ESPECIALIZAÇÃO em Terapia Cognitivo-Comportamental de Beck
Curso de Pós-graduação Lato Sensu - EAD (aulas pré-gravadas)- Carga Horária 360 horas
- Reconhecido MEC e CFP
- Módulos80
- Duração 12 meses
Descrição
A Terapia Cognitivo-Comportamental é um tratamento de resultados a curto prazo, voltada para objetivos definidos e focada em problemas específicos. Baseia-se, fundamentalmente, no conceito de que alterar os pensamentos possibilita mudanças comportamentais. A tríade cognitiva, a saber, pensamentos, emoções e comportamentos é um dos principais pressupostos dessa terapia.A demanda pela terapia cognitivo-comportamental tem crescido em proporção maior que a quantidade de psicólogos formados na abordagem. Calcula-se que, em futuro próximo, haverá falta de profissionais para atender as necessidades da população em termos de psicoterapia cognitivo-comportamental. Esta é uma tendência que se verifica em todas as partes do mundo, atualmente.O objetivo do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO é proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos da técnica terapêutica cognitivo-comportamental, conforme pesquisada, proposta e refinada por Aaron e Judith Beck, assim como de todas as técnicas psicoterapêuticas utilizadas pela TCC, para obter resultados satisfatórios e permanentes com os clientes, favorecendo saúde e qualidade de vida emocional a todos os que procuram um processo psicoterapêutico.Onde Exerce: Clínicas, centros médicos, hospitais, centros de atendimento multidisciplinar e ambiente corporativoPublico Alvo: Psicólogos, estudantes de psicologia concludentes e médicos psiquiatras
Vantagens do Curso
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Acesso à conteúdos extras como: modelos práticos de avaliação e aplicações clínicas, formulários e anamneses, entre outros
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Certificado de PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU reconhecido pelo MEC
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Corpo Docente composto por profissionais de comprovada experiência acadêmica e profissional
Nossos cursos são ministrados por profissionais da área de Psicologia, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia, com robusta formação acadêmica e destaque no mercado de trabalho.
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DESCONTO ESPECIAL EAD 30%
Na fase "Pagamento" Aplique o Cupom de Desconto - aluno30Desconto válido até o final deste mês
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Encontros de Supervisão - Este Curso oferece suplementarmente Supervisão semanal Online em horários e dias condicionados à turma.
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Material didático digital
Todo o material didático apresentado e utilizado nas aulas fica disponível para download em nossa plataforma online, na ÁREA DO ALUNO.
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Metodologia: EAD 100% Online
– As aulas foram ministradas no Auditório do CETCC em São Paulo, GRAVADAS e EDITADAS, maximizando assim o aproveitamento do conteúdo.
– Os módulos são liberados conforme o aluno vai finalizando a visualização da vídeo-aula, seguindo a programação do Curso.
– Ficam disponibilizadas na ÁREA DO ALUNO EAD para acesso permanente durante a vigência do curso.
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Solicite MAIS INFORMAÇÕES
Telefones de contato: (11) 2574-4209
WhatsApp 11 99675-0933Email cetcc@cetcc.com.br
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TIRA-DÚVIDAS EAD
Ás segundas-feiras, a partir das 20h, o CETCC oferece Encontro ao vivo quando os alunos são atendidos pela Coordenação dos Cursos EAD para tirar dúvidas sobre qualquer aspecto funcional ou pedagógico do Curso.
Tabela de Investimento:
Valores até: | Transferência PIX | Cartão de Crédito | PIX Parcelado | Boleto Bancário |
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31/12/2024 | 1 x 10.101,00 | 14 x 911,00 20 x 661,00 | 14 x 872,00 20 x 638,00 | 14 x 872,00 20 x 638,00 |
Valores até: | Transferência PIX | Cartão de Crédito | PIX Parcelado | Boleto Bancário |
Coordenador(a):
Turma(s):
Descrição Turma
Nesta turma, As aulas foram ministradas no Auditório do CETCC em São Paulo, GRAVADAS e EDITADAS, maximizando assim o aproveitamento do conteúdo. São liberadas em sequência, ou seja, o aluno assiste um módulo até o final, ao término preenche o formulário que comprova tê-la assistido e, automaticamente, a plataforma já libera a aula seguinte.
Parte prática: O Programa é complementado por Encontros Online ao Vivo com um dos professores do Curso para tirar dúvidas, orientações e Supervisão de Casos, todas as segundas-feiras das 18h às 20hs e quartas-feiras das 11h às 13h. IMPORTANTE: A participação é opcional e as horas de Supervisão frequentadas pelo aluno farão parte da composição da carga horária
Avaliação: Serão realizadas 7 avaliações periódicas através de provas múltipla escolha inseridas na plataforma digital com nota mínima igual a 5 (cinco) e direito a substitutiva.
Coordenador(a):
Professores
Módulos
Histórico e Fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental
Bases
Filosóficas e Histórias da Terapia Comportamental
Influências importantes da Formação da TCC
Terapia Comportamental
Fatores Históricos Relevantes
Origens do Cognitivismo
Terapia Cognitiva - Esquemas
TCC - Modelo Cognitivo
Crenças Centrais
TCC: Os 10 Princípios
Princípios
Básicos da TCC
Psicopatologias segundo a TCC
Foco do Terapeuta em TCC
Foco Central da TCC
Reestruturação Cognitiva
Mitos e Preconceitos da TCC
Esquemas, Crenças Centrais e Intermediárias e Pensamentos Disfuncionais
Esquemas
Abordagem Piagetiana
Organização Cognitiva
Formação de um Esquema
Conceito e Definição de Esquemas
Processamento Automático da Informação
Viés Confirmatório
Profecia Catrastrófica
Autoperpetuação
Crenças Centrais, Básicas ou Nucleares
Crenças Intermediárias ou Subjacentes
Estilos de Enfrentamento
Manutenção da Crença
Evitação da Crença
Compensação da Crença
Identificando e Flexibilizando Pensamentos Automáticos Disfuncionais
Técnicas
para identificar PAD
Reconhecimento das Mudanças de Humor
Psicoeducação
Como identificar as Crenças
Descoberta Guiada (Dramatização)
Modificação de Pensamentos Automáticos Disfuncionais
Erros ou Distorções Cognitivas
Pensamentos Distorcidos
Pensamentos Automáticos Disfuncionais
Desencadeantes e Estimulantes
Reações do Paciente
Situações e Reações
Técnicas Básicas da TCC – RPD e Questionamento Socrático
Registro de Pensamentos Disfuncionais
Principal Instrumento da TCC
Objetivos do RPD
Vários Modelos de RPD (3, 4, 5 e 7 colunas)
Distorções Cognitivas
Importância da Classificação das Distorções Cognitivas
Debate Socrático
Modificando crenças centrais e subjacentes
Técnicas
específicas para mudanças de pressupostos e crenças centrais
Técnicas
comportamentais
Técnicas Avançadas da TCC Teoria e Prática
Modificando Crenças Centrais e Intermediárias/Subjacentes
Técnicas Específicas para mudanças de Pressupostos e Crenças Centrais
Técnicas Comportamentais
Conceitualização Cognitiva Colaborativa**
Definição
Funções da Conceitualização Cognitiva
Exemplos de Conceitualização Cognitiva
Análise Vertical
Análise Longitudinal
Objetivos da TCC
Plano de Tratamento: geral e específico
Avaliação Inicial e Estrutura das Sessões*
Metas e Estrutura da Primeira entrevista
Metas do Terapeuta na Entrevista Inicial
Estrutura da Primeira Entrevista
Itens Relevantes da Agenda
Confiança e Rapport
Estabelecendo a Agenda
Checagem de Humor
BDI
BAI
BHS
BSS
Revisão da queixa apresentada, identificação de outros problemas e estabelecimento de metas
Modelo Cognitivo
Percepção do Modelo Cognitivo pelo Paciente
Expectativas para a Terapia
Educando o Paciente sobre seu transtorno
Resumo de final de sessão e tarefa de casa
Feedback
Sessão 2 em diante: Estrutura e forma
Verificação do Humor
Ponte com a sessão anterior
Roteiro de Ligação de sessão
Estabelecimento de Roteiro ou agenda da sessão
Revisão da Tarefa de Casa
Resumos Periódicos
Resumo final e feedback
Da sessão 3 em diante
Emoções e Regulação Emocional
• Emoção é igual ou diferente de sentimento?
• Darwin e as Emoções
• Ekman e as Emoções
• james e as Emoções
• Cognitivismo e as Emoções
• Culturalismo e as Emoções
• Componentes da emoção
• Sentimentos
• Afetos
• Behaviorismo metodológico – Watson
• Teoria das Emoções – James e Lange
• Teorias cognitivas e da atribuição das emoções
• Estruturas cerebrais na formação das emoções
• Emoções básicas ou primárias
• Mitos Emocionais e Desafios aos Mitos Emocionais
• Sistemas de Regulação
• Na Prática Clínica
• Regulação Emocional – Técnicas Cognitivo-comportamentais
• Terapia do Esquema Emocional
Competências Básicas e Avançadas em Terapia Cognitivo Comportamental
Como tratar Transtornos Depressivos com TCC
Cognição
e sintomatologia depressiva
Manifestações
Emocionais
Manifestações
Cognitivas e Motivacionais
Delírios
Exame
Clínico
Prognóstico
Recorrências
Prognóstico
– Suicidio
Etiologia
Tipos
de Depressão
Especificadores
Estudo
de Caso
Modelo
Cognitivo da Depressão
Escalas de Beck
Outras escalas
Como tratar Transtornos de Bipolaridade com TCC
Nova visão sobre o Transtorno Bipolar
Tipos de Transtorno Bipolar
Episódios Maníacos
Episódio Depressivo Maior
Tratamento
Tratamento com TCC
TCC e Farmacoterapia
Testando a realidade dos pensamentos hiperativos
Modulação do Afeto
Contrabalanceando a Distração e Desorganização
Redução da Impulsividade e Hiperatividade
A família e o Bipolar
Estigma, Perda e Aceitação
O terapeuta e o Bipolar
Como tratar Transtornos de Ansiedade com TCC
Emoções Primárias Adaptativas
Emoções Primárias
Desadaptativas
Emoções Secundárias
Desadaptativas
Gama Variada de Emoções
Emoções Instrumentais
Entendendo a Ansiedade
Ansiedade Envolve Complexidade
Sintomas Comportamentais
Sintomas Emocionais
Ansiedade Normal e Anormal
Como o medo e a ansiedade
funcionam
Teoria da Aprendizagem
Aspectos chave da teoria da
aprendizagem
Consequências da aprendizagem
Tratamento com TCC
Treino em Técnicas de
respiração
Técnicas de Relaxamento e
Enfrentamento
Ataques de Pânico
Trabalho de Aspectos
Cognitivos
RPD
Pensamentos Distorcidos
Teste de Hipóteses
Autosugestão
Protocolo de Tratamento na Ansiedade
Programa 7 semanas para redução de Ansiedade
Como Formular Casos em TCC - Introdução
Paciente chega no Consultório
Formulação de Caso é um modelo
Porque Formular?
Vantagens e Resultados
Processos de Manutenção
Resignificar, Flexibilizar, Modificar, Regular, Reconstruir
Formulando Casos na Prática
Formulação de Caso
- Diagnóstica
- Clínica
- Fatores Culturais
Tratamento
Visão Transversal
Fatores Precipitantes
Perguntas a formular
Padrões de Funcionamento
Dificuldades Apresentadas
Fatores de Predisposição
Fatores Perpetuadores
RACIOCÍNIO CLÍNICO
Obstáculos ou Dificuldades
Pontos Fortes
Planejamento Terapêutico
Aplicação das Escalas de Beck*
Introdução à Terapia do Esquema de Jeffrey Young
Os 18 Esquemas Iniciais Desadaptativos
Formação e Desenvolvimento dos Esquemas
O Trabalho com Modos dos Esquemas
Anatomia, Fisiologia e Função do Sistema Nervoso
Neurônios, Neurotransmissores e Sinapses
Conceitos Básicos em Psicofarmacologia e Psicodiagnóstico
Psicofarmacologia - Ansiolíticos e Antidepressivos
Antipsicóticos, Estabilizadores de Humor e Anticonvulsivantes
Psicofarmacologia - TDAH
Visão Atual da Sexualidade
Disfunções Sexuais e TCC
Como tratar Disfunções Sexuais com TCC
DISFUNÇÕES SEXUAIS
• Psicologia evolucionista
• Transtornos sexuais
• Desejo, excitação, orgasmo
• Comportamento sexual compulsivo
• Fisiologia do sexo
• Tratamento pela terapia cognitivo-comportamental
• exame psicosexual
• instrução e educação sexual
• trabalho cognitivo
• trabalho comportamental
• exercícios
Habilidades Sociais e TCC
HABILIDADES SOCIAIS
• Importância das Habilidades Sociais
• Conceito
• Aprendizagem Social
• Problemas mais frequentes
• Comunicação Não-Verbal
• Avaliação das Habilidades Sociais
• Treinamento de Habilidades Sociais
• Técnicas
Controle da Ansiedade de Provas em Situações Avaliativas
DOCENTE: Dr. Luiz Ricardo Vieira Gonzaga
1.1. Conceituação da ansiedade, seus sintomas e suas implicações.
1.2. Tipos de crenças e pensamentos distorcidos vinculados à ansiedade de provas.
1.3. Implicações da ansiedade na saúde física e psicológica do indivíduo.
1.4. Técnicas para o manejo e controle da ansiedade de provas
1.5. Avaliação da ansiedade de provas
1.6. TCC para ansiedade de provas
1.7. Jogo psicopedagógico para o manejo da ansiedade para provas
1.5. Estratégias de prevenção da ansiedade de provas.
COMO TRATAR DISTÚRBIOS DO SONO COM TCC
O que é o Sono?
Funções do Sono
Fisiologia do Sono
Neurotransmissores
Ritmo Circadiano
Sono Infantil
Privação de sono na criança
Sono Normal
Sono Adulto e Idoso
Distúrbios do Sono
Transtornos de Insônia
Transtornos Relacionados a Respiração
Transtorno do Sono-vigília do ritmo cardíaco
Transtorno Alimentar relacionado ao sono
Narcolepsia
Parassonia
Distúrbios do sono da criança
Diagnóstico Diferencial
Avaliação
Equipe Multidisciplinar
Tipos de Tratamentos
Terapia Cognitiva Comportamental aplicada aos Distúrbios do sono
Modelos de Despertares
Conceituação da insônia TCC
Reestruturação Cognitiva
Psicoeducação
Fototerapia
Restrição de Sono
Intenção Paradoxal
Controle de estímulos
Técnicas de relaxamento
Higiene do Sono
Casos Clínicos
Psicologia Positiva.
O que é psicologia positiva
Os elementos
O exercício da Gentileza
Os cinco pilares da Psicologia Positiva
Resumo da teoria do bem estar P E R M A
Florescer o objetivo da PP
Prática
Constelação pessoal das forças e virtudes
Como identificar as Forças de Caráter?
Uma classificação das forças e virtudes do caráter
Forças e caráter
5 Virtudes ou qualidades
Gratidão e Neurociência
Prática
Teste das forças e virtudes pessoais
Otimismo Aprendido
Sentido de viver
TCC e Transtornos da Personalidade
Personalidade
Esquemas
e suas variáveis
Esquemas
e estratégias
Transtornos
de personalidade A
Cluster
A – TP paranoide
Modelo
de Análise Cognitiva (Beck)
Cluster
A – TP esquizoide
Cluster
A – TP esquizotípica
Transtornos
da personalidade B
Cluster
B – TP antissocial
Cluster
B – TP borderline
Cluster
B – TP histriônica
Cluster
B – TP narcisista
Transtornos
da personalidade C
Cluster
C – TP dependente
Cluster C – TP esquiva
Cluster C – TP obsessivo compulsiva
Flexibilização Cognitiva
Vulnerabilidade Cognitiva e TCC
Reestruturação Cognitiva
Mindset
Mudança das Reações
Alteração dos comportamentos
Adaptação cognitiva
Debate ou Questionamento Socrático
Ironia
Maiêutica
Descoberta Guiada
Rigidez Cognitiva
O que acontece quando não há flexibilização dos
pensamentos?
Princípios da flexibilidade
Flexibilização Cognitiva
Vulnerabilidade Cognitiva e TCC
Reestruturação Cognitiva
Mindset
Mudança das Reações
Alteração dos comportamentos
Adaptação cognitiva
Debate ou Questionamento Socrático
Ironia
Maiêutica
Descoberta Guiada
Rigidez Cognitiva
O que acontece quando não há flexibilização dos pensamentos?
Princípios da flexibilidade
Inventários e Questionários Clínicos na TCC
RASTREIO PSICOLÓGICO NA CLÍNICA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
• Avaliação psicológica
• Rastreio na clínica cognitivo comportamental
• Vantagens e desvantagens dos instrumentos no processo terapêutico
• Questionários e Inventários Infantis
• Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
• Depressão infantil
• Ansiedade infantil
• Transtorno do Espectro Autista (TEA)
• Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
• Materiais e Abordagem Infantil
RASTREIO PSICOLÓGICO NA CLÍNICA COGNITIVO COMPORTAMENTAL – PARTE II
• Transtorno do Espectro Autista (TEA)
• Escala de traços autísticos
• Diagnóstico e monitoramento do Humor e Ansiedade na TCC
• Escalas de avaliação para depressão
• Escala de esperança
• Caso Clinico
Inventários e Questionários Clínicos na TCC
RASTREIO PSICOLÓGICO NA CLÍNICA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
• Avaliação psicológica
• Rastreio na clínica cognitivo comportamental
• Vantagens e desvantagens dos instrumentos no processo terapêutico
• Questionários e Inventários Infantis
• Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
• Depressão infantil
• Ansiedade infantil
• Transtorno do Espectro Autista (TEA)
• Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
• Materiais e Abordagem Infantil
RASTREIO PSICOLÓGICO NA CLÍNICA COGNITIVO COMPORTAMENTAL – PARTE II
• Transtorno do Espectro Autista (TEA)
• Escala de traços autísticos
• Diagnóstico e monitoramento do Humor e Ansiedade na TCC
• Escalas de avaliação para depressão
• Escala de esperança
• Caso Clinico
Técnicas Cognitivas – Modificação de Preocupações e Ruminação / Supervisão
O cérebro nosso de cada dia
Docente convidado Dr. Leandro F. Oliveira
Afinal, será que temos o maior cérebro?
Ou será que temos uma maior quantidade de células nervosas?
O que nos difere de outras espécies?
Sim, existe uma explicação para todas essas perguntas. Vamos entender mais sobre processamento cerebral superior e o nosso dia a dia.
Nessa aula falaremos sobre como nosso cérebro reage a tomada de decisões, medo, angústia, espiritualidade, paixão, a inveja e muito mais...
Bem vindo(a)s ao cérebro nosso de cada dia!
Definição dos conceitos da Análise Funcional do Comportamento
Comportamento operante – Reforço positivo, negativo, primário, secundário e generalizado
Extinção Operante
Modelagem - Exemplo em Caso de Criança
Modelagem - Exemplo em Casos de Adultos
Depressão em Terapia Comportamental
Ansiedade em Terapia Comportamental (Supressão Condicionada)
TOC em Terapia Comportamental - Transtorno Obsessivo-compulsivo
O Tratamento Psicossomático através da TCC
TCC para Idosos - Introdução
Psicologia do Envelhecimento
Nunca houve tanta chance de envelhecer
Pirâmide Etária no Brasil
Preconceitos/Tabus
Características da pessoa idosa
Mudanças Psicológicas
Mudanças sociais e afetivas
Mudanças Laborais e Econômicas
Psicologia do Envelhecimento - Objetivos
TCC para Idosos - Tratamento
Avaliação
Funcionalidade do Comportamento
Tratamento na TCC
Adaptações
Prejuízo no registro sensorial
Saúde Física
Local e Formato da Terapia
Familiar
Individual / Grupos
Reabilitação Neuropsicológica/Estimulação Cognitiva
Vamos falar de morte
TCC para Grupos*
Objetivos
da TCC
Modelo
Cognitivo
Grupos:
Para quem? Para que?
Benefícios
da TCCG
Histórico
da Intervenção em Grupos
Fatores
Grupais de Yalom
Fatores
Terapêuticos de Burlingame (2004)
Processo
X Técnica – Processo Grupal
Adequabilidade
à TCC
Adequabilidade:
Estilo Pessoal
Fatores
Demográficos
Pacientes
Difíceis
Treinamento
de Terapeutas
Postura
do Terapeuta
Estrutura
das Sessões
Modalidades
de Grupos em TCCG
Grupos
de Apoio
Grupos
de Psicoeducação
Grupos
de Orientação e/ou Treinamento
Grupos
Terapêuticos em TCC
Fases
da TCCG
O
futuro da TCCG
TCC para Crianças e Adolescentes
Habilidades a serem adquiridas no desenvolvimento
Fatores biológicos x Fatores ambientais
Temperamento
Classificação do temperamento (Thomas & Chess)
Fatores ambientais
Necessidades básicas da infância e da adolescência
Apego: definição
Teoria do Apego
Precursores da Teoria do Apego
Sistema de Apego
Apego seguro
Apego resistente ou ambivalente
Apego evitativo
Apego desorganizado
Fatores de Risco X Fatores de Proteção
Origem dos Esquemas Desadaptativos
Estresse precoce
Problemas relacionados a abuso ou negligência
Esquemas disfuncionais
0 a 3 anos
Fase pré-escolar
Fase escolar
Adolescência
Prevalência
Produção científica em clínica
Estudos que embasam a clínica
O processo terapêutico em TCC com crianças e adolescentes
Tcc com adultos X tcc com crianças
Aliança terapêutica
Modelo da TCC para o acesso infantil
Avaliação inicial e Orientação de pais
Atendimento Inicial com os Pais
Terapia de reciclagem infantil
Fase inicial
Emoções
Trabalhando as emoções
Trabalhando os Sentimentos
Explicando o modelo cognitivo
Identificando esquemas
Identificando crenças centrais
Identificação das necessidades emocionais fundamentais
Trabalhando distorções cognitivas
Comportamentos
Habilidades e dificuldades específicas
Neuropsicologia – Interface com a TCC.
Introdução ao Biofeedback
Elaboração de Relatórios e Documentos com base na TCC
Terapia Cognitivo-comportamental para Adolescentes
TCC para Casais e Famílias - Introdução
Terapia de Família e Casal - Histórico
Tipos de Famílias (Monoparental, Comunitária, Homoafetiva e Contemporânea)
Estrutura Familiar
Heranças Familiares e suas influências
Olhar Transgeracional
Ciclos Vitais da Família
Terapia Cognitivo-comportamental + Terapia Sistêmica = TCC Familiar
TCC para Casais e Família
Crenças Irrealistas
Indicações para Terapia de Casal e de Família
Objetivos da Terapia Familiar
Prática Clínica em Famílias
Dinâmica de Atendimento na Terapia Familiar
Metas do Terapeuta
Regras para uma Discussão Produtiva
0;48min
TCC para Casais
Disfunção Conjugal acontece quando?
Distorções Cognitivas - grande alvo para conflitos
Objetivos da Terapia de Casal
Avaliar, Decidir, Ressignificar, Reparar
Prática Clínica com Casais
- Encaminhamento
- Queixas, Sintomas, Demandas
0;40
Prática Clínica com Casais
Entrevista Inicial - 1a. Sessão
Perguntas Sugeridas
Após duas sessões - Individuais
Avaliar nas Entrevistas....
Devolutivas
Tarefas de Casa
Ética
Violência Física
Contrato para o Tratamento de Casais
Identificação das Áreas de Problemas
Fatores que favorecem ao terapeuta de Casal
Identidade da família de origem
Técnicas da TCC para Terapia de Casais
Questões Interindividuais
Traição e Pós-traição
Divórcio - Separação
Treino na comunicação - Resolução de Problemas
Bibliografia
1;00;20
Como tratar TOC com TCC
TOC
e Transtornos Relacionados
Transtorno
Obsessivo Compulsivo e doenças relacionadas
Problemas
que NÃO são classificadas como TOC e afins
Etiologia
do TOC
Medos
e Evitações
Obsessões
Modelo
Cognitivo Comportamental – TOC
Modelo
Biopsicossocial da TCC
TOC
segundo a Teoria da Evolução
Acumulação
Avaliação
clínica na TCC
Escalas
para sondagem clínica
Registros
e automonitoramento na TCC (exemplo)
Exemplos
de obsessões
Exemplos
de Compulsões
Estratégias
de Tratamento
Modelo
Cognitivo para TOC
Características
cognitivas do TOC
Questionamento
socrático para desafiar crenças (TOC)
Desafiando
pensamentos e pressupostos
Técnicas
Cognitivas
Efeito
Urso Branco
Mindfulness
e ACT
Adesão
e desafios no Tratamento
Orientação e Intervenção com familiares
Estudo de caso
Como tratar TEPT com TCC
Transtorno de Stress Pós
Traumático e TCC
História
Modelo Biopsicossocial de
Regulação
Modelo Stress e Ansiedade
Complexidade do TEPT-I
Complexidade do TEPT-II
Desenvolvimento do TEPT
DSM – V: Trauma e Transtornos
relacionados ao stress e ansiedade
Critério A – Evento traumático
no DSM-V
Tempo de início dos sintomas
TEPT- Evolução, Curso e Prognóstico
Alguns Estudos sobre o TEPT
Farmacologia e TEPT
Protocolo de Atendimento na
TCC
TEPT e Baixa Motivação ao
Tratamento
Alguns exemplos das distorções
cognitivas do TEPT
Tríade Cognitiva do TEPT
TEPT e sintomas
TEPT e crenças Intermediárias
Distorções Cognitivas no TEPT
e Crenças Intermediárias
TEPT e Distorções de Percepção
e Atenção
Distorções Cognitivas no TEPT
e Crenças Intermediárias
Psicoeducação no Tratamento de
TEPT
Monitoramento emocional
Mapa da memória e a narrativa
A memória e o pareamento de
estímulos
O princípio da Habituação e Ansiedade
A Habituação
Dessensibilização e EPR
Generalização e
Superaprendizagem
Ressignificação da Narrativa
Estudo de Caso
Como tratar Dependência Química com TCC
O
Que é Dependência Química
O
que são drogas psicotrópicas?
O
Sistema de recompensa é responsável por:
O
que leva o indivíduo a usar drogas?
Diferença
entre uso, abuso e dependência
Critérios
para Dependência de Substância
Classificação
das drogas
Drogas
Depressoras
Drogas
Estimulantes
Drogas
Perturbadoras
Álcool
Maconha
Cocaína
Crack
Ecstasy
A
Dependência Química e o Modelo Cognitivo de Aaron Beck
Na
dependência química
Crenças
do DQ
Crenças
que facilitam o uso de drogas
Desafio
Considerações
Importantes
Estrutura
das sessões
Avaliação
do humor
Relação
Terapêutica
Alguns
instrumentos importantes para obter mais dados sobre o paciente
Anotações
de Sessão
Psicoeducação
Identificação
da Demanda
Questionamento
Socrático
Enfrentamento
de pensamentos disfuncionais
Técnica
de resolução de problemas
Registro
de Pensamentos Disfuncionais
Avaliação
e Contestação dos Pensamentos
Técnicas
da TCC
Transtornos
de personalidade e suas percepções do mundo
Personalidade
Narcisista
Transtorno
de personalidade esquizóide
Histriônico
Obsessivo-compulsivo
Transtorno de personalidade evitativo
Transtorno de personalidade borderline
Motivação e Entrevista Motivacional
Estágios
Motivacionais,
Modelo
Transteórico - Mudança Comportamental,
Tarefas
e ametas para cada Estágio de Mudança,
Metas
de Tratamento e estratégias,
Entrevista
Motivacional,
Metodologia
da Entrevista Motivacional,
Estratégias Gerais da motivação,
Armadilhas.
DBT - Terapia Comportamental Dialética - Introdução
- Quem é Marsha Linehan
- Transtorno de Personalidade Borderline
- O que é Dialética?
- O que é Terapia Comportamental Dialética?
- Objetivos gerais e habilidades desenvolvidas
- Estudos comprovando a eficácia da DBT
- Melhorias associadas à DBT
- Princípios científicos ligados à DBT
DBT - Terapia Comportamental Dialética - Modos de Tratamento
- Modos de Tratamento em Terapia Comportamental Dialética
- Treino de Habilidades em DBT
- Sessão pré-tratamento - Contrato
- Papel do líder e do co-líder
- Metas do Tratmento
- 1a. Habilidade - Mindfulness
- Consciência Plena - Assumindo o controle de sua mente
- Estratégias de Regulação Emocional
- Habilidades de Efetividade Interpessoal
- Habilidade de Tolerância ao mal estar
Transtornos Alimentares
Definição
Anorexia Nervosa
Bulimia Nervosa
Transtorno de Compulsão Periódica
Crença e Erros Cognitivos
Sintomas devido a desnutrição e alteração neuroendócrina
Pensamento e Comportamento
Transtorno do Comer Compulsivo
Tratamento
Fluxograma da Conceitualização de caso
Obesidade
Tratamento Nutricional
Tratamento Cognitivo Comportamental
Técnicas
Mindfulness e ACT – Terapia de Aceitação e Compromisso
Técnicas Cognitivas - Mudança na Tomada de Decisão
Apresentadoras:
Psic. Esp. Bianca Colon
Psic. Esp. Carolina Setti
Psic. Esp. Juliane Oliveira
Psic. Esp. Verusca dos Santos
(01:34;00)
Espiritualidade, Religiosidade e TCC 1
- Ética, Psicoterapia e Religiosidade
- Religiosidade e Saúde Mental
- Coping Religioso Positivo
- Coping Religioso Negativo
Esperança, Enfrentamento, Religiosidade e TCC 2
Psic. Esp. Kennedy Gomes Martins
- Esperança e Enfrentamento com a prática da religiosidade
- Crenças - Significados
- Neuroimagem da Religiosidade
- A Crença em Deus
Psicoterapia e Espiritualidade 3
Psic. Esp. Kennedy Gomes Martins
- A crença religiosa constitui uma parte importante da cultura
- Pacientes e sistemas de crenças
- Principais domínios discutidos em Psicoterapia
- Conceitos: Religião e Espiritualidade
Técnicas Cognitivas - Exame do Processamento de Informações e Erros de Lógica
TCC para Suicídio
• Nomenclatura
• Definindo termos:
- Suicidio
-Tentativa de suicidio
-Ato suicida
-Ideação suicida
• Prevenção/Tratamento do suicídio
• Estratégias e técnicas
• Compreendendo a crise suicida
• Crenças centrais comuns em pacientes suicidas
• Fatores de risco
• Prevenção do suicídio – frases de alerta
• Sinais de alerta
• Fenótipos dos pacientes suicidas
• Identificar razões para viver