As abordagens psicológicas podem variar muito. Em meio a tudo isso, fica a dúvida: por que optar pela Terapia Cognitivo Comportamental?
A cognição é um conceito da psicologia que surgiu em meados dos anos 70.
Ela se caracteriza pelo conjunto de habilidades que um indivíduo tem para perceber, interpretar, conhecer e prever os mais variados estímulos, gerando respostas condizentes a eles.
Ou seja, é a maneira como nós percebemos o que e quem nos cerca por meio dos 5 sentidos.
A partir desse entendimento, a Terapia Cognitivo Comportamental visa modificar o pensamento do paciente e, consequentemente, o comportamento que prejudica e dá asas aos seus problemas.

Não confunda Terapia Cognitivo Comportamental com Terapia Comportamental

Os nomes podem até soar bastante semelhantes, mas vale pontuar que as suas definições têm uma distinção fundamental.
A partir do Behaviorismo, a Terapia Comportamental defende que a conduta humana está diretamente relacionada com a determinação ambiental.
Segundo essa teoria, o comportamento precisa ser analisado a partir de um contexto: é necessário voltar ao passado para investigar.
A terapia Cognitivo Comportamental, por outro lado, é baseada na inter-relação entre o modo como se conhece e percebe as coisas, a si mesmo e o mundo, sentimentos e pensamentos.
Outro ponto que ela se propõe a tratar são os chamados pensamentos automáticos – aquelas perspectivas que não são analisadas – que podem ser bons ou ruins.
Cabe ao terapeuta identificar, distinguir e tratar essa automaticidade, a fim de mudá-la.
Sabe aqueles pensamentos negativos do tipo “não faço nada direito” e “minha vida não vai para frente”?! É disso que estamos falando.
É a partir dessas compreensões distorcidas que a terapia cognitiva comportamental se debruça.
Na prática, a Terapia Cognitivo Comportamental, diante da limitação do Behaviorismo, transferiu o foco do poder do ambiente sobre o indivíduo para os processos racionais, como fonte de direção das ações humanas.
A resposta para os problemas passou a estar muito mais relacionada ao reflexo das expectativas, das decisões, das escolhas e do controle do indivíduo, do que qualquer outra coisa.
A Terapia Cognitivo Comportamental, é um dos tipos de terapia mais famosas e mais embasados por evidências científicas.
O grande nome da Terapia Cognitivo Comportamental é o Dr. Aaron Beck.
O psicanalista e professor de psiquiatria da Universidade da Pennsylvania, juntamente com seus colaboradores, conduziu estudos importantes acerca dessa linha de pesquisa e desenvolveu esse sistema de psicoterapia.
A base teórica formulada por Beck mostraram que a Terapia Cognitivo Comportamental é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, com ou sem medicação, em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos.