de Supervisão - Este Curso oferece suplementarmente Supervisão semanal Online em horários e dias condicionados à turma.
-
Material didático digital
Todo o material didático apresentado e utilizado nas aulas fica disponível para download em nossa plataforma online, na ÁREA DO ALUNO.
-
Metodologia: EAD 100% Online
– As aulas foram ministradas no Auditório do CETCC em São Paulo, GRAVADAS e EDITADAS, maximizando assim o aproveitamento do conteúdo.
– Os módulos são liberados conforme o aluno vai finalizando a visualização da vídeo-aula, seguindo a programação do Curso.
– Ficam disponibilizadas na ÁREA DO ALUNO EAD para acesso permanente durante a vigência do curso.
-
NÃO COBRAMOS TAXA DE MATRÍCULA
-
Solicite MAIS INFORMAÇÕES
Telefones de contato: (11) 2574-4209
WhatsApp 11 99675-0933Email cetcc@cetcc.com.br
-
TIRA-DÚVIDAS EAD
As Quartas-feiras das 11hs às13hs e quintas das 18hs às 20hs, o CETCC oferece Encontro ao vivo quando os alunos são atendidos pela Coordenação dos Cursos EAD para tirar dúvidas sobre qualquer aspecto funcional ou pedagógico do Curso.
Tabela de Investimento:
| Valores até: | Boleto Bancário | PIX Parcelado | Cartão de Crédito | Transferência PIX |
|---|---|---|---|---|
| 31/12/2025 | 10 x 691,00 | 10 x 691,00 | 10 x 711,00 | 1 x 6.691,00 |
| Valores até: | Boleto Bancário | PIX Parcelado | Cartão de Crédito | Transferência PIX |
Coordenador(a):
Turma(s):
Descrição Turma
Nesta turma, As aulas foram ministradas no Auditório do CETCC em São Paulo, GRAVADAS e EDITADAS, maximizando assim o aproveitamento do conteúdo. São liberadas em sequência, ou seja, o aluno assiste um módulo até o final, ao término preenche o formulário que comprova tê-la assistido e, automaticamente, a plataforma já libera a aula seguinte.
Parte prática: O Programa é complementado por Encontros Online ao Vivo com um dos professores do Curso para tirar dúvidas, orientações e Supervisão de Casos, todas as segundas-feiras das 18h às 20h. IMPORTANTE: A participação é opcional e as horas de Supervisão frequentadas pelo aluno farão parte da composição da carga horária
Avaliação: Serão realizadas 6 avaliações periódicas através de provas múltipla escolha inseridas na plataforma digital com nota mínima igual a 5 (cinco) e direito a substitutiva.
Módulos
Princípios básicos da Terapia Cognitivo-comportamental
Investigação Clínica
Componentes da investigação clínica
Avaliação e Tratamento
Aspectos da TCC com crianças e adolescentes
Avaliação
Procedimentos e estrutura
Psicoeducação emoções
Relação das emoções, comportamentos e pensamentos
Efetividade da TCC em Crianças e Adolescentes
Protocolo de Atendimento – Técnicas
Elementares
Terapia Cognitivo-comportamental
Fundamentos históricos
Protocolo de Atendimento
Terapia Cognitivo-comportamental
Evidências de Efetividade
Protocolos e técnicas
Depressão Intervenções com jovens
deprimidos
Crenças e tríade cognitiva
Estrutura da sessão
Entrevista com os pais ou responsáveis
Entrevista com a criança ou adolescente
Procedimentos e técnicas para avaliação
Psicoeducação – definição
Psicoeducação das emoções
Habilidades emocionais
Habilidades emocionais – Regulação
Identificação dos Pensamentos
Disfuncionais
Reconstrução Cognitiva
Como realizar Reconstrução Cognitiva
O Modelo Cognitivo
Processamento Esquemático da Informação
Teoria Cognitiva da Depressão
TCC- Modelo Cognitivo
Os Dez Princípios da TCC
Aplicação do Modelo Cognitivo na Clínica Infantil
Protocolo
de Atendimento – Técnicas Elementares
Terapia
Cognitivo-comportamental Fundamentos históricos
Protocolo
de Atendimento
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Protocolos
e técnicas
Depressão
Intervenções com jovens deprimidos
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Terapia
Cognitivo-comportamental
Crenças
e tríade cognitiva
Fatores
interferentes no desenvolvimento das crenças centrais da criança e do
adolescente
Procedimentos
e técnicas
Estrutura
da sessão
Entrevista
com os pais ou responsáveis
Entrevista
com a criança ou adolescente
Habilidades
emocionais
Psicoeducação
das emoções
Identificação
dos Pensamentos Disfuncionais
Reconstrução Cognitiva
Estrutura da sessão
Estrutura das Sessões e Entrevista com Pais ou Cuidadores
Protocolo
de Atendimento – Técnicas Elementares
Terapia
Cognitivo-comportamental Fundamentos históricos
Protocolo
de Atendimento
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Protocolos
e técnicas
Depressão
Intervenções com jovens deprimidos
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Terapia
Cognitivo-comportamental
Crenças
e tríade cognitiva
Fatores
interferentes no desenvolvimento das crenças centrais da criança e do
adolescente
Procedimentos
e técnicas
Estrutura
da sessão
Entrevista
com os pais ou responsáveis
Entrevista
com a criança ou adolescente
Habilidades
emocionais
Psicoeducação
das emoções
Identificação
dos Pensamentos Disfuncionais
Reconstrução Cognitiva
Estrutura da sessão
Entrevista com a Criança ou Adolescente e Recursos para Avaliação
Protocolo
de Atendimento – Técnicas Elementares
Terapia
Cognitivo-comportamental Fundamentos históricos
Protocolo
de Atendimento
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Protocolos
e técnicas
Depressão
Intervenções com jovens deprimidos
Terapia
Cognitivo-comportamental Evidências de Efetividade
Terapia
Cognitivo-comportamental
Crenças
e tríade cognitiva
Fatores
interferentes no desenvolvimento das crenças centrais da criança e do
adolescente
Procedimentos
e técnicas
Estrutura
da sessão
Entrevista
com os pais ou responsáveis
Entrevista
com a criança ou adolescente
Habilidades
emocionais
Psicoeducação
das emoções
Identificação
dos Pensamentos Disfuncionais
Reconstrução Cognitiva
Estrutura da sessão
Psicoeducação das Emoções e Habilidades Emocionais
Psicoeducação das emoções
Técnicas
Emoções básicas e intensidades – emojis
Cartas das emoções
Árvore das emoções
Mapa dos rostos
Os sentimentos tem cores
Termômetro
Livros
Filmes
Habilidades emocionais
Regulação Emocional
Identificação dos Pensamentos automáticos disfuncionais e Reconstrução Cognitiva
Identificação dos Pensamentos
Disfuncionais
Balões de pensamentos
Frases incompletas
Mímica
Filmes
RPD
Reconstrução Cognitiva
Pensamento da Lagarta
RPD
Descoberta Guiada
RPD de 7 colunas
Filmes
Desenvolvimento Humano - Introdução
Desenvolvimento: campo de estudo
científico
Três principais domínios
Princípios – Ciclos da Vida
Impacto das variáveis no desenvolvimento humano
Desenvolvimento Humano - Períodos do Ciclo Vital
Principais Desenvolvimento Típicos em 8
Períodos do Ciclo Vital
Período Pré-natal (concepção ao
nascimento)
Primeira Infância (nascimento aos 3 anos
)
Segunda Infância (3 aos 6 anos)
Terceira Infância (6 aos 11 anos)
Adolescência (11 aos aprox. 20 anos)
Desenvolvimento Humano - Teorias Explicativas
Diversas
teorias explicativas
Perspectiva
da Aprendizagem
Perspectiva
Cognitiva – Jean Piaget
Estágios
do desenvolvimento cognitivo
Abordagem
Neurociência Cognitiva
Abordagem do Processamento da Informação
Perspectiva Etológica - J. Bowlby
Desenvolvimento Humano e Psicopatologias Infantis
Transtorno Mental na Infância e
adolescência
Saúde Mental na Infância e adolescência
Experiências adversas na Infância
Estresse Tóxico
Investigação Clínica
Desenvolvimento Humano e TCC
DSM V e a perspectiva do espectro
Transtorno mental – Investigação Clínica ChildBehavior Checklist (CBCL)
Child Behavior Checklist (CBCL)
Conceitualização Cognitiva ou Formulação de Caso
Reedição agosto 22
Rastreio Clínico - Instrumentos para Suporte da Avaliação e Diagnóstico
Psicometria
AvaliaçãoPsicológica
SATEPSI
Testes Psicológicos
Escalas, Inventários e Formulários
O rastreio na clínica cognitivo comportamental
Vantagens e Desvantagens dos
Instrumentos no Processo Terapêutico
Questionários e Inventários Infantis
Déficit ou Distorção Cognitiva
A função do Terapeuta
Rastreio Clínico - TDAH e TOD
Conhecendo e avaliando o TDAH
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
TDAH: Neurobiologia
Critérios Diagnósticos
Estudos internacionais de prevalência
Comorbidades
TDAH vs T.O.D
TOD
SNAP IV –Avaliando o TDAH
SNAP IV –Resultados
Disruptive Behavior Disorders Rating Scale
Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade
TOD
Transtorno de Conduta
Rastreio Clínico - TEA e Morbidade Psiquiátrica
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Diagnóstico
Pontos de Atenção: Sinais Precoces
Escala de Traços Autísticos
O que é ABA
Morbidade Psiquiátrica
Rastreio Clínico - Bullying Escolar, Autoconceito Infanto-Juvenil e Suporte Familiar
Investigando o Bullying Escolar
Bullying e a legislação brasileira
Tipos de bullying
Coleção EAB-E Escala de Avaliação do BullyingEscolar
Correção
Autoconceito
Coleção EAC-IJ - Escala de Autoconceito Infantil-Juvenil
deSuporte Familiar
Inventário de Percepção deSuporte Familiar - IPSF
Rastreio Clínico - Analisando os Padrões Comportamentais e Depressão Infantil
Hipótese básica da terapia cognitivo-comportamental (TCC)
O Rastreio na Clínica Cognitivo Comportamental
Analisando os padrões comportamentais
Resultados
Devolutiva em Passo-a-Passo
Depressão Infantil
Manifestações
Transtorno da Desregulação do Humor
Transtorno Depressivo Maior
Transtorno Depressivo Persistente
CDI –Child Depression Inventory
Neuroplasticidade
Nosso papel como terapeutas na TCC
Técnicas Cognitivas Comportamentais
Rastreio Clínico - Ansiedade e TOC
Ansiedade Infantil
Manifestações
Ansiedade Infantil: Neurobiologia
Como identificar brevemente sinais ansiosos?
SCARED- Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders
Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC)
Ansiedade Infantil: Como manejar?
TOC
Espectro do TOC (DSM-V)
TOC: Neurobiologia e Intervenção
Escala Dimensional para Avaliação de Presença e Gravidade de Sintomas Obsessivos-Compulsivos (DY-BOCS)
Intervenção TCC Infantil
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 1 – Desenvolvimento - Fatores Biológicos
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 2 – Desenvolvimento - Fatores Ambientais
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 3 – Estresse Precoce e Psicopatologias
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 4 – O Processo Terapêutico
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 5 – Fases da Terapia
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 6 – Trabalhando as Emoções
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 7 – Trabalhando os Pensamentos
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Workshop dra. Carmem Neufeld – Parte 8– Trabalhando os Comportamentos
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Nível de atividade
Ritmo biológico
Resposta inicial
Adaptabilidade
Limiar sensorial
Qualidade do Humor
Intensidade das reações
Distração
Persistência e nível de atenção
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Prevalências
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Atenção
Modelo da TCC para o acesso infantil
Antes mesmo de iniciar o tratamento com a criança
Avaliação inicial e Orientação de pais
Avaliação infantil
Atendimento Inicial com os Pais
Entrevista com os pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Situando e psicoeducando quanto aos problemas (Ilha)
O papel do terapeuta
O sigilo
A caixa de problemas
Emoções
Trabalhando os Sentimentos
Pensamentos
Explicando o modelo cognitivo
Pensamento Automático, Emoção e comportamento
Os pensamentos
Narração de Histórias
Trabalhando com os pensamentos
O Rádio dos Pensamentos
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Trabalhando os comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Treinamento de relaxamento e respiração
Trabalhando as virtudes
Finalizando a terapia
Caça ao tesouro
Orientação a Pais com dra. Carmem Beatriz Neufeld
- A Importância da Orientação Familiar no Processo Psicoterapêutico
- Psicoeducação
- Pais mais confiantes e envolvidos no Processo
- Como orientar os comportamentais dos pais independente de seus filhos
- Traçando objetivos
- Mediando conflitos
Ansiedade e Depressão Infantil: Visão Psiquiátrica
Ansiedade e Depressão
Infantil: Visão Psiquiátrica
Como tratar Ansiedade e Depressão na Infância e Adolescência: técnicas da TCC
Como tratar Ansiedade e Depressão na Infância e Adolescência: técnicas da TCC
TCC para Adolescentes, com Dra Carmem Beatriz Neufeld
Conteúdo Programático
- Adolescência: Que fase é essa?
- Compreensão da adolescência sob o enfoque da TCC
- Especificidades das intervenção com adolescentes sob o enfoque da TCC
TCC para Adolescentes, com Dra Carmem Beatriz Neufeld
Conteúdo Programático
- Adolescência: Que fase é essa?
- Compreensão da adolescência sob o enfoque da TCC
- Especificidades das intervenção com adolescentes sob o enfoque da TCC
Queixas escolares: TDAH, Transtorno de Aprendizagem e Técnicas do Estudo Eficiente (Infantil).
Como tratar Transtorno Opositor Desafiador e Transtorno de Conduta
Psiquiatria infantil Transtornos externalizantes
Transtornos externalizantes - Disruptivos do Controle de Impulsos e da Conduta
Transtorno Opositivo Desafiador (T.O.D.)
T.O.D.- critério diagnóstico – DSM-V
T.O.D.- Fatores de risco
T.O.D. – Curso
Intervenção Cognitivo Comportamental para crianças e adolescentes com transtorno externalizantes – T.O.D.
T.O.D. - Avaliação
Avaliação - Motivo do encaminhamento
Avaliação - Dados do desenvolvimento
Avaliação - Histórico escolar
Avaliação - Histórico médico
Avaliação - Rotina
Dados relevantes - Versão brasileira do “Child Behavior Checklist for ages 6-18”
Avaliação - Entrevista com os pais
Avaliação - SNAP
Avaliação - Avaliação psicopedagógica
Avaliação - Entrevista na escola
SNAP – V preenchido pela escola
Avaliação - Conclusões iniciais
Planejamento de Intervenção Cognitivo-comportamental
Psicoeducação da emoção
Treinamento de habilidades
Habilidades metacognitivas
Orientação Parental
Intervenção escolar
Como tratar Transtorno Opositor Desafiador e Transtorno de Conduta
Psiquiatria infantil Transtornos externalizantes
Transtornos externalizantes - Disruptivos do Controle de Impulsos e da Conduta
Transtorno Opositivo Desafiador (T.O.D.)
T.O.D.- critério diagnóstico – DSM-V
T.O.D.- Fatores de risco
T.O.D. – Curso
Intervenção Cognitivo Comportamental para crianças e adolescentes com transtorno externalizantes – T.O.D.
T.O.D. - Avaliação
Avaliação - Motivo do encaminhamento
Avaliação - Dados do desenvolvimento
Avaliação - Histórico escolar
Avaliação - Histórico médico
Avaliação - Rotina
Dados relevantes - Versão brasileira do “Child Behavior Checklist for ages 6-18”
Avaliação - Entrevista com os pais
Avaliação - SNAP
Avaliação - Avaliação psicopedagógica
Avaliação - Entrevista na escola
SNAP – V preenchido pela escola
Avaliação - Conclusões iniciais
Planejamento de Intervenção Cognitivo-comportamental
Psicoeducação da emoção
Treinamento de habilidades
Habilidades metacognitivas
Orientação Parental
Intervenção escolar
Como tratar Dependência Química: Prevenção e Tratamento na infância e adolescência.
O Que é Dependência Química?
O que são drogas psicotrópicas?
O Sistema de recompensa é responsável por
O que leva o indivíduo a usar drogas?
Adolescência
Fatores de risco
Fatores de proteção
Diferença entre uso, abuso e dependência
Critérios para dependência de substância
Classificação das drogas
Drogas Depressoras
Drogas Estimulantes
Drogas Perturbadoras
Álcool - Porta de entrada para outras drogas
Maconha
Cocaína
Crack
Ecstasy
Audit
Assist – Teen
A Dependência Química e o Modelo Cognitivo de Aaron Beck
Crenças do Dependente Químico
Crenças que facilitam o uso de drogas
Desafio
Considerações Importantes
Estrutura das sessões
Relação Terapêutica
Identificação da Demanda
RPD
Avaliação e Contestação dos Pensamentos
Anotações de Sessão
Psicoeducação
Técnica de resolução de problemas
Baralho do exagero
TDA - Autismo - Diagnóstico
TDA - Autismo - Diagnóstico e Intervenção na Clínica
Habilidades Sociais aplicadas à Clínica Infantil e Adolescente
Habilidades Socias
Emoções básicas e intensidades
Mapa dos Rostos
Os sentimentos tem cores
Leitura de Livro
Caixa de Pandora
Palavras Mágicas
Aprender o conceito de empatia
Leitura do livro
Treinar Empatia
Aprender o conceito de assertividade
Treinar assertividade
Formulário de Resolução de Situação Problema
Aprender as classes de perguntas
Uma mensagem para você
Treinar fazer amigos
Aprendizagem das Habilidades Sociais
Instrumentos de Avaliação
Terapia do Esquema para Crianças e Adolescentes
Teoria Focada no Esquema para Crianças e Adolescentes
Terapia Focada no Esquema Conceitos Centrais
Necessidades Emocionais Básicas Apego e Pertencimento
Necessidades Emocionais Básicas Autonomia e Autoafirmação
Necessidades Emocionais Básicas Limites Realistas, Estrutura e Orientação
Necessidades Emocionais Básicas Valorização, Autoestima e Reconhecimento
Necessidades Emocionais Básicas Prazer, Diversão e Espontaneidade
O que é Esquema Reação Emocional
Com o Esquema
Modos Esquemáticos
Modo Criança Vulnerável
Modo Criança Raivosa
Modo Criança Indisciplinada
Modos de Coping
Modo de Coping Resignado
Modo de Coping Evitativo
Modo de Coping Hipercompensatório
Modos Pais (Vozes) Disfuncionais
Modo Punitivo/Crítico
Modo Demandante Crítico
Modos Saudáveis/Funcionais
Reparentalização Limitada
Mode Flipping
Colisão dos Modos
A TE não é indicada
Objetivos da TE para Criança e Adolescente
Desafios
Relação Terapêutica
Psicoeducação
Apego e Pertencimento
Autonomia e Autoafirmação
Limites e Orientação
Gostar de Si e Ser Reconhecido
Prazer, Diversão e Ser Você Mesmo
Psicoeducação
Time dos Modos
A respeito de Modos
Entrevistas dos Modos
Atividade
Conceitualização
Intervenções Específicas
Fortalecer os Modos Positivos
Levando pra vida
Como tratar os Modos
Objetivos da Terapia Focada no Esquema
Diálogo entre modos
Casa Interior
Coaching com Pais
Exemplos de ciclo de interação de Modos
Orientando e acolhendo os Pais
Mindfulness para Crianças e Adolescentes
Respiração
Recursos
Funcionamento Neuropsicológico
Processamento da Aprendizagem
Estratégias Neurobiológicas para aprender
História da Meditação
Mindfulness e o Cérebro
Sistema Límbico
Córtex pré- frontal
Produtividade
Exercício Atenção ao outro
Mindfullness
Mente presente
Sair do piloto automático
Exercício Mente no Pote
Programa de 8 semanas de Harvard
Benefícios da Mindfullness
Como obter Atenção Plena
Exercício Atençao aos sons
Exercício Bola Mágica
Adolescentes e Adultos
Exercício Pulseira de Continhas
Sexualidade Infantil e Adolescente: Enfoque cognitivo
O que é Sexualidade
O que é Educação Sexual
Quando nascem as emoções
Desenvolvimento neurológico
Perspectiva Desenvolvimento Cognitivo Jean Piaget
Autoconceito
Autoconceito e Cognição Social
Autoconceito e identidade de gênero
Perspectivas do desenvolvimento do gênero
Como as crianças adquirem os papeis de gênero e os estereótipos de gêneros
Educação sexual aos pais
Orientação e Educação sexual aos pais
Educação sexual aos pais manifestação da sexualidade
Desenvolvimento emocional e social
Desenvolvendo habilidades
Desenvolvimento neurológico e físico
Puberdade e Adolescência
Gênero e Sexualidade
Sexualidade e saúde mental
Sexo não binário ou binário
LGBTQIAPN+
Suicídio e Comportamentos Autolesivos
Suicídio
Tentativas de suicídio
Depressão Sintomatologia
4 componentes do suicídio
Suicídio Tríade cognitiva
Mitos
Instrumentos de avaliação
Perguntas que devem ser feitas
Intervenções TCC
Comportamentos autolesivos
Intervenção TCC
Psicologia Positiva Aplicada à Infância e Adolescência
Percurso histórico
Psicoterapia Positiva
Redução de sintomas não significa que a pessoa está feliz.
As vantagens da Psicologia Positiva na clínica infantil
Pilares da Psicologia Positiva
Teoria para a construção do bem-estar (PERMA)
Emoções Positivas
Como controlar a fisiologia das emoções?
Engajamento
Como treinar o engajamento?
Relações
Significado
Realizações
Forças de Caráter
Apresentação Positiva
Diário da Gratidão
Trabalhando o Otimismo
