A Terapia Cognitivo Comportamental é uma forma de terapia objetiva, calcada em pesquisas científicas, que procura tratar os sintomas de maneira direta e eficaz, com ênfase no presente.

Isso não quer dizer que não sejam tratados aspectos emocionais passados, mas sim que, inicialmente, o foco da terapia é o que mais aflige o paciente.
Popularmente conhecida como TCC, essa terapia integra diversas técnicas que fornecem ao paciente as habilidades necessárias para superar suas dificuldades.
Essas técnicas ajudam o paciente a modificar o seu comportamento e os seus sentimentos por meio da alteração das suas crenças: as ideias e percepções que considera verdadeiras, mas que não estão de acordo com a realidade.
Isso acontece porque a Terapia Cognitivo Comportamental considera que a origem dos comportamentos está na forma de pensar.
Portanto, ao identificar a causa do comportamento incômodo, é possível aprender novas formas de interpretar essa experiência.
A Terapia Cognitivo Comportamental utiliza-se de técnicas para auxiliar o paciente a alcançar os objetivos desejados.

Então, quais os benefícios da Terapia Cognitivo Comportamental para o paciente?


O terapeuta cognitivo comportamental trabalha em conjunto com o paciente, aplicando e ensinando uma série de técnicas para que a pessoa possa sentir-se melhor, ao mesmo tempo em que adquire autoconhecimento.
Os psicólogos cognitivo comportamentais realizam periodicamente estudos científicos para comprovar a eficácia de suas ações.
Devido ao índice de sucesso desses estudos e, principalmente, da melhora de muitas pessoas com o tratamento, é cada vez maior o número de profissionais de saúde que indicam pessoas para esta abordagem.
Hoje, selecionamos alguns dos principais benefícios da Terapia Cognitivo Comportamental. Vamos aprofundá-los.

#1. Comprovada cientificamente

Terapia Cognitivo Comportamental é um dos tipos de terapia mais famosas e mais embasados por evidências científicas.
O grande nome do TCC é o Dr. Aaron Beck. O psicanalista e professor de psiquiatria da Universidade da Pennsylvania, juntamente com seus colaboradores, conduziu estudos importantes acerca dessa linha de pesquisa e desenvolveu esse sistema de psicoterapia.
A base teórica formulada por Beck e as subsequentes práticas clínicas mostraram que a terapia cognitivo-comportamental “é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, com ou sem medicação, em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos”.Foi justamente essa conclusão que o estudo realizado pelo psiquiatra brasileiro Paulo Knapp, publicado pela Revista Brasileira de Psiquiatria, em 2008 concluiu.

#2. Promove o autoconhecimento

Um dos benefícios da terapia é dar ao paciente a capacidade de compreender melhor a si mesmo, bem como seus valores e objetivos pessoais.
A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos.
No tratamento terapêutico, o autoconhecimento é estimulado na identificação de falhas contínuas na vida da pessoa.
Desse modo, ela fica mais preparada para lidar com ideias negativas e emoções adversas. O autoconhecimento ainda promove o fortalecimento da autoestima.

#3. Modifica o raciocínio e comportamento do paciente

A função do terapeuta é conduzir o paciente a uma verdadeira jornada de transformação de pensamento frente aos problemas e às emoções que eles surtem.
A Terapia Cognitivo Comportamental inicialmente, objetiva devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, através da intervenção sobre as suas cognições, a fim de promover mudanças nas emoções e comportamentos que as acompanham.
Ao longo do processo terapêutico, no entanto, atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente a fim de promover sua reestruturação.
Em paralelo à reestruturação cognitiva, o terapeuta cognitivo utiliza ainda uma abordagem de resolução de problemas.

#4. Ajuda a encontrar motivação

A motivação funciona como um impulso para atingir uma finalidade.
Parte sempre de dentro da pessoa e, sem ela, torna-se extremamente difícil conquistar um objetivo pessoal ou profissional.
A falta de motivação pode estar relacionada à depressão, dentre outros problemas.
O suporte profissional em uma terapia ajuda a levar à tona o que origina a falta de motivação do paciente.
Uma pessoa desmotivada tem problemas recorrentes na sua vida pessoal e profissional, já que se sente inibida a executar certas ações. Por meio de tratamento, pode-se ajudar o paciente a impulsionar seus próprios motivos.

#5. É objetiva

A Terapia Cognitivo Comportamental é focada em encontrar soluções para os problemas, já que visa a transformação do pensamento paralisante.
Assim, o método cognitivo é mais objetivo e, dependendo do caso, pode ser de curto prazo.
Em problemas mais pontuais e mais simples, assim que a abordagem surtir efeito, o paciente pode ou não manter o acompanhamento psicológico.
Tudo vai depender do problema que possui e da indicação médica.

#6. Melhora os relacionamentos interpessoais

Para ter uma vida plena e satisfatória é muito importante saber se relacionar bem com o próximo.
As relações interpessoais fazem parte do cotidiano do ser humano e podem ser observadas em interações do dia a dia, como as estabelecidas no ambiente de trabalho com colegas, em casa com a família ou no contato com amigos.
A terapia promove o desenvolvimento de habilidades sociais com o intuito de melhorar os relacionamentos interpessoais.
O tratamento é útil para os que têm dificuldades em se relacionar com outras pessoas, o que consequentemente evita o isolamento social.
O tratamento terapêutico .
A terapia tem grande importância pelo fato de oferecer à pessoa um novo olhar sobre uma preocupação recorrente dela, de modo a guiá-la para uma solução.

#7. Trata de pequenos problemas a distúrbios graves

A abordagem cognitivo comportamental é indicada para tratar depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade generalizada, transtornos alimentares, estresse e traumas.
Além disso, os estudos do Dr. Beck também colocaram a terapia em prática nos casos de síndrome do pânico, transtornos da personalidade, abuso de substâncias, problemas interpessoais, raiva, esquizofrenia, transtorno bipolar.

Agora que você já conhece os principais benefícios da Terapia Cognitivo Comportamental, está pronto para usá-la a favor de seus pacientes

O terapeuta cognitivo comportamental trabalha em conjunto com o cliente, aplicando e ensinando uma série de técnicas para que a pessoa possa sentir-se melhor, ao mesmo tempo em que adquire autoconhecimento.
Os psicólogos realizam periodicamente estudos científicos para comprovar a eficácia de suas ações.
Devido ao índice de sucesso desses estudos e, principalmente, da melhora de muitas pessoas com o tratamento, é cada vez maior o número de profissionais de saúde que indicam pessoas para esta abordagem.
Existem, inclusive, vários relatos de pessoas que já utilizaram outras formas de terapia, mas que, somente com a TCC, conseguiram sucesso em relação às suas dificuldades.
Diante dos benefícios da Terapia Cognitivo Comportamental, você já sabe que essa pode ser a melhor alternativa para o tratamento de seus pacientes.
Se você tem alguma dúvida sobre os benefícios da Terapia Cognitivo Comportamental, compartilhe conosco no campo de comentários.