Sentir ciúmes do seu parceiro, amigo ou de algum familiar é algo comum quando baseado em fatos, no entanto, quando o sentimento é desencadeado mesmo sem uma ameaça real entende-se que esse ciúmes é patológico.

O ciúmes é uma mistura de sentimentos como raiva, medo, ansiedade e tristeza, como também de pensamentos e comportamentos que visam controlar o outro em busca de certezas. Ele consiste numa reação diante de uma ameaça percebida, existência de um rival imaginário ou real e comportamentos para evitar a perda do parceiro.

Nos relacionamentos amorosos, os pensamentos, emoções e atitudes são extremos, associados a ameaça, medo de ser traído ou abandonado.


Características do ciúmes patológico

As pessoas que têm ciúmes patológico podem apresentar ideias e atitudes e excessivas como:

Checar e-mail, conversas ou GPS da pessoa amada.

Questionar a pessoa amada sobre relações passadas e se perturbar com os relatos.

Interromper conversas do parceiro com pessoas do sexo oposto.

Acusar o parceiro de estar interessado em outra pessoa.

Ameaçar terminar ou se separar.

Preocupar-se com o parceiro ser infiel.

Pensamentos de que é inferior.

Etc.





Ciúmes sob a perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

No ciúmes patológico, o receio do parceiro ser infiel pode se apresentar como pensamentos obsessivos ou delirantes. Ele pode ser sintoma de diferentes transtornos, por exemplo, associado ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), ou ao Transtorno Delirante.  

A pessoa ciumenta é hipervigilante à ameaça, pensa que assim não será pega de surpresa, isso a leva a distorcer situações que seriam neutras, cometendo distorções como a leitura mental, adivinhação do futuro, personalização e supergeneralização.

Importante colocar que quanto maior o comprometimento, o investimento no relacionamento e a intimidade emocional maior será o ciúmes. Outro fator fundamental é a questão da incerteza que é vista como inaceitável e leva o indivíduo a fazer algo imediatamente para reduzir essa sensação como testar o outro ou buscar reasseguramento.

Nota-se que o sujeito tem crenças centrais como “não sou amado”, “não sou atraente”, “os outros são críticos” ou ainda “sou inferior”. Essas ideias generalizadas vem à tona quando o indivíduo está frustrado, triste ou com raiva e, dificilmente, são questionadas.


Como funciona Tratamento do ciúmes na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

O psicólogo cognitivo-comportamental inicia com a conceitualização do caso na qual ele irá coletar dados sobre a história do paciente, questões atuais, as situações gatilho, crenças intermediárias e centrais e estratégias compensatórias que têm mantido essas crenças.

O profissional ajudará o cliente a identificar e contestar os pensamentos e as crenças centrais que são ativadas quando está com ciúmes, bem como sinalizar a ele a forma com que ele foca naquilo que confirma as suas crenças (viés confirmatório). 

Uma etapa importante é de validar os sentimentos do paciente para que ele perceba que não tem problema sentir ciúmes, mas que ele pode aprender a ter comportamentos menos extremos.

Auxilia-se o indivíduo a construir a sua motivação para a mudança, listando vantagens e desvantagens do ciúmes. O terapeuta ajuda o cliente a avaliar também se o ciúmes é produtivo ou improdutivo. Quando o ciúmes leva a alguma ação específica ele pode ser útil, porém, apenas quando faz a pessoa ruminar sobre aquilo que não está no seu controle, torna-se improdutivo.

Outro passo consiste em ajudar o paciente a desenvolver uma postura de Consciência diante da situação. Desta forma, ele irá se conectar com o presente e observará, sem julgamentos, suas reações internas, isto colabora para que ele não haja de forma impulsiva e, assim, tenha respostas com base na realidade.

O terapeuta mostra que é preciso aceitar a incerteza, pois ela é inevitável. Não é possível ter controle sobre pensamentos e sentimentos do parceiro, mas o sujeito pode controlar suas reações de ciúmes. Mostra-se ao paciente incertezas que ele já aceita no dia a dia, além disso é feita a inundação com frases de incerteza para auxiliar na aceitação.

Na TCC, são trabalhas também as habilidades emocionais para o paciente regular melhor suas emoções, habilidades comportamentais para melhorar a relação e atividades de autocuidado para que o indivíduo consiga focar naquilo que é importante de acordo com seus gostos, objetivos e valores para reduzir a dependência do outro.

Além disso, busca-se descatastrofizar as perdas, ou seja, pontuar que o término não representará o fim da vida do indivíduo. São levantadas alternativas para uma vida com sentido, mesmo com a separação da pessoa amada.


O ciúmes patológico é alimentado por uma visão muito distorcida do sujeito, ele menospreza suas capacidades e deixa suas emoções guiarem suas ações. Os comportamentos tendem a ser exagerados e geram uma sensação de sufocamento no parceiro, além de um desgaste na relação. A terapia cognitivo-comportamental aliada a medicação consiste numa abordagem eficaz para tratar esses casos.

Conheça sobre os nossos cursos através desse link