CICLO DE PALESTRAS 2020
Palestras - EAD- Carga Horária 4 horas
- Módulos1
- Duração 1 mês
Descrição
As Palestras apresentadas nesta sessão foram ministradas ao vivo para os alunos do CETCC, gravadas, editadas e transformada em vídeos para aquisição.
Logo abaixo a relação de temas oferecidos. Você escolhe o tema que será adquirido individualmente, basta clicar e se inscrever !
Após aquisição o acesso fica liberado por 30 dias.
Credenciamento
CETCC - Cursos e Atendimentos em Psicologia S/S - Registro no CRP/SP no. 4708/J
O CETCC é um Polo Universitário da FACON - Faculdade de Conchas, administrado pela Educacional Abrange Ltda. A FACON foi credenciada pela Portaria do MEC no. 59, de 13/01/2009 e recredenciada pela Portaria no. 544, de 17 de abril de 2017, publicada no DOU em 18/04/2017
Metodologia
- Os módulos PRESENCIAIS serão ministrados no auditório do CETCC, de acordo com o cronograma da turma;
- Haverá também TRANSMISSÃO AO VIVO, via zoom, pela Internet a todos os inscritos no curso;
- Todos os alunos terão a oportunidade de participar presencialmente das aulas, será montado um sistema de inscrição para essa organização;
- O link para as aulas sempre será disponibilizado na ÁREA DO ALUNO, no módulo programado, que será liberado sempre dias antes da data programada para sua realização;
- O docente pode optar por dar aula via zoom ou estar presente em sala de aula. Isso não inviabiliza a participação dos alunos em sala de aula;
- Os módulos via zoom serão gravados, editados e disponibilizados na área do aluno para acesso até o final do curso.
Vantagens do Curso
-
Corpo Docente composto por profissionais de comprovada experiência acadêmica e profissional
Nossos cursos são ministrados por profissionais da área de Psicologia, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia, com robusta formação acadêmica e destaque no mercado de trabalho.
Tabela de Investimento:
Valores até: |
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Valores até: |
Coordenador(a):
Turma(s):
Descrição Turma
Conteúdo Programático
- Exposições frequentes a experiências racistas geram estresse e prejuízos significativos
à saúde mental da população negra. Sendo assim, é importante que terapeutas
estejam aptos a realizarem um manejo clínico adequado na tratativa desses casos.
Na palestra, o psicólogo Bruno Reis discorrerá sobre o tema com base em seus 10 anos
de experiência no atendimento à população das comunidades periféricas da Zona Sul
da Cidade de São Paulo e em literatura científica escrita por referências mundiais no
assunto como Pamela A. Hays (EUA), Shalonda Kelly (EUA), Jeane Tavares (Brasil)
dentre outras.
A seguir os tópicos a serem discutidos:
- Descrição das repercussões do racismo na subjetividade da pessoa negra.
- Análise crítica de recursos e limitações da abordagem TCC na tratativa de casos
de racismo.
- Técnicas da TCC padrão adaptadas para casos de racismo.
- Contribuições para que o terapeuta TCC possa ter uma postura culturalmente
sensível ao atuar com população negra e marginalizada.
Descrição Turma
Palestrante: Psic. ELCIO MARTINS - Coordenador do CETCC
ENEAGRAMA é um antigo sistema de desenvolvimento humano, que descreve 9 tipos diferentes de personalidades e suas inter-relações.
Esse conhecimento pode nos ajudar a identificar o tipo de personalidade dos nossos pacientes ou clientes, além do nosso próprio tipo. Ajuda-nos também a compreender e lidar com os problemas trazidos à psicoterapia. Auxilia ainda na predisposição que cada tipo tem para as capacidades humanas superiores, tais como a empatia, a onisciência e o amor. Vai nos facilitar o entendimento dos nove principais tipos de caráter de cada ser humano.
PROGRAMA:
- Antecedentes do Sistema e uma Introdução ao Conceito de Tipo
(Histórico, O Observador Interno, Amortecedores Psicológicos, A Personalidade Adquirida, Traço Principal, As Paixões)
- Atenção, Intuição e Tipo
(Atenção e Tipo; Intuição e Tipo; Práticas de Atenção;
- Estrutura do Diagrama do Eneagrama
(As Asas, A Dinâmica dos Tipos, Trabalhando com Segurança e com Estresse,
- Contribuições ao Sistema
(Os três centros de Inteligência, Subtipos, Ponte para a Psicologia, Pontos Focais da Atenção; Mecanismos de Defesa; Estilo Intuitivo; Eneagrama da Patologia;)
- Os nove pontos do Eneagrama
- Cada ponto contém: Síntese do Dilema; História de Família Típica; As principais questões do tipo; Padrões de Relacionamento Intimo; Um exemplo de relação de casais entre dois tipos; O relacionamento do tipo com a autoridade; Um exemplo de interação hierárquica enre dois tipos; Estilo de atenção; Estilo intuitivo; Ambientes atrativos e não atrativos para o tipo; Representantes famosos do tipo; A característica mental superior; A virtude; Méritos; Os subtipos; O que ajuda o tipo a evoluir; Coisas que o tipo deveria perceber
Descrição Turma
Conteúdo Programático
> Ansiedade
> Ansiedade de provas
> As fases da ansiedade de provas
> Modelo CognitivoComportamental da ansiedade de provas
> Prevalência da ansiedade de provas
> Estratégias de enfrentamento diante da avaliação de provas
> Técnicas para o controle da ansiedade de provas
Coordenador(a):
Descrição Turma
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
> Problemas relacionados a Enurese
> Definição e DSM V
> Classificação da enurese
> Fisiopatologia da Enurese
> O controle do esfíncter
> Diagnóstico
> Comorbidades
> Intolerância dos pais e punição
> Manejo clínico e tratamento
> Técnicas alternativas
> Material de apoio
Descrição Turma
A Proposta desta Palestra é a apresentação e o convite à reflexão sobre a Morte, com questões como:
- As representações da morte
- Mortes reais e mortes simbólicas
- Falando de morte com Crianças
- Mortes violentas: desafios
- Morte aos poucos: Cuidados Paliativos
- Processos de Luto
Descrição Turma
Palestrante: Psic. Esp. ANA CRISTINA SEWAYBRIKER
Especialista em Jung Psicossomática e Terapia Cognitivo Comportamental
Há 25 anos atuando área Clínica e há 5 anos membro da ABMP SP Associação Brasileira de Medicina Psicossomatica Regional SP
> A ABORDAGEM PSICOSSOMÁTICA NO TRATAMENTO DAS PATOLOGIAS
> A ABORDAGEM COGNITIVO COMPORTAMENTAL E O TRATAMENTO NA TCC
> A CONCEPÇÃO JUNGUIANA É PSICOSSOMÁTICA
> ONDE A PSICOSSOMÁTICA E A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL CONVERGEM?
> ESTUDO DE CASO
> O TRATAMENTO PSICOSSOMÁTICO
> UTILIZANDO A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
> TRADUZINDO A PSICOSSOMÁTICA NA LINGUAGEM DA TCC
> CONCLUSÃO
Descrição Turma
Palestrante: VERÂNGELO AUGUSTO SOARES
A proposta desta palestra é a apresentação, o debate e o esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento de uma Clínica de internação dedicada única e exclusivamente ao tratamento de Dependentes Químicos graves e crônicos, visando responder as seguintes questões:
- Funciona? Quais os resultados? Em quanto tempo? Como é medido?
- Qual é a receita? Existe adesão? É um tratamento complexo?
- Em que medida a Terapia Cognitivo-comportamental atua neste ambiente?
- Quais os principais e mais recorrentes problemas encontrados na atuação do profissional de Psicologia no contexto?
- Existem lacunas, vazios ou furos que prejudicam ou impedem o tratamento e seus resultados?
- Como é feito o acompanhamento pós-internçaão? Existe algum processo de contato ou retorno?
- Como é feita a interação dos elementos físicos com os psicológicos?
- Qual é a participação percentual dos profissionais de Psicologia em relação a outras áreas?
- No contexto geral o profissional da Psicologia tem atuação destacada ou é apenas mais um?
- Quais seriam as propostas ou novas técnicas que poderiam ser implementadas no contexto?
- Como se tornar um especialista em Dependência Química usando as técnicas da Terapia Cognitivo-comportamental?
- Características principais e genéricas das pessoas que demandam os serviços desse tipo de Clínica. Clientes em potencial.
- Quais são os procedimentos para internação e manutenção dos pacientes em regime fechado
Descrição Turma
Docente convidado Dr. Leandro F. Oliveira
Afinal, será que temos o maior cérebro?
Ou será que temos uma maior quantidade de células nervosas?
O que nos difere de outras espécies?
Sim, existe uma explicação para todas essas perguntas. Vamos entender mais sobre processamento cerebral superior e o nosso dia a dia.
Nessa aula falaremos sobre como nosso cérebro reage a tomada de decisões, medo, angústia, espiritualidade, paixão, a inveja e muito mais...
Bem vindo(a)s ao cérebro nosso de cada dia!
Descrição Turma
Palestrante: Psic. Esp. Paloma Vilhena
A comunicação não-violenta (CNV) é uma técnica para aprimorar os relacionamentos pois facilita comunicação. Por esse motivo, cada vez mais desperta interesse em psicoterapeutas, pais e educadores. Nessa palestra, será explicado como é possível aplicar as técnicas CNV no consultório, e como elas podem ser aliadas as técnicas da TCC, não apenas oferecendo outros recursos de autoconhecimento para os pais e educadores, mas auxiliando o psicoterapeuta na escuta e compreensão de seu paciente. Tópicos abordados.
● Formas comuns de comunicação e suas consequências
● O que é comunicação não violenta - CNV
● Empatia e escuta para a CNV e na orientação parental
● Os sentimento e as necessidades humanas básicas
● Identificando as necessidades e sentimentos por trás das falas dos pais e crianças - exercícios
● Os 4 passos da comunicação não violenta - exercícios
● A união de técnicas das TCC com a CNV
Descrição Turma
Conteúdo Programático
- Orientação vocacional x orientação profissional
- Campos de atuação
- A entrevista vocacional
- A escala de maturidade para a escolha profissional (EMEP)
Descrição Turma
O objetivo desse encontro é aprofundar conceitos e técnicas para lidar com as queixas relacionadas ao controle dos impulsos na adolescência, considerando a fase do desenvolvimento no qual esse público encontra-se e focando nas contribuições da terapia cognitiva comportamental para essa demanda, levantando assim reflexões sobre nossa prática profissional e a importância de nos apoiarmos em uma Psicologia baseada em evidência.
Acolhimento do adolescente e problematizações sobre as queixas iniciais
Conceito de Adolescência multifacetado e os fatores de risco x proteção
O cérebro adolescente e seu desenvolvimento
Contribuições da Terapia Cognitiva Comportamental e Prática Profissional
Abertura para perguntas e reflexões
Ministradora: Isabella de Fátima Batista – Psicóloga Especialista em TCC Focada em Criança e Adolescente pelo CETCC (CRP 06/129341)
Descrição Turma
Objetivo:
“Apresentar a Terapia de Aceitação e compromisso
como mais uma possibilidade de aumentar o repertório de intervenção clínica
altamente eficaz”.
Descrição Turma
Descrição Turma
A palestra tem como objetivo levar um breve conhecimento ao psicólogo sobre o uso da tecnologia em consultório e nos atendimentos à distância, informando sobre o uso de aplicativos, sites, redes sociais, marketing digital, material online, realidade virtual, realidade aumentada, biofeedback e outras inovações para auxiliar o psicólogo a atingir diversos objetivos clínicos, além de criar um diferencial.
Professores
Módulos
Terapia Cognitivo-comportamental e Neuropsicologia: Um Casamento Perfeito
Módulos
O cérebro nosso de cada dia
Docente convidado Dr. Leandro F. Oliveira
Afinal, será que temos o maior cérebro?
Ou será que temos uma maior quantidade de células nervosas?
O que nos difere de outras espécies?
Sim, existe uma explicação para todas essas perguntas. Vamos entender mais sobre processamento cerebral superior e o nosso dia a dia.
Nessa aula falaremos sobre como nosso cérebro reage a tomada de decisões, medo, angústia, espiritualidade, paixão, a inveja e muito mais...
Bem vindo(a)s ao cérebro nosso de cada dia!
Descrição Turma
Mindfulness é uma prática que investiga a experiência humana, com uma atitude de abertura, curiosidade e aceitação. Estudos consistentes de Medicina, Neurociência e Psicologia têm demostrado os benefícios da prática de Mindfulness para a concentração, memória, percepção do estresse, ansiedade, depressão, fadiga, dor crônica, distúrbios alimentares e de sono, o estresse, entre outras. Descrita como uma prática integrativa corpo-mente que nos faz estar atentos às sensações físicas, emoções, pensamentos e eventos no momento em que eles ocorrem. A prática regular nos permite compreender a natureza de nossas reações e escolhas e influencia nossa relação com o mundo e com as circunstâncias e desafios do dia-a-dia.