Mudar não é fácil! As pessoas, de maneira geral, são resistentes a mudança! Mesmo quando elas têm a intenção de mudar já é difícil, agora quando a mudança deve ocorrer devido a uma pressão externa esse processo é ainda mais complicado!
Quando se trata de psicologia clínica, é comum as pessoas e os próprios profissionais associarem esse processo ao consultório presencial.
Porém, a pandemia do Coronavírus tem feito com que todos revejam seus conceitos.
Como não perder seus pacientes?
Para não perder seus pacientes você pode:
•    Oferecer a psicoterapia online:
O atendimento psicológico online já é permitido no Brasil há anos. De acordo com a Resolução 11/2012 o atendimento era autorizado com o nome de Orientação Psicológica Online e possuía um limite de 20 sessões. Em 2018 uma nova Resolução do Conselho Federal de Psicologia revogou a anterior, permitindo, assim a psicoterapia online.

Faça uma psicoeducação sobre o funcionamento e a eficácia dessa modalidade. A terapia online é tão eficaz quanto a presencial.
Mostre possíveis soluções diante de problemas que o paciente tenha, exemplo, sugerir que o paciente digite aquilo que ele não gostaria que os outros ouvissem ou que faça a sessão no carro, caso ele tenha um e também internet móvel.


Se o paciente se mostrar resistente, ofereça um teste de 15 minutos gratuito de vídeo chamada para que ele veja que é mais tranquilo do que ele imagina!
Se você psicólogo, nunca fez esse tipo de atendimento, converse com colegas que já fazem e veja como é eficaz!

Para aqueles que se queixam da questão financeira:
É importante entender que o mundo todo está sentindo os efeitos do isolamento social. Um dos principais impactos é em relação a questão financeira, uma vez que, o faturamento reduziu muito e para outros ele, simplesmente, já não existe mais!
Para aqueles que não possuem uma reserva financeira de emergência é difícil dar continuidade em serviços, ainda que sejam essenciais.
Você psicólogo, pode:
•    Flexibilizar o preço: reduzir, momentaneamente, o preço da sessão avulso ou do pacote mensal.
•    Se você tiver uma reserva e se sentir confortável, ofereça a possibilidade de eles pagarem após um determinado tempo, mas atenção: especifique o período e veja o quanto para você é razoável deixar em aberto.
Não foque apenas nas perdas!
Muitos pacientes podem optar por aguardar o retorno as atividades normais, seja pela questão financeira ou devido a não adesão ao atendimento online, certifique-se de ter feito a psicoeducação clara, de ter compreendido o motivo da resistência ou as dificuldades do seu cliente, proponha possíveis soluções e, se ainda assim, ele não quiser, aceite!
Aceite, é compreensível, mas não desanime. Embora, alguns irão escolher pausar a terapia, esse é o momento que muitas pessoas irão precisar de ajuda!
O impacto na saúde mental é nítido e a internet é o melhor meio para você comunicar sobre o que você faz e, principalmente, como o seu trabalho pode ajudar as pessoas.
A quarentena traz à tona algumas demandas e se torna essencial para muitos que estão com dificuldades de se relacionar com seus familiares, outros que têm se cobrado de serem produtivos, dos que não conseguem organizar sua rotina, daqueles que estão frustrados por não poder manter suas atividades e, principalmente, os que têm tido crises de ansiedade devido as incertezas e falta de controle.
É fato, muitos irão parar, mas a busca pela terapia online por pessoas que estão sofrendo aumentou muito!

Foque em ajudá-los entregando conteúdo de valor nas suas mídias sociais e comunique sobre como a terapia pode gerar conforto, ainda que você não dê garantias!
A psicologia é uma ciência que, efetivamente, pode mudar a vida das pessoas, mostre isso a elas!
E, você profissional, tente se manter calmo, regulando suas emoções de forma funcional, saiba que isso irá passar e, aos poucos, tudo voltará ao normal, ainda que o normal, seja algo não tão habitual.
Gostou desse texto?
Deixe seu comentário aqui embaixo!