O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem seu início na infância. O indivíduo que sofre de TDAH é visto muitas vezes como preguiçoso, irresponsável e folgado o que aumenta sua rejeição social. Seu desempenho escolar e profissional é, frequentemente, ruim, ele tem uma baixa autodeterminação em atividades que requerem mais esforço mental o que os leva desistir de muitas atividades ao longo da vida o que gera diversas limitações e prejuízos.


Quais são os critérios usados para o diagnóstico?


De acordo com o DSM-5 o TDAH consiste em:


A. Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que afeta o funcionamento e o desenvolvimento:

1. A desatenção se apresenta em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento e afeta as atividades sociais, acadêmicas e profissionais. Durante seis meses o indivíduo tem ao menos 6 destes sintomas:

a. Com muita frequência não se atenta aos detalhes ou erra em tarefas ou no trabalho devido a um descuido.

b. Com muita frequência tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas. 

c. Com muita frequência parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra diretamente. 

d. Frequentemente não segue instruções até o final e não consegue terminar tarefas escolares ou deveres do trabalho. 

e. Com muita frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.

f. Frequentemente evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado. 

g. Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades.

h. Com frequência é facilmente distraído por estímulos externos. 

i. Com frequência é esquecido em relação a atividades cotidianas.


2.Hiperatividade e impulsividade: ao menos seis dos seguintes sintomas por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível do desenvolvimento é têm impacto negativo nas diversas áreas da vida.


a. Com frequência remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira. 

b. Frequentemente se levanta da cadeira em situações em que se espera que permaneça sentado.

c. Com frequência corre ou sobe nas coisas em situações em que isso é inapropriado.

d. Com frequência é incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente. 

e. Com frequência “não para”, agindo como se estivesse “com o motor ligado".

f. Frequentemente fala demais. 

g. Com frequência deixa escapar uma resposta antes que a pergunta tenha sido concluída. 

h. Frequentemente tem dificuldade para esperar a sua vez.

i. Frequentemente interrompe ou se intromete.


B. Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade. 

C. Os sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade aparecem em dois ou mais ambientes.

D. Os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional. 

E. Os sintomas não são mais bem explicados por outro transtorno mental.


O diagnóstico de TDAH pode ser fechado de forma combinada com sintomas de desatenção e hiperatividade-impulsividade nos últimos 6 meses ou predominantemente desatento ou ainda predominantemente hiperativo/impulsivo.


Como é o tratamento na TCC?

O tratamento pode ser medicamentoso e psicoterapêutico. Em relação a terapia, são trabalhados: 

A psicoeducação para que o cliente conheça o transtorno, os sintomas e compreenda que vários comportamentos disfuncionais aconteciam devido ao TDAH, a partir disso pode se pensar em estratégias para administrar seus sintomas.


Identificação das crenças distorcidas, pacientes com TDAH tendem a ter uma visão de si muito negativa, podem se rotular como preguiçosos, irresponsáveis e incapazes. A terapia auxiliará a compreender o modelo cognitivo e, principalmente, suas crenças para então aprender a questioná-las e mudar a forma com que se enxergam. Desta maneira, o paciente começa a construir uma autoestima mais saudável e positiva.



Ações no ambiente que ajudam o sujeito a se organizar e minimizar os prejuízos que o transtorno gera. O psicólogo auxilia o paciente a elaborar algumas estratégias como quadro de avisos, cronogramas da semana, lista de atividades, lembretes no papel ou no celular, ter um lugar silencioso para suas atividades, entre outras intervenções para que o paciente consiga se organizar.


Estratégias para controlar a impulsividade que ajudam o cliente a parar, avaliar, agir e reavaliar diante de situações em que ele, normalmente, agiria de forma impulsiva.


Treino de resolução de problemas para que o paciente consiga pensar antes de agir. Assim, ele identifica o problema, são geradas algumas alternativas, são observadas as possíveis consequências de cada uma delas, é escolhida alguma dessas opções e, por fim, avaliados os resultados dessa escolha.


Treino de Habilidades Sociais é necessário, pois, muitas vezes a pessoa que tem o transtorno possui comportamentos inadequados como se intrometer em conversas, impaciência e impulsividade. São usadas técnicas como modelagem pelo psicólogo em sessão e exposição do cliente, entre outras.


A TCC é uma abordagem que consegue proporcionar ao sujeito, que desde pequeno tem as sequelas do transtorno, uma vida com menos limitações, mais organizada e com uma sensação de competência maior. Portanto, a terapia permite a melhora da queixa, a reestruturação dos pensamentos e a aprendizagem de uma forma mais funcional de pensar e agir ao portador do TDAH.