Já está na hora de fazer um balanço dos efeitos da Covid 19 na vida da sua família? Que efeitos é possível perceber como mais presentes e que talvez sejam permanentes ou durem muito tempo? Preste atenção nos seus novos hábitos e comportamentos. O que é possível constatar?

Há algumas realidades que já ficaram claras, mundo afora, como a dificuldade de muitos casais em se adaptar a um cotidiano com tantas horas a mais de convívio e com tantas novas decisões a serem tomadas sobre ações simples do cotidiano como onde e como se alimentar, que necessidades são realmente básicas para justificar uma saída e quais são apenas a natural vontade de colocar o nariz para fora de casa.

A relação com os mais velhos, com certeza sai modificada e de uma maneira que pode  se dolorosa para muitos deles. A sensação de solidão e abandono quando os filhos e parentes se afastam por conta da pandemia. Quando fica difícil para quem está isolado perceber que aquela ausência é também um ato de carinho e cuidado.

A sequência das semanas de isolamento leva a questionamentos sobre se realmente estamos fazendo o melhor para os nossos velhos queridos quando deixamos de visitá-los, de levar aquele abraço afetuoso. Equilíbrios tênues de relações, construídos com paciência e muita conversa podem ser abalados. Decisões anteriores de afastamentoou internação podem voltar à pauta doméstica, ressuscitando momentos difíceis.

São momentos naturais da vida aqueles em que o casal discute sobre como deverá ser o futuro de algum dos pais deles, que já não estão ativos ou que estão debilitados ou incapacitados. São novos momentos de queixas e justificativas, de enfrentamento de males que só se tornam cada vez mais debilitantes

Claro que há um outro lado de idosos cada vez mais joviais, que vão viver novos momentos de vida depois de longas relações e que podem trazer constrangimentos nas reuniões de família, acréscimo de novos parentes por afinidade e disputas por atenção, ou mesmo questões materiais.

Mesmo que na sua vida familiar, nada disso tenha acontecido, você precisa estar alinhado com os debates sobre as formas de lidar com questões familiares com idosos em escala muito ampliada.

Abordagens para os cuidados com os problemas com idosos são algumas das especificidades que tornam tão rica a aplicação de Terapia Cognitivo-Comportamental para uma grande lista de transtornos.

Venha conhecer os cursos do CETCC e encontre novos caminhos na sua atividade profissional.